Opinião - IPVA caiu, sim, mas as taxas do Detran subiram 50,2%

A partir de uma entrevista do Subsecretário da Fazenda do Estado, hoje pela manhã na R. Gaucha, fui consultar o IPVA de meu carro. Fiquei surpreso com o quê encontrei. Realmente há o desconto propalado, mas – sempre há um MAS -  fui observar as taxas de licenciamento.   É de pasmar.   É o famoso dar com uma mão e tirar, muitas vezes mais, com a outra. Os veículos que pagam IPVA, assim como os isentos, têm que recolher “taxas de licenciamento”, um dos meios pelo qual o DETRAN se sustenta. É de pasmar.
Essas taxas, no licenciamento de 2013 tiveram uma majoração de 6,55%. Para o licenciamento de 2014, agora apresentado, a mesma taxa foi aumentada na cifra de 50,18% - exatamente CINQUENTA VÍRGULA DEZOITO PORCENTO. Como o estado, conforme o mesmo secretário na entrevista, tem uma frota de 5,6 milhões de  veículos, isto significa que a autarquia arrecadará R$ 344 milhões  (TREZENTOS E QUARENTA E QUATRO MILHÕES DE REAIS), independente do veículo ser tributado ou esteja isento. Que razão o governo alegaria para justificar essa barbaridade?   Afinal das contas,  onde está a vontade política propalada pela ex-secretária Stela Farias, ao tempo da CPI do DETRAN, quando a deputada esbravejava que o governo deveria diminuir TODAS as cobranças do departamento por se tratarem de valores absurdos? Os valores, quantitativos e índices não são ilação.   foram extraídos de entrevista e constatação no sitio do DETRAN.

Cesar Siebert, Porto Alegre. 

8 comentários:

Alex Sandro Theves disse...

Não consigo entender o que pensa esse governo estadual (PT), nunca votei e nem votarei e PT, mas vejamos: pregaram a vida toda a favor dos pobres, que o pobre deve ter sua valorização econômica. Com taxas assim, ele pensa que está ajudando o povo? Se o Estado está falido, é por que o correlegionário dele fez uma péssima administração também. E pensar que processaram a Yeda...

Anônimo disse...

e aí petralhas? Beleza?

Anônimo disse...

Com apalavra o núcleo de defesa do consumidor do MP!

Anônimo disse...

Esse é o governo, conta outra. Até os fusquinhas e brasilia velhas, que não pagam IPVA, mas pagam obrigatoriamente a taxa de licenciamento. Se quiserem rodar, terão que dar um jeito de arrumar dinheiro. Viu aí Sgarbi e mário rangel, como o teu partido só pensa no povão...teu pedreiro se chegar de brasilia ou fusca tá ralado. Sem condições de sustentar os carrinhos velhos.

Anônimo disse...

Por que motivo tu achas que criaram o tal CNH Social? Para que uns paguem e outros não. Assim governa o PT, o desgoverno dos privilégios.

Anônimo disse...

A TAXA, uma das espécies do tributo, tem como princípio a sua contrapartida direta, diferentemente do IMPOSTO, que paga desde a aquisição de lápis, papel, clips, investimentos em infraestrutura e folha de pessoal.
As receitas do DETRAN-RS estão além dos serviços efetivamente prestados. O resultado positivo entre as contas de receitas e de despesas compõem o chamado superávit financeiro, que vai para o Caixa do Tesouro Estadual. São centenas de milhões!!!
Paradoxo: essa autarquia, que tem como mister gerenciar o sistema de trânsito, é a segunda maior entidade da administração indireta em termos de reforço para as 'burras' do erário estadual. Só perde para o BANRISUL, sociedade de economia mista, de fins e de exploração econômica, logo, busca o LUCRO!
Não é à toa que a CNH é tão cara!

Anônimo disse...

O DETRAN É UM INFERNO.

Anônimo disse...

COMO DIZIA A FINADA VOVÓ: ELLES NÃO DÃO PONTO SEM NÓ!!!!

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