Ibope diz que PT ainda é o Partido mais querido. Mas número dos "sem Partido" já é o maior pela primeira vez no Brasil.

* Clipping Estadão

Pela primeira vez desde 1988, o número de brasileiros que se declara apartidário superou o de pessoas que afirmam ter preferência por alguma legenda política. Levantamento feito pelo Ibope, a pedido do Estado, mostra que, no final de 2012, 56% das pessoas diziam não ter nenhuma preferência partidária, contra 44% que apontavam preferência por alguma legenda. Vinte e quatro anos antes, na esteira da redemocratização, apenas 38% das pessoas declaravam não ter um partido da sua preferência - 61% apontavam um favorito.
A perda de simpatizantes ocorreu em todas as legendas. Há menos petistas, tucanos, peemedebistas, democratas e pedetistas hoje do que há cinco anos.

Os dados do Ibope mostram uma queda na popularidade do PT entre os brasileiros desde março de 2010, último ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele momento, antes de a campanha eleitoral esquentar, o partido atingiu o auge na preferência dos eleitores: 33% dos entrevistados. Em outubro de 2012, o porcentual caíra para 24%. O momento de maior desencanto com os partidos, em 2012, coincide com o julgamento do mensalão, quando 13 políticos do PT, PP, PR, PMDB e PTB foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Também naquele ano houve eleição municipal, quando aumentaram ataques e acusações entre legendas.

O PT, no entanto, ainda se mantém na liderança como o preferido do eleitorado, na frente do PMDB e do PSDB, apontados como favoritos por 6% e 5% dos entrevistados, respectivamente.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

É aquela velha história do "tá ruim , mas tá bom".

Anônimo disse...

Povo burro. Lambe as botas de quem o assalta.

Anônimo disse...

24 % dos brasileiros acreditam que a corrupção, a roubalheira, os maus hábitos são dignos de seus votos.
Temos futuro ?

Anônimo disse...

A Rede Bobo, os Jornais Folha de SP, ZH, Jornal do Brasil, a vista INVEJA o jornaleiro, digo, editor e seus seguidores sanguinolentos devem estar "desolados" depois de tanta campanha ainda conseguem perder para o PT.

Anônimo disse...

Saiu no Estadão texto de Julia Duailibi e José Roberto de Toledo com a análise de uma pesquisa do IBOPE.

“Apartidários são maioria do país pela primeira vez desde a redemocratização.”

“Pesquisa do Ibope revela que 56% dos brasileiros afirmaram no final de 2012 não possuir preferência por nenhuma legenda política- eram 38% em 1988; … ; todas as siglas perderam, mas o PT ainda lidera com 24%.”

Hoje, segundo a pesquisa feita por encomenda do Estadão, 56% não tem partido; 24% são petistas; 6% são do PMDB; e 5% do PSDB.

O ponto mais alto da preferência pelo PSDB foi no primeiro mandato de FHC, com 10%.

O ponto mais alto da preferência pelo PT foi no fim do segundo governo Lula, com 33%.

A pesquisa foi feita no meio do furacão: o fim do ano passado.

Durante um ano inteiro, o PiG (*) e seus ilustres representantes no Supremo montaram o espetáculo do mensalão na TV.

E marcaram a hora do julgamento: o Dirceu precisa arder na hora em que os paulistanos forem votar no Cerra.

O ponto culminante do auto de fé, quando o fogo chegou ao topo, foram os 18′ do jornal (sic) nacional do Gilberto Freire com “i” (**).

Ao longo de 2012 – aí incluída a eleição para prefeito, em que o Cerra tratou do Dirceu e do mensalão durante três meses, no horário eleitoral – o papel da Casa Grande foi destruir o PT, desmoralizar a política e, portanto, os partidos.

Desmoralizar o Legislativo, a casa da política.

Surpreende que 44% dos brasileiros ainda acreditem num partido político depois do braseiro de 2012.

Anônimo disse...

Hehehehe

Anônimo disse...

TODOS OS POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS E OPORTUNISTAS, NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM O BRASIL, MUITO MENOS COM O POVO.

Anônimo disse...

Coitadinho do PT né anonimo das 20:34. Como ele é perseguido. E ele é sempre inocente. De inocentes o cadeião tá cheio.

Anônimo disse...

É o reflexo de um povo pouco exigente, alienado, cujo único interesse é futebol, cerveja e uma boquinha nas tetas do estado.
Consequência disso é um país do jeito que está o Brasil:
Um caos na segurança, saúde, educação, habitação, energia, e pra completar, o monstro da inflação batendo à porta.

Anônimo disse...

Esse número de 24% ao PT é coerente, pois é mais ou menos 1\4 da população que vive às custas dos demais,se não vejamos: em torno de 15% de funcíonários públicos e familiares, 10% bolsas cabretos e o arredondamento são os empresários que nem JBS, Odebrechet, Silvio Santos entre outros que mamam nas tetas do BNDES e outras negócios com o governo. É isso que o grupo do PT chama de Governo para Todos...os 24%; os demais que se danem!

Anônimo disse...

Finalmente uma informação animadora. Brasileiros devem votar no Brasil e não em partidos A, B, OU em simpáticos, carismáticos ou seja lá que diabos for. Quando o brasileiros será maduro para saber diferenciar entre "papo furado de palanque e o que realmente é"?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/