Sauer, ex-homem do governo do PT, conta como Zé Dirceu, Lula e Dilma ajudaram Eike Batista na rapinagem do Pré-Sal

Em longa entrevista de 27 páginas à edição trimestral de outubro de 2011 da Revista Adusp, da Universidade de São Paulo, aos repórteres Pedro Estevam da Rocha Pomar, Thaís Carrança e Daniel Garcia, o professor Ildo Sauer, Diretor de Gás e Energia da Petrobrás entre 2003 e 2007, período que cobriu o primeiro mandato do Presidente Lula e o início do segundo, participante ativo das decisões que levaram à descoberta, em 2005-2006, das jazidas do Pré-Sal, denuncia que Eike contratou, como consultores, dois ex-Ministros do ex-governo FHC, Pedro Malan, da Fazenda, e Rodolfo Tourinho, das Minas e Energia, e um do ex-governo Lula, José Dirceu, ex-Ministro da Casa Civil, para assessorá-lo, depois que arregimentou para a sua empresa OGX o engenheiro Rodolfo Landim, um dos maiores especialistas da estatal em petróleo.

. De longe, as denúncias são devastadoras para o ex-Presidente Lula e para Dilma. Não é por menos que nenhum dos dois quis falar. Ildo Sauer foi homem de confiança de ambos - nomeados pelos dois.

. Integrante da equipe de especialistas que conduziu as pesquisas vitoriosas em 2005-2006, que culminaram com as descobertas de petróleo na camada de pré-sal, primeiro, no poço Paraty(2005), em seguida, o poço Tupi(2006), cuja estimativa de produção vai até os 80 bilhões de barris, Landim e seu colega, também, engenheiro, Paulo Mendonça, ambos, ex-integrantes da Gerência Executiva de Exploração, centro nevrálgico da Petrobrás, saíram da estatal, criaram uma empresa de consultoria e foram trabalhar para Eike, que havia sido recomendado pelo ex-Ministro Tourinho para entrar no negócio do petróleo.

. Ou seja, o empresário X, já milionário, com uma fortuna estimada em 200 milhões de dólares, deu, graças às informações que teria sido a ele repassadas por ex-Ministro e ex-especialistas da Petrobrás, tacada bilionária, para se transformar em homem de fortuna potencial de 100 bilhões de dólares, a partir de compra via leilão de poço de petróleo avaliado em 10 bilhões de barris de reservas.

. Não seria, portanto, impossível que Eike, como declarou à repórter Sônia Bridi, do Fantástico, em 2015 e 2016, venha ser o homem mais rico do mundo. Só para ter-se ideia da grandeza das reservas arrematadas por Batista, atualmente, os Estados Unidos têm 29,4 bilhões de barris, não mais que o dobro do que passa deter o empresário brasileiro. Breve.

CLIQUE AQUI para ler as 27 páginas de denúncias. Vale a pena. A mídia nãos e ocupou do assunto e nem a oposição, também acusada por Sauer.

17 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma bandalheira criada pelo trio Zé/Lula/Dilma, enquanto isso, o povão teve aumento no salário mínimo e na bolsa família.

Anônimo disse...

Isso me faz lembrar de todos os esforços que o governo FHC, e ele próprio, fez para empurrar os negócios do tal de Daniel Dantas.

Mariano da rep. de santa maria

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

Que triste,ver uma nação a merce de vândalos,PETRALHAS E TUCANALHAS.
Essa é uma das razões do sucesso dos GAÚCHOS POLITIZADOS, os opostos são iguais.

Saudações

Ricardo disse...

A verdade é que não existe oposição, são todos farinha do mesmo saco, nós, contribuintes, é que não somos agraciados com estas benesses.
Pobre Brasil, espoliado por meia dúzia de pilantras...
Jamais seremos uma nação, apenas um ajuntado de escravos e senhores feudais !

Anônimo disse...

Se está falando a verdade, não sei. Mas o fato é que se está falando é porque em algum momento não levou o dele...

Luiz Vargas disse...

O cumpanhero Mariano voltou!
Cumpanhero Mariano, nos fale mais a respeito da República de Santa Maria? É uma associação (sociedade) do tipo maçonaria ou do tipo Cosa nostra?
Quem são seus membros?

Anônimo disse...

Mariano de Sta. Maria continua em campanha politica. Muda o foco do Polibio para atacar quem deixou de governar faz oito anos.

Mariano ! Vá ver de quem é sócio o filho de Lula.

Anônimo disse...

Esse Mariano é um fantasma, que de vez em qdo aparece prá defender essa quadrilha do PT.

Anônimo disse...

O Mariano de Santa maria, não te esqueças que o advogado do Dantas é um companheiro petista, o Luis Eduardo Greenhalgh.

Não te esqueças também, que a Telemar, empresa de Dantas, contratou a GameCorp, empresa do filho do Lulla, como prestadoras de serviços.

Anônimo disse...

No Brasil não há oposição (todos farinha do mesmo saco). O "povo"é omisso e ignora o que deveria saber e por dever saber e participar! No que vai dar isso????

Anônimo disse...

Podemos entaõ interpretar que o Sr. Eike Batista deve toda sua fortuna para o povo BRASILEIRO.

Povo BRASILEIRO, eta povo rico, não ta nem se im,portando com essa migalha.

Quanto orgulho o BRASILEIRO tem em ter futuramente o homem mais RICO da terra, maravilha de brasil.

Se o Sr. Eike Batista pegou emprestado do povo BRASILEIRO ai ja é outra conversa............


ele vai devolver tudo!!!!!!!!

Anônimo disse...

A república de SM anda muito bem, tirando o governo falacioso do Cezar Schirmer (PMDB), mas como somos gente brava do interior do RS, não iremos nos entregar "prá esse home, de jeito nenhum".

Mariano da rep. de santa maria.

Anônimo disse...

Eike não estaria bancando o garoto propaganda de Lula e do PT, se não estivesse sendo escandalosamente beneficiado por eles.
Agora ele anda falando em projetos sociais que, pra mim, não passam de mais um ardil para conseguir mais fama e dinheiro.

Anônimo disse...

Ultimamente, o garoto propaganda mais bem pago do Brasil anda propagandeando, além de Lula, aquele bicho morto que ele carrega na cabeça.
Fala e repete o nome da clínica que colocou nele aquela peruca horrorosa, e que ele, convenientemente, não chama de peruca e sim de “tratamento capilar”.
Pô! Tio.
Deixa de ser ridículo e assume a calvície!

Aquiles disse...

Mariano, toma vergonha nesta cara, elemento.

Anônimo disse...

lula, dilma, dirceu e outros sao abrigados na holding "centennial asset mining", registrada no exterior. eike batista, daniel dantas, naji nahas, eliezer batista e outros sao apenas os laranjas dos varios esquemas de corrupcao que sempre vigoraram no brasil. leiam o helio fernandes para ter uma ideia.

eunice oliveira disse...

o mariano voltou????? pensei que tinha se casado com o daniel, e passado uma temporada em cuba...(tudo minúsculo, porque é de propósito)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/