Mesmo com histórico de tragédias, Brasil não investe em prevenção

A Comissão Especial de Medidas Preventivas e Saneadoras de Catástrofes Climáticas da Câmara dos Deputados concluiu relatório que aponta para um histórico de tragédias naturais no Brasil e mostra que pouco se fez para evitar a ação da natureza.

. Entre os anos de 2000 e 2010, pelo menos duas mil pessoas morreram em acidentes climáticos. Somente em 2010 foram comunicados à Secretaria Nacional de Defesa Civil ocorrências em 883 municípios. Somado ao número de mortos registrado na enxurrada de 2011 que devastou áreas de municípios da Região Serrana do Rio, o total de vítimas fatais sobe para quase três mil.

. A falta de investimentos em prevenção citada no relatório da comissão é ratificada por estudo divulgado ontem pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A pesquisa mostra uma disparidade entre as verbas aplicadas no socorro às cidades e as usadas na prevenção. Segundo a CNM, de 2006 a 2011 o governo federal gastou R$745 milhões para prevenir acidentes, contra R$6,3 bilhões no socorro.

4 comentários:

Anônimo disse...

A começar pelo nome pomposo da comissão, que além de inoperante, é omissa e irrelevante, poderíamos esperar o quê de um governo que prioriza o deleite da base aliada negociando verbas parlamentares para a satisfação de interesses puramente eleitorais ???

Anônimo disse...

Perguntem aos prefeitos do vale do Taquari o que aprendemos com as enchentes. Deixem prá lá os ineficientes que estão longe. Os municípios devem se mobilizar e estar prontos, máquinas de plantão quando as chuvas se intensificam e as cabeceiras começam a mandar água. Quero ver um prefeito da nossa região dormir no ponto com a questão das cheias do Taquari, nunca mais se elege. O caso das cheias de verão que, repentinamente assolaram Marques de Souza, são exceções. Eu estou falando do que é previsível.

Anônimo disse...

Se forem investir na prevenção não haverá dinheiro para os corruptos se locupletarem com verbas públicas. Só não vê quem não quer...

Anônimo disse...

A maior tragédia é termos políticos como esses governando o país, quando a tragédia é recente: pessoas morrem, casas alagadas, caos, eles vão ajudar, fazem comissões e mais comissões, depois vem os meses de estiagem, e se esquece tudo, inclusive se esquecem daqueles que perderam entes queridos, casas, é sempre assim, cabe a nós mudarmos isso!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/