Artigo, Miriam Leitão - PIB em queda e inflação em alta

* Clipping, O Globo. Artigo de Miriam Leitão, com o título original "Surpresas opostas"

Enquanto o crescimento desaponta para baixo, a inflação surpreende para cima. O ano terminará com PIB em torno de 1%, para um IPCA na faixa de 5,5%. Pelo quinto mês consecutivo, a inflação mensal deste ano foi maior do que a do mesmo período de 2011. As projeções indicam que o IPCA vai acelerar para 6% até março, mas depois voltará a cair.

Os alimentos subiram de preço de elevador e estão descendo de escada. As passagens aéreas aumentaram 11% em novembro. Inevitável lembrar como a desvalorização do real está batendo no custo das companhias. Os combustíveis são importados, e o dólar mais caro não ajuda.

Outros preços também surpreenderam no mês, como a energia elétrica, que subiu 1,28%, e os automóveis novos, que aumentaram mesmo com o IPI reduzido. Tudo isso fez com que a inflação viesse mais salgada do que o esperado. Os economistas previam 0,5% e deu 0,6%. Parece pouco, mas cada casa decimal conta muito quando o assunto é manter a inflação dentro da meta.

Há outro fator pressionando a alimentação: os serviços. Comer fora de casa está mais caro porque os restaurantes estão gastando mais com aluguéis e salários dos funcionários. Esse custo é repassado para o preço da refeição. No ano, a alta dos alimentos chega a 8,68%. Os serviços sobem 8,23% em 12 meses.
No acumulado do ano, os principais produtos que não pressionaram a inflação tiveram algum tipo de ajuda do governo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa é outra que enquanto o PT for governo, quanto poir para a popolação e governo melhor para ele, digo, psdb, digo, editor.

Anônimo disse...

Então, prezado Políbio - a inflação de 2.012 será de "apenas" 5,5% e o crescimento do PIB de "robusto" 1%.

Que magavilha esta equipe econômica do ministro Manteiga.

Sds

Anônimo disse...

Eu já sabia!!!
No início do ano postei comentário dizendo que o crescimento do PIB brasileiro em 2012 seria quando muito 20%.
Não deu outra!
Bastiat

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/