Metalúrgicos de Gravataí temem demissões da GM no RS e reclamam definição de política industrial para o Brasil

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí interpretou como uma medida paliativa a decisão tomada na unidade da GM de São José dos Campos (SP) para preservação dos empregos. O acerto incluiu a suspensão de contrato de 940 funcionários por cem dias. Nesse período eles receberão bolsa do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e apenas parte do salário será pago pela montadora.

. O debate sobre o futuro das vagas na montadora em São Paulo se tornou estratégico na decisão do governo de prorrogar ou não a redução no Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI). No Rio Grande do Sul, não há até o momento informações de possíveis demissões em massa.

. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, o “quebra-molas”, analisa desta forma o que deve ser feito:

- Tem que haver uma política industrial para as montadoras e para o país. Na hora do aperto, "choram as pitangas" para o poder publico. Mas quando está bem, é difícil dividir o fruto dessa riqueza com os trabalhadores.  O governo Federal tem que pensar novas regras junto com o Movimento Sindical. As empresas precisam de políticas de longo prazo. Medidas paliativas não irão resolver. Qualquer crise que acontece sempre espirra no trabalhador que acaba pagando a conta.

NESTA TERÇA-FEIRA SAIBA ONDE BEBER BEM
Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

5 comentários:

Anônimo disse...

Montadoras as queridinhas do atual governo.Já para o restante das industrias metalúrgicas, frigoríficos, calçados etc.. as demissões continuam aos milhares e os governos nada fazem.
Por um único motivo o 9 dedos e todos os companheiros trabalharam nas montadoras portanto só existe olhos para os automóveis. Pode, aqui pode tudo....

Anônimo disse...

O Brasil é o único BRIC que não tem montadora própria.

Metade do que vão gastar naquela refinaria superfaturada de recife, em "parceria" com Chaves (US$ 20 bi), daria para fazer uma eficiente fabrica brasileira.

Lembramos que LULA, o chafardana, orçou a refinaria em 2,5 Bi... mas o erro e superfaturamento encareceu-a em 9 X.

Anônimo disse...

Não entendi por que o sindicalista está reclamando de um governo cumpanhêro. Ele ajudou os caras a chegar ao poder. Te vira, malandro! Política industrial estabelecida por dirigentes petralhas? Isto não existe.

Anônimo disse...

Mas por que os sindicalistas pelegos, tão querendo uma política industrial...? Perguntem prô famigerado comunista raul pont, que disse que o estado não precisa da GM.

Anônimo disse...

Privatiza a GM que tudo vai melhorar, segundo a teoria da elite.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/