Sérgius diz que não disse o que ZH disse que ele disse contra Yoani

- O jornal Zero Hora, RBS, como todos os grandes diários brasileiros, resolveu repercutir o noticiário sobre a viagem da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil. Acabou cometendo uma barriga, que no jargão jornalístico é aquele erro monumental que inviabiliza todo o texto. O atingido foi o ex-secretário da Cultura, Sérgius Gonzaga, que protestou através da elegante manifestação que vai reproduzida a seguir. Sérgius teria criticado a blogueira, quando na verdade ele critica é a ditadura cubana. É possível que tenha ocorrido apenas um "engano", mas se tratando de Zero Hora, não vale a pena acreditar muito nisto.Eis o desmentido feito pelo ex-secretário de Fogaça e Fortunati:

Fui surpreendido neste sábado por um erro de Zero Hora, atribuindo-me impropriamente um comentário a respeito da blogueira cubana. Nunca escrevi aquilo. Na verdade, postei um texto em que manifestava minha decepção (já longínqua) com a Revolução Cubana (na qual, como muitos de minha geração, acreditei fervorosamente). Cuba hoje estertora e o homem novo do socialismo, proclamado de forma idealista por Guevara, oferece prostitutas aos turistas no Malecón, na Habana Vieja e em todas as partes da cidade. 
Como disse Octavio Paz, as utopias políticas do século XX converteram-se em campos de concentração. É uma tragédia histórica, mas estava incrivelmente prevista em dois notáveis romances publicados no ano de 1962, O século das Luzes, de Carpentier, e A morte de Artêmio Cruz, de Carlos Fuentes. São romances sobre o fracasso das revoluções e a traição de seus princípios. 

Quanto à blogueira, é óbvio que ela tem o direito de falar e pedir democracia em seu país...

ILUSTRAÇÃO - A foto ao lado é de capa da Veja desta semana.

6 comentários:

Anônimo disse...

Cuba era pra ser uma Costa Rica; democrática e desenvolvida...

ai caiu nas mãos dos irmãos assassinos e eh o hoje o que se conhece, aquele atraso monumental...

e nao faltam idiotas que querem dar ao Brasil o mesmo destino....

Anônimo disse...

ZH CADA VEZ DECEPCIONA MAIS.
Erros tão grosseiros não tem a natureza de serem por um simples descuido. Há algo mais por trás disto.
Aliás a presença da blogueira no Brasil desnuda perante o povo brasileiro as reais intenções dos governantes de plantão.
Ainda bem que não está tudo dominado.
Ultimamente aqui em casa a ZH só serve para o cachorro cagar em cima.

Anônimo disse...

A blogueira incomoda os que querem o contrôle da mídia. Adivinhem o que aconteceria se o pt já estivesse controlando a internet?

Anônimo disse...

O que mais temo é que todos esses fatos, inclusive o tratamento oficial contra alguém que pregra a democracia em seu país, não tem a visão correta do cidadão comum em nosso país. São sinais terríveis de ameaça concreta a nossa frágil democracia, que vai seguindo rumo a partido único. Em breve, quem votar na oposição será visto como criminoso e contra esses candidatos serão formados dossies acusatórios da mais alta "credibilidade". Para onde vais, Brasil?

Anônimo disse...

Na verdade parece que ele falou alguma coisa.

Agora está se justificando,os para agradar os elementos sanguinolentos.

Anônimo disse...

Pior é na minha casa que a ZH já chega cagada!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/