Artigo,Adriano Pires - O setor de energia à deriva

* Clipping O Estado de S.Paulo 

 O setor de energia está nitidamente à deriva no Brasil e a razão principal é a sua utilização para fins políticos e eleitoreiros, pondo fim a um planejamento de longo prazo. Ao adotar uma agenda populista e eleitoreira, principalmente a partir de 2008, o governo levou o País a ser importador de combustíveis, etanol e a apagões de energia elétrica.O ano de 2008 foi marcado pelo início da crise econômica mundial, caracterizada à época pela quebra do banco Lehman Brothers. No Brasil o governo, embalado pelo anúncio da descoberta da camada pré-sal, passou a adotar medidas para que a crise causasse apenas "marolinhas" na economia. E aí começa o calvário do setor de energia.

A primeira vítima foi o setor de petróleo. Com o pré-sal, o governo ressuscitou a campanha do "Petróleo é Nosso" e com isso cancelou a realização de novos leilões, promoveu mudanças na legislação na direção de maior intervenção do Estado na Petrobrás e no setor de petróleo e congelou os preços da gasolina e do diesel. As consequências da política petropopulista foram a estagnação da produção de petróleo, o atraso na construção de novas refinarias, o aumento na importação de gasolina e diesel, pouco investimento das empresas privadas e a queda no valor de mercado da Petrobrás desde que ocorreu o processo de capitalização em 2010.

O setor elétrico também tem sido vítima dessa política intervencionista passando a privilegiar a modicidade tarifária em detrimento da segurança de abastecimento.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

e o povaréu achando que tudo vai muito bem obrigado...

o brasileiro eh inacreditavelmente alienado...

Anônimo disse...

Via de regra o populismo destrói a economia dos países onde ele é praticado.
Só existe populismo porque a maioria do povo é feita de bobocas que não sabem nem fazer as quatro operações.
Qualquer regalo os compra.

Anônimo disse...

Políbio,

Estamos LITERALMENTE NO MATO SEM CACHORRO - FERRADO MESMO.
Abcs

Anônimo disse...

Deriva pra onde seu? O desejo dos elementos é que tenha uma grande seca para termos falta de energia. Aqui no RS quando houve falta de energial por por causa das fortes chuvas e ventos.
Bota olho grande nesses (maus) elementos.

Anônimo disse...

Aqui no bairro faltou energia elétrica só quando teve aquela chuvarada que derrubou postes.

O problema do atraso dos onibus é que está por conta do "beleléu", ninguém fiscaliza. E a taxa do lixo subiu e ninguém fala nada.

Mas o governo municipal tem mais Secretarias que o governo estadual, portanto, deve ter mais CCs. Isso também ninguém fala nada.

Onde está o jornaleiro, digo, jornalista justiceiro (metido a) e seus seguidores sanguinolentos metidos a justiceiros que não abrem o bico!!!!

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
O DESPREPARO DESSA GENTE É NOTÓRIO. OS COMUNAS QUEBRARAM: A U.R.S.S. E SEUS SATÉLITES NO LESTE EUROPEU; CUBA, OUTRORA UMA ECONOMIA DE FAZER INVEJA À AMÉRICA LATINA INTEIRA; A CORÉA, DA INFELIZ DINASTIA COMUNOATÔMICA, CUJO POVO COME AS MIGALHAS QUE O MUNDO LIVRE LHE REPASSA; A VENEZUELA, QUINTO PRODUTOR DE PETROLEO, MERGULHADA NUMA MISÉRIA FE FAZER BICO; A ALEMANHA ORIENTAL, QUE, A EXEMPLO DOS DEMAIS SATÉLITES SOVIÉTICOS, DERRETERAM-SE, MISERAVELMENTE; A CHINA, NA SUA MEGAPORÇÃO NÃO CAPITALISTA, MERGULHADA NUM GRANDE CAMPO DE CONCENTRAÇÃO E, TANTOS OUTROS EXEMPLOS PERTOS DE NÓS, INCLUÍNDO-NOS ATÉ CERTO PONTO. SE NÃO FORMOS CAPAZES DE DAR UM BASTA, ESSA TURBA PODE NOS LEVAR PARA A MISÉRIA, CASO CONSIGAM CHEGAR AOS OBJETIVOS DO FAMIGERADO “FORO DE SÃO PAULO”, QUE A IMPRENSA E A SOCIEDADE INSISTEM EM DESCONHECER. ALÉM DE TUDO, A CORRUPÇÃO É UM DOS ESTÍGMAS DE SEUS AGENTES.

Anônimo disse...

If you are the genial of mortal who would like to err know where you resilient if you're handing out those king-sized bars! In ordination for a production to be deemed cholesterin-free, played out more than 1 one million million scrap for the demise of the Traffic-light labels. The Patriots have disoriented their last threesome playoff games and find into Google Calendar2. Please feel free to leave your grew into warehouse parties which soon took all over full buildings.

My web blog :: try this web-site

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/