Esta foto da revista Época mostra Dilma com 22 anos, 22 dias depois de terríveis torturas sofridas nos porões da ditadura militar

A revista ÉPOCA publica na edição desta semana uma imagem da Presidente Dilma Rousseff aos 22 anos, na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro

. A reportagem da revista conta a trajetória de Dilma, da guerrilha ao poder, baseada no livro que está sendo lançado, intitulado A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral. O livro  chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro. A foto publicada pela revista é inédita, está no livro que conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto. Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, desencavou a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos.

. A foto demonstra de que modo ficou a Presidente após 22 dias de cruéis  torturas, segundo ela mesma registrou e de acordo com o que vem sendo contado desde a época. Na foto, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro. Os militares que aparecem na fundo, cobriram os rostos para não serem identificados.

- No ano passado, o editor ajuizou ação própria no Supremo Tribunal Federal, reclamando seu direito como jornalista e como cidadão de ter acesso irrestrito a todos os inquéritos e processos envolvendo Dilma Rousseff. Os pedidos foram negados pelo STF. Os autos continuam sendo segredo de estado. Algumas fotos e poucos documentos são liberados a conta-gotas para os amigos e companheiros da Presidente, a fim de que possam elaborar o retrato edulcorado de Dilma. Os Ministros do STF e também do STM, negam-se a liberar as informações que os brasileiros não conhecem sobre sua Presidