Artigo, Manuel Pastana, Procurador da República no RS - Saiba como eles nos enganam com esta farsa do julgamento do Mensalão

- Manuel Pastana é Procurador da República no RS, onde trabalha e vive. Ele é autor de duas representações recentes, uma contra Lula e outra contra Márcio Thomaz Bastos. No caso de Lula, Pastana pediu ao Procurador Geral da República que o incluísse na ação do Mensalão, incluindo-o na denúncia como o verdadeiro chefe da organização criminosa. Sobre Bastos, o Procurador do RS acionou-o em função do altíssimo valor que ele cobrava para defender Carlinhos Cachoeira, já que a origem do dinheiro seria necessariamente desonesta.
“Juízes, Polícia, Ministério Público, advogados públicos. Porque eles têm um poder de chantagear os poderes públicos. E dizem: ou você faz isso ou a gente vai criar uma tremenda encrenca.”(Trecho de entrevista do Corregedor-Geral do MPF, Eugênio Aragão, falando sobre “chantagem” para aumento de salário)

Vive-se um momento histórico com o julgamento do Mensalão. Isso todo mundo sabe. O que quase ninguém sabe é que as provas são escassas. Contra José Dirceu, apontado como o líder do esquema criminoso, não existem provas, apenas indícios e meras conjecturas. Por meio deste artigo, mostrarei, entre outras coisas - como a explicação para a declaração transcrita acima - a razão da carência de provas no processo Mensalão.Por que o então procurador-geral da República (PGR), Antonio Fernando, autor da denúncia do Mensalão, NÃO foi sequer criticado por petista algum do alto escalão, apesar de ter imputado ao PT a tentativa de perpetuação no poder, por meio de “sofisticada organização criminosa? Além disso, ele “acusou” de chefe da organização, José Dirceu, um dos expoentes do partido situacionista e amigo pessoal de Lula.

. Antonio Fernando não sofreu crítica e ainda foi reconduzido no cargo pelo ex-Presidente Lula. Será que Lula e os caciques petistas nada fizeram contra Antonio Fernando porque compreenderam que ele apenas cumpriu o seu dever legal? Quem acredita nessa hipótese, provavelmente também acredita em Papai Noel, Saci Pererê, Mula sem cabeça, duendes...Peço escusas pela ironia, mas é que a situação é muito séria e procuro amenizar para facilitar a leitura.

. Assinalo que eu não seria irresponsável de escrever sem conhecimento de causa, pois tenho um nome e um cargo a zelar (sou procurador da República e estou na ativa). Há 31 anos encontro-me no serviço público, ocupei diversos cargos, todos conquistados por concurso. Aliás, só na área jurídica, passei em seis concursos, sendo três em primeiro lugar.

CLIQUE no endereço do blog do Procurador, vá até o pé do trecho inicial do artigo e depois clique no link para ir adiante:  http://www.manoelpastana.com.br/

11 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal,

diante das circunstancias, reproduzo uma antiga frase do padre Vieira para explicar o julgamento do “mensalão” no STF e a torcida do PIG pela condenação dos réus:
“Quem não pergunta não quer saber, e quem não quer saber quer errar”.

Anônimo disse...

O texto confirma o que se sabe: o julgamento não passa de estrategema para livrar a cara dos políticos petistas ligados ao mensalão. Sairão livres e inocentados para fazerem política e recuperarem logo a fortuna que pagaram aos advogados.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Nessa história toda há algo que a mim preocupa e que infelizmente não vi, ouvi ou li em veículo algum até o momento e por isto pergunto qual a razão de julgarem esse processo especifico agora e não terem julgado pela ordem cronológica o processo que segundo ouvi e li é semelhante na sua “execução” que é o processo do hoje deputado federal por Minas Gerais, Eduardo Azeredo quando ele disputou o Senado da República e era Governador, pois segundo li Valério e outros são inclusive mineiros?

Anônimo disse...

aterrorizante!!!

a-ter-ro-ri-zan-te!

sempre achei estranhíssimo mesmo a quietude em que deixaram o Procurador que fez a denuncia, o que eh coisa não habitual no petismo...

fico imaginando as terríveis pressões que o doutor Pastana não passa...

desejo-lhe força e proteção - divina e terrena - para que continue na sua caminhada de tentar fazer desse um pais mais digno...

Surfista Prateado disse...

O procurador estadual e agora o editor DESCOBRIRAM A AMÉRICA! PARABÉNS!

Anônimo disse...

Políbio, acho incrível como isto não repercute na grande imprensa. O Procurador está na ativa e diz que tem provas, por que não é feita uma reportagem em nível nacional com este homem?
Farei minha parte e divulgarei nas redes sociais ao máximo.
abraço,
Francisco

Anônimo disse...

O tal Procurador só falta assinar sua filiação ao PSDB, o resto ele fez tudinho.

Anônimo disse...

Dr. Pastana tem credibilidade entre os bons de caráter. Li o livro dele "De Faxineiro a Procurador da República" todinho, onde ele conta todas as ameaças e perseguições que passou por pensar e agir de forma diferenciada em relação aos seus colegas bananas da Procuradoria. Vale a pena ler este livro. Ninguém irá se arrepender de lê-lo.

Airton

Anônimo disse...

O Procurador fez tanta denuncia contra o Lula que nem o Gurgel aguenta mais ele.

Anônimo disse...

Pastana escreveu a autobiografia "De Faxineiro a Procurador da República" relatando sua brilhante luta e carreira. 9Dedos no máximo pode escrever um livreto de cordel a 4 mãos e 19 dedos contando a história que começou com o menino do MAP (tentativa de estupro homossexual que ele confessadamente a uma revista tentou fazer quando esteve preso)e terminou dizendo que "num sabia de nádia!" quando sempre soube de todas as tramóias do seu mentiroso, cínico e perverso Partido de Trambiqueiros dentro do qual Mários e Daniéis lambem botas e recebem trocos para mentir deslavadamente!

Anônimo disse...

O julgamento do STF, vai legitimar e preservar para a eternidade a impunidade dos peixes graúdos do mensalão! Punição só para os "bagrinhos".
Pobre da justiça,coitada da ética, e uma "banana" para o Dr. Pastana e todos nós brasileiros sem foro legítimo nenhum para nos defendermos da sanha de poder e dinheiro desta gente!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/