Floripa, 480 mil habitantes, instala 122 radares da gaúcha Eliseu Kopp

A empresa vencedora da licitação é a gaúcha Eliseu Kopp, que no RS tem sido vítima até mesmo de chantagens em vários casos de disputas no Estadoi. Ela receberá R$192 mil mensais nos próximos quatro anos para manter a estrutura de fiscalização. Todos os custos de instalação estão embutidos no valor pago pela prefeitura para a empresa contratada. O trânsito de Florianópolis, 480 mil habitantes, não é caótico, mas os motoristas parecem participar permanentemente de corridas de alta velocidade, desrespeitando completamente as placas que limitam a velocidade em 80 kms ou 60 kms, superiores aos limites vigentes em Porto Alegre. Em avenidas como a Beira-Mar, a velocidade máxima permitida é de 80 kms, mas ninguém trafega a menos de 100 kms ou 120 kms por hora. A notícia a seguir é do Diário Catarinense deste sábado.

Os 122 radares de trânsito anunciados pelo IPUF começam a ser instalados na próxima quarta-feira em Florianópolis. Como prioridade, estão oito principais pontos da avenida Beira-Mar Norte.

Segundo o IPUF, não há um prazo estimado para a finalização, mas espera-se ter a maior parte terminada nos próximos 30 dias. O prazo inicial dado foi de 120 dias, contados a partir do último dia 13 de fevereiro. Os equipamentos irão verificar o avanço dos carros no sinal vermelho, o excesso de velocidade e o respeito à faixa de pedestre nos semáforos.São três etapas para a finalização da instalação. Primeiro, será feita a aferição do radares, que é uma maneira de registrar se de fato o equipamento está gravando a velocidade correta em que deveriam passar os carros. Segundo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também faz a certificação, onde deverá ser descartado qualquer problema de registro e de funcionamento. A última parte é a publicação em Diário Oficial.

Desde maio de 2011, as vias locais de Florianópolis estão sem fiscalização. A batalha judicial entre as concorrentes da licitação só terminou em dezembro, quando a empresa Eliseu Kopp finalmente ganhou a causa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é caótico????
Convido a quem escreveu, tentar se deslocar do centro de Florianópolis para qualquer extremo da ilha às 18 horas(fora da temporada). Vai sentir saudade da Ipiranga!!!

Anônimo disse...

E falando em velocidade máxima nas ruas de POA, elas chegam a beirar a extorsão. 40Km/h para entrar no túnel, quem entra a 40 lá? Só se for um retardado, ou se estiver congestionado, situação comum ultimamente. Aí é $ó colocar o radar e tá feita a farra.
Ainda há o excesso de semáforos. Em uma quadra chega a ter quatro, cada um a vinte metros do outro.
Vamos cair na realidade e apontar isso, porque parece que depois da nova ley de trânsito eles foram endeusados e ninguém fala mais nada.

Anônimo disse...

Ninguém; palavra cabalística.
Trafego 2 a 3 vezrs por semana na beira mar e nunca passo do limie de velocidade. Assim como a maioria dos meus amigos. Diria que existe sim muitos que desrspeitam as regras mas não é a maioria. Porém, se existisse apenas u que fizesse isso já deveria deve ser considerado grve. Uma vida não tem preço

Surfista Prateado disse...

Taí uma coisa que o RS e Porto Alegre, principalmente, precisam em quantidade muito maior. RADARES. Muitos deles para pegar os bandidos dos volantes que são muitos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/