Artigo, Gaudênio Torquato - Dor, folia e anomia

* Artigo, Gaudênio Torquato, O Estadão.

É verdade. Moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Daqui a pouco tem carnaval e, sob o ritmo que Jorge Ben tão bem sabe puxar, muitas negas chamadas teresas vão rebolar no sambódromo carioca para embevecimento de milhares de turistas, sob os braços abertos de um Cristo Redentor que deita suas luzes sobre a baia da Guanabara.Em outras praças, a farra carnavalesca ganhará as ruas, arrastando, em Recife, mais de um milhão de pessoas atrás do Galo da Madrugada e outros milhares na vizinha Olinda, com seus bonecos gigantes; mais embaixo da costa nordestina, o maior espetáculo momesco, o de Salvador, onde 3 milhões de foliões pularão em frenesi atrás de trios elétricos.As comportas da catarse se abrirão para acolher a alma social, particularmente a juventude, que se embala no clima lúdico. Poucos se lembrarão, no meio da fuzarca, que outra festa, ocorrida há duas semanas, tragara a vida de 236 pessoas, quase todas jovens, na segunda maior tragédia do país, a de Santa Maria, RS. (A primeira foi o incêndio de um circo em Niterói, em 1961, que deixou 503 pessoas mortas).

Eis mais uma faceta do Brasil. A imagem de uma gangorra, para retratar o estado social, é mais que apropriada. Altos e baixos se revezam ininterruptamente. Entre o sol nascente e o poente, o choro e a tristeza se recolhem para dar lugar à fruição e à catarse.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

3 comentários:

Anônimo disse...

Faz favor Gaudêncio Torquato - entre a fruição e a catarse estão a sem-vergonhice e a falta de caráter de um balaio de maus brasileiros.

Anônimo disse...

Incrível é São Gabriel: um dia depois da tragédia, no dia 28/01, o prefeito assinou decreto p/ realizar o carnaval nos dias 22,23 e 24, menos de um mês depois de enterrar OITO jovens gabrielenses. Quando decretou a festa do momo nossos jovens estavam sendo sepultados. Mas o prefeito Roque(PT) optou por festejar a mortandade. A população não gostou, vai responder nas urnas.

Anônimo disse...

As despesas que geram um carnaval é vergonhoso para um país pobre como o Brasil que não se vergonha da sua miséria! E tem invejosos que falam mal do EUA!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/