Começou a votação para prefeitos em Novo Hamburgo e Eugênio de Castro, RS. M ais seis municípios brasileiros também terão eleições.

Neste domingo, os eleitores de nove municípios, em quatro Estados, voltam às urnas para eleger os prefeitos e vice-prefeitos das seguintes cidades: Eugênio de Castro e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Sidrolândia e Bonito, no Mato Grosso do Sul; Camamu, na Bahia; e Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará, em Santa Catarina. Esses municípios ainda estão sendo governados interinamente pelos presidentes das câmaras de vereadores. Nessas cidades, as eleições foram anuladas porque os candidatos que concorreram, em 2012, com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, os votos recebidos por eles foram anulados pela Justiça Eleitoral, ficando os candidatos impedidos de serem diplomados e empossados. As eleições deste domingo (3) ocorrem das 8h às 17h, no horário local de cada cidade

As novas eleições em Novo Hamburgo e Eugênio de Castro foram marcadas porque os candidatos vencedores das eleições regulares, em outubro de 2012, tiveram o registro de candidatura (Tarcísio Zimmermann, em Novo Hamburgo) ou o diploma (Roberto Bruinsma, em Eugênio de Castro) cassados pela Justiça Eleitoral. 

Em Eugênio de Castro, a eleição contará com 2.587 eleitores, distribuídos em nove locais de votação. Em Novo Hamburgo, serão 177.240 eleitores, em 58 locais de votação. Nos dois pleitos, cerca de dois mil mesários irão trabalhar. Serão utilizadas, aproximadamente, 550 urnas eletrônicas.

NOVO HAMBURGO - Em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, concorrerão ao cargo de prefeito José Luiz Lauermann (PT), com o vice Roque Serpa, e Paulo Roberto Kopschina (PMDB), tendo como vice Lorena Mayer. Em 30 de agosto de 2012, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) indeferiu o pedido de registro de candidatura do então prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT). Os juízes do tribunal regional entenderam que a condenação sofrida pelo político em 2004, pela participação irregular em um evento de inauguração de um Centro de Atenção Socioeducativo da Fase, ainda estava em vigor no momento do registro de sua candidatura. O ex-prefeito recorreu ao TSE, mas a decisão do TRE-RS foi mantida.

EUGENIO DE CASTRO - Um dos candidatos a prefeito é Horst Daltro Steglich (PSDB), com o candidato a vice José Fernando Machado. Seu oponente será Sirlei Maria Reginaldo (PP), tendo como vice Rogério Augusto da Rocha.No caso desse município, na região noroeste do Rio Grande do Sul, em primeira instância, os registros da chapa composta por Bruinsma e Zweigle e do vereador Teixeira foram cassados. Os três políticos também ficaram inelegíveis por oito anos. Bruinsma recebeu, ainda, multa de 50 mil Ufirs, e Teixeira, multa de R$ 25 mil. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/