A partir de uma entrevista do Subsecretário da Fazenda do
Estado, hoje pela manhã na R. Gaucha, fui consultar o IPVA de meu carro. Fiquei surpreso com o quê encontrei. Realmente há o desconto propalado, mas – sempre há um
MAS - fui observar as taxas de licenciamento. É de
pasmar. É o famoso dar com uma mão e tirar, muitas vezes mais, com
a outra. Os veículos que pagam IPVA, assim como os isentos, têm
que recolher “taxas de licenciamento”, um dos meios pelo qual o DETRAN se
sustenta. É de pasmar.
Essas taxas, no licenciamento de 2013 tiveram uma majoração
de 6,55%. Para o licenciamento de 2014, agora apresentado, a mesma
taxa foi aumentada na cifra de 50,18% - exatamente CINQUENTA VÍRGULA DEZOITO
PORCENTO. Como o estado, conforme o mesmo secretário na entrevista,
tem uma frota de 5,6 milhões de veículos, isto significa que a autarquia arrecadará R$ 344 milhões (TREZENTOS E QUARENTA E QUATRO MILHÕES DE REAIS), independente do veículo ser
tributado ou esteja isento. Que razão o governo alegaria para justificar essa
barbaridade? Afinal das contas, onde está a vontade política
propalada pela ex-secretária Stela Farias, ao tempo da CPI do DETRAN, quando a
deputada esbravejava que o governo deveria diminuir TODAS as cobranças do
departamento por se tratarem de valores absurdos? Os valores, quantitativos e índices não são
ilação. foram extraídos de entrevista e constatação no sitio do
DETRAN.
Cesar Siebert, Porto Alegre.
8 comentários:
Não consigo entender o que pensa esse governo estadual (PT), nunca votei e nem votarei e PT, mas vejamos: pregaram a vida toda a favor dos pobres, que o pobre deve ter sua valorização econômica. Com taxas assim, ele pensa que está ajudando o povo? Se o Estado está falido, é por que o correlegionário dele fez uma péssima administração também. E pensar que processaram a Yeda...
e aí petralhas? Beleza?
Com apalavra o núcleo de defesa do consumidor do MP!
Esse é o governo, conta outra. Até os fusquinhas e brasilia velhas, que não pagam IPVA, mas pagam obrigatoriamente a taxa de licenciamento. Se quiserem rodar, terão que dar um jeito de arrumar dinheiro. Viu aí Sgarbi e mário rangel, como o teu partido só pensa no povão...teu pedreiro se chegar de brasilia ou fusca tá ralado. Sem condições de sustentar os carrinhos velhos.
Por que motivo tu achas que criaram o tal CNH Social? Para que uns paguem e outros não. Assim governa o PT, o desgoverno dos privilégios.
A TAXA, uma das espécies do tributo, tem como princípio a sua contrapartida direta, diferentemente do IMPOSTO, que paga desde a aquisição de lápis, papel, clips, investimentos em infraestrutura e folha de pessoal.
As receitas do DETRAN-RS estão além dos serviços efetivamente prestados. O resultado positivo entre as contas de receitas e de despesas compõem o chamado superávit financeiro, que vai para o Caixa do Tesouro Estadual. São centenas de milhões!!!
Paradoxo: essa autarquia, que tem como mister gerenciar o sistema de trânsito, é a segunda maior entidade da administração indireta em termos de reforço para as 'burras' do erário estadual. Só perde para o BANRISUL, sociedade de economia mista, de fins e de exploração econômica, logo, busca o LUCRO!
Não é à toa que a CNH é tão cara!
O DETRAN É UM INFERNO.
COMO DIZIA A FINADA VOVÓ: ELLES NÃO DÃO PONTO SEM NÓ!!!!
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