Esta família de Porto Alegre foi arruinada pelo vício

CLIQUE AQUI para ler entrevista do editor com o ex-secretário da Saúde, Osmar Terra. Durante uma hora, Terra desfia argumentos irrespondíveis sobre o desmonte que a droga produz sobre o cérebro das pessoas e sobre as relações interpessoais.

A reportagem a seguir é do jornal Zero Hoira deste domingo. Quem assina é Letícia Costa. FHC, o presidente Mujica, o governador Tarso Genro e todos os que defendem a liberação da maconha, precisam conhecer esta história terrível, ocorrida em dezembro em Porto Alegre. Ela não é exceção. Milhares de famílias gaúchas sofrem da mesma forma, tudo porque governo e sociedade não dão combate duríssimo aos viciados e aos traficantes. As famílias destruídas estão aí, mas FHC, Mujica e Tarso, não são capazes de dar bons exemplos de pessoas beneficiadas pelo uso das drogas. A reportagemn é de Letícia Costa:

Eram 21h de sexta-feira, 30 de outubro de 2009, quando Daniel da Silva Blanco (foto ao lado) chegou em casa na Rua Urussanga, bairro Guarujá, zona sul de Porto Alegre.

Viciado em cocaína, o jovem de 29 anos olhou para a avó, que assistia à televisão, e ordenou, antes de se trancar no quarto:

– Linda (a avó), resolve lá pra mim!

. Resignada, Linda Alsira da Silva Blanco, 69 anos, sabia o que tinha de ser feito. Desde que Daniel tornara-se dependente químico, era a aposentada quem sustentava o vício do neto. Mas naquela noite a conversa com o taxista que chegara para cobrar a droga fora diferente. Linda não tinha R$ 80 para pagar – e morreu no colo de uma filha, com um corte profundo na cabeça, após conversar com o motorista.

. A morte de Linda era tratada como um acidente, mas, em outubro passado, a telefonista Márcia Rosane Blanco de Moraes, filha de Linda, contou o que sabia ao delegado Lauro Santos, da 10ª Delegacia da Polícia Civil:

– Ela foi morta pelo taxista.

.A tragédia vivenciada pelos Blanco expõe o drama de dependentes químicos e de seus familiares.

(...)

Ao reabrir o caso, Santos solicitou à Justiça a autorização para um mandado de busca e apreensão da arma e de prisão temporária – que não foram deferidos pela Justiça.

Na quinta-feira, 26 de dezembro, o homem se apresentou à polícia, e negou a agressão.

(....)


Depois da morte de Linda, Daniel foi mandado embora pela tia. Perambulou entre residências de parentes. Em 22 de janeiro de 2010, foi de táxi na casa de familiares e de alguns vizinhos na tentativa de conseguir dinheiro emprestado para pagar mais uma “corrida”. Na última chance, recorreu ao endereço onde um tio trabalhava, na Rua Vigário José Ignacio. Na portaria, o taxista esperava o dinheiro, mas o parente do dependente químico estava de férias. Sem encontrar uma solução, Daniel pôs fim à própria vida.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem e também a entrevista da psicóloga Fátima Padim, intitulada “A dependência química é uma doença crônica"

18 comentários:

Anônimo disse...

Por extenção, a culpa é dos EUA, lá tem alguns Estados que liberam a maconha.

PS: A Manconha não está liberada no Brasil, embora seu maior defensor, o ex-presidente FHC, do PSDB, da Yeda, do aécio, do Alkmin, do Serra,do Richa esteja trabalhando forte a favor.

jaco do morro belo disse...

Como nessa terra tudo vira em negociata, até o FHC depois de ser avacalhado pelo Lulla e sua turma, hoje é um grande aliado dele.
Não existe outra explicação senão a venda de sua identidade para a corja petista. Assim fica díficel acreditar no PSDB como oposição a corja vermelha.

Anônimo disse...

políticos que apoiam a liberação da maconha não passam de populistas. logo Lula estara nesta...

Anônimo disse...

Os petralhas sempre colocam o PSDB no meio, são incapazes mentais de fazer uma análise crítica de uma situação, como o das 11:05.
Só pensam em eleições e poder, logo em cargos e $$$ !
E o Tarso petralhão, não é favor ?

Medeiros Braga disse...

Medeiros Braga

Nunca consumi drogas, não sou a seu favor e não tenho qualquer simpatia por quem o faça.

Mas, uma coisa chama a atenção: por que alguns países que vêm regulamentando o seu uso têm conseguido bons resultados, ao contrário dos que punem?

Se é verdade o que tem sido divulgado, tem sido reduzido o número de dependentes, traficantes, volume de droga, crimes e de presídios que se tornam ociosos.

Anônimo disse...

