Conheça o relatório técnico completo do CREA. Ele aponta os culpados pela tragédia e faz propostas de mudanças na Lei.

Foram estas as causas principais da tragédia de Santa Maria, segundo o texto final do relatório  produzido pela Comissão de Especialistas em Segurança contra Incêndio, formada pelo CREA-RS e divulgado nesta segunda-feira,  após visita técnica  e análise da documentação relativa ao local:

Leia, aqui, o relatório completo do CREA sobre a tragédia de Santa Maria. Saiba quem tem culpa em cartório.

Acesse na íntegra o Relatório. O editor chama a atenção para o modo profundo e extenso com que o CREA analisa o modo como o governo estadual foi afrouxando a legislação pertinente à emissão dos Planos de Combate e Prevenção ao Incêndio, substituídos por um sistema informatizado que se revelou frágil.

Relatório
Anexo I
Anexo II
Anexo II

Os proprietários da boate -   Entre as causas as causas determinantes da tragédia, conforme apontaram os especialistas, estiveram a falha no funcionamento dos extintores de incêndio, a dificuldade de evacuação, a deficiência nas saídas e na iluminação de emergências, a falta de um mecanismo para retirar a fumaça e a utilização de materiais inadequados, como a espuma emborrachada que queimou e liberou o gás cianeto, que intoxicou a maior parte das vítimas.

A banda – O acendimento dos sputniks em recinto fechado.

O Corpo de Bombeiros (e a legislação caótica, frouxa e omissa) - Segundo o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, o acidente deve servir para que se evoluam nas regras e legislações que garantem a segurança da população. "Para honrar a memória destas vitimas e suas famílias precisamos que o acidente sirva para que criemos uma legislação mais específica e unificada com regras claras. Propomos um trabalho conjunto Crea, Bombeiros, governos estaduais e municipais, judiciário, legislativos, universidades, entre outros, que resultem em maior rigor na fiscalização, na especificação dos materiais, na manutenção e inspeção das edificações que sirvam de ferramentas reais na segurança contra incêndio e pânico e no uso correto de nossas edificações.

Além de apontar as causas que resultaram na tragédia, a Comissão de Especialistas do CREA-RS também apontou soluções.

4 comentários:

Anônimo disse...

AINDA VAI APARECER ALGUÉM QUE IRÁ ACUSAR OS MORTOS PELA SUA MORTE.
SE OS QUE MORRERAM TIVESSEM FICADO EM CASA, NADA TERIA ACONTECIDO, NINGUÉM TERIA MORRIDO.
ESTA VERSÃO AINDA VAI APARECER DE ALGUM "SABIDO".

Hermes Vargas dos Santos disse...

Um dos integrantes da comissão "técnica" do CREA/RS é oficial do Corpo de Bombeiros ...

Hermes Vargas dos Santos disse...

O "parecer técnico" da comissão do CREA/RS não é profundo, apenas reproduz avaliações fartamente veiculadas pela imprensa nos últimos dias. Pior, não põe o dedo na ferida (bombeiros), nem abriu qualquer processo para verificar a eventual participação de profissional e empresa de engenharia nas obras de isolamento acústico da boate. A função do CREA/RS é essa, fiscalização do exercício profissional, e não trombetear politicamente opiniões de terceiros.

Hermes Vargas dos Santos disse...

O CREA/RS tem que esclarecer se houve participação de profissional ou de empresa de engenharia na reforma do teto da boate e, especialmente, quanto à colocação de substância proibida no isolamento acústico. É a sua função, o resto é conversa fiada. Colocar um oficial do Corpo de Bombeiros na comissão "técnica" é inadequado, no mínimo, afinal o Corpo de Bombeiros é um dos principais responsáveis pela tragédia!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/