Triticultores gaúchos revoltam-se com isenção de impostos para importação de trigo do Mercosul

É de revolta o clima existente no agro gaúcho diante da decisão do governo federal de que resolveu editar isenção da Tarifa Externa Comum para a importação de trigo. É que o RS produz trigo para si mesmo e para venda ao restante do País. Nesta safra de inverno, a colheita rendeu 2,7 milhões de tonelada - e os preços estão bons.

. A TAC forçará os preços para baixo e desestimulará o plantio do inverno do ano que vem. O setor quer compensações e vai apelar ao governo por redução do ICMS na venda interestadual de trigo gaúcho. 

. A TAC de 10% vigia para o Mercosul, mas desde abril vinha sendo levantada para permitir importações e com isto regular o abastecimento de trigo no País. O Brasil consome 11 milhões de toneladas de grãos e produz apenas metade disto.

Um comentário:

Gil Rikardo disse...

Realmente, de fato, com certeza, até que enfim, ufa! O caso do trigo e a Argentina é uma incógnita para o comum brasileiro (aí incluo-me), pois dependemos há mais de século da produção e vontade Argentina em nos fornecer tal grão, e quando nós gaúchos voltamos a investir e assim concorrer com a importação, somos brindados com a medida que só vem a reforçar o mistério "trigal" que o governo não explica!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/