Muito pior que o vício é essa violência que gira em torno da droga exatamente pela ilegalidade dela. Tu já parou pra pensar, editor e também os demais leitores que são contra a legalização, de como seria o mundo em que vivemos caso o álcool também fosse proibido? Os EUA até que tentaram mas voltaram atrás rapidinho após constatarem a burrada que tinham feito com a Lei Seca. E, quanto ao vício e ao suicídio, são questões inerentes a natureza humana, isso não deve fazer parte de política governamental. Existem os fracos e problemáticos e os fortes e equilibrados assim como os burros e inteligentes, gordos e magros, baixos e altos, etc.

Anônimo disse...

SE QUEREM RESOLVER O PROBLEMA DAS DROGAS, REFAÇAM UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, CRIANDO UM ARTIGO ONDE O TRAFICANTE SEJA ENFORCADO EM PRAÇA PUBLICA OU PERPÉTUA. COM CERTEZA VÃO PENSAR DUAS VEZES ANTES DE ENTRAR PARA O TRAFICO. MAS FAZENDO NOVA CONSTITUIÇÃO.




EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Esse depoimento mostra que tem muitos taxistas envolvidos com tráfico.
E depois quando algum taxista é assassinado, seus colegas dizem que foi simplesmente um assalto, mas nunca admitem que existem "acertos de contas de tráfico".

NEWTON disse...

Se a droga estivesse liberada, sob o controle estatal, esta vitima estaria "negociando" com uma instituição do estado, que certamente teria ferramentas para lidar com esta situação, e não com um monstro assassino traficante,no caso travestido de taxista.

Anônimo disse...

Em pais que proibe, A DROGA faz vitimas mortais;

Em pais que libera, A DROGA faz vitimas incéfalas.

As DROGAS nunca irão trazer benefícios para a humanidade, o resto é conversa de quem já é viciado, tem parente viciado ou quer ser viciado.




Anônimo disse...

Por quê será que nos países como a China,Malásia e países Árabes o tráfico é quase inexistente heim?Será que é por que nesses países o tráfico é punido com pena de Morte,Prisão Perpétua,Trabalhos forçados etc...?Como diz o ditado: "Quem tem cobre,tem medo".Aliás, como ficou o caso daquele carioca que levava cocaína na prancha e que foi preso na Malásia?

Anônimo disse...

Só gostei do final da estória. Se todos viciados fizessem o mesmo, poupariam transtornos p/ tanta gente! Esse governo ainda irá criar o "bolsa viciado". Não duvidem.

Anônimo disse...

O bolsa família já está se esgotando como fonte de manipulação eleitoral. Agora teremos o bolsa maconha, o bolsa cachaça, o bolsa cocaína......

Aquiles disse...

Eduardo Menezes esta coma razão.

Matem todos os traficantes e em pouquíssimo tempo os demais crimes irão cair vertiginosamente.

Anônimo disse...

Falar sempre é fácil. Difícel é fazer.
Não cabe liberar as drogas.
O governo gasta tanto dinheiro em publicidade enganosa da falsa beleza de seu governo, mas não gasta um tostão em prevenção ao uso de drogas. A segurança está cada vez mais sucateada. Os recursos para a PF são decrescentes.
Certamente não acabaremos com o uso de drogas pois sempre haverá consumidores, mas um combate mais eficiente e uma justiça mais energica poderão reduzir significativamente o problema. Sem coitadismo. O viciado não é um coitado. Aliás não existem coitados. O dia que acabarbos com o coitadismo no Brasil já teremos meio caminho andado para resolver os problemas. Brasil. País dos coitados.

manrel disse...

Os americanos proibiram o álcool, estabeleceram a Lei Seca e produziram um Al Capone, liberaram! Os americanos proibiram o cânhamo, para que as fibras têxteis não concorressem com as recém-descobertas fibras sintéticas, e criaram um gigantesco mercado para os traficantes de drogas. E agora de olho nas cifras bilionárias atingidas pelo mesmo mercado, estão liberando, primeiramente a maconha, de olho na arrecadação! É mera hipocrisia o discurso moralista sobre a proibição das drogas enquanto o álcool e o tabaco, grandes geradores de IPI, conduzem tantos usuários ao fundo do mesmo poço. Países que punem com a morte usuários e traficantes geralmente também coíbem o consumo do álcool, estão longe de representarem modelos de liberdades individuais e de democracia, antes, bem o contrário. Legalizar, controlar, arrecadar e investir em prevenção, educação e amparo dos jovens essa imensa fortuna, que atualmente só beneficia traficantes de armas e drogas e a corrupção dos agentes de repressão, talvez seja mesmo um caminho para tentar matar dois coelhos com uma cajadada só!

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:Cuba tem traficante e consumidores de maconha?

Anônimo disse...

TAXISTA. HONRADA PROFISSÃO CLINICA GERAL...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/