Editorial, O Estadão - Mordaça reforçada

As informações a seguir são do editorial desta sexta do Estadão. O jornal conta de que forma o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Dácio Vieira, pela segunda vez, impõe pesada punição contra ele, beneficiando os interesses do senador José Sarney. O controle que o atual governo exerce sobre o Executivo e o Legislativo, parece transpor os umbrais do Judiciário, pelo menos no quesito liberdade de imprensa. O título do editorial, "Mordaça Reforçada", tem o sentido exato de revelar que a imprensa brasileira está sendo amordaçada. Leia tudo:

A coincidência dificilmente poderia ser mais amarga. Na quarta-feira foi sepultado em São Paulo o corpo do jornalista Ruy Mesquita, o diretor do Estado que fez história pelo destemor de seu combate pela liberdade de imprensa nos anos de chumbo da ditadura militar. No mesmo dia, em Brasília, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) enterrou as esperanças de que afinal invalidaria, como tudo levava a crer, a decisão liberticida tomada há praticamente quatro anos pelo desembargador e atual presidente da Corte, Dácio Vieira. No que decerto foi o golpe mais virulento já desferido desde o restabelecimento da democracia no País contra o direito da sociedade de ser informada dos atos de figuras públicas que firam o interesse coletivo, em julho de 2009 Vieira proibiu este jornal de divulgar as evidências colhidas pela Polícia Federal, no curso da Operação Boi Barrica (depois denominada Faktor), de ilícitos cometidos pelo grupo empresarial de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado à época, José Sarney.

No mês anterior, o Estado revelara a existência de mais de 300 atos secretos no Senado. O escândalo atingiu em cheio o mais longevo coronel da política brasileira. O clã que ele encabeça manda e desmanda no Maranhão há meio século. Os seus tentáculos alcançam outros Estados da região, entre eles o Amapá, para onde o oligarca transferiu o seu domicílio eleitoral.

CLIQUE AQUI para ler todo o editorial. 

3 comentários:

Unknown disse...

Qual e o problema? O jornalão do finado Ruy, um democrata na plenitude, VIVEU por duas decadas LAMBENDO CUTURNO DE MILICO GOLPISTA. E não me recordo que o democrata Dr Ruy, ícone dos jornaleiros democratas, reclamando a época. Ate porque a família do Dr Ruy, como aquela outra que comanda a Folha, os Frias, brincavam de angariadores de recursos para a OBAN, simulacro de organização criminosa, que atuava a época do golpe militar.

Anônimo disse...

Isto e muito mais começou com Getulio Vargas, criador deste sistema eleitoral "desproporcional" e piorado pelos militares, mantido na CF/1988.

Enquanto não se corrigir o desequilibrio entre as regiões do Brasil isto continuará e piorará. Observa-se ainda que os novos politicos nortistas e nordestinos são sabedores de seus poderes maiores em relação ao resto do País.

Anônimo disse...

O Brasil está apodrecendo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/