ENTREVISTA - Acerto Brasil-Argentina garante operação da usina de Uruguaiana

Frederico Antunes, PP do RS, Uruguaiana

Abre ou não reabre a usina térmica de Uruguaiana?
É a maior térmica a gás do RS. Está parada há quatro anos, porque há quatro anos a YPF cortou o fornecimento. Agora, a mesma YPF restabelecerá o fluxo.

Voltou a ter gás?
A AES, dona da usina, contratou navios propaneiros que descarregarão gás estrangeiro no porto de Baía Blanca. Ali ele será regaseificado, disponibilizado nos tubos já existentes e que chegam a Uruguaiana.

Operação total?
Não. Serão gerados 164 MW. O acerto é para 60 dias. Neste período, as partes combinarão operação total de 630 MW e fornecimento para o Brasil no verão e para a Argentina no inverno.

Por que não entrou em operação no dia 15, conforme o combinado?
Os argentinos, conheces... criaram problemas na hora final, incluindo exigência sobre pendenga judicial anterior existente entre AES e YPF, mas isto está sendo superado neste exato momento. Acho que semana que vem a usina começará a operar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acerto entre BRASIL e ARGENTINA, ou seja, entre os governos federal dos países e não do Governo municipal de Uruguaiana do PSDB, que deve ter se arrependido amargamente de ter privatizado a água.

Alias, parece que São Borja e outros municipios deram para traz na privatização da água, não se houver falar mais nadica de nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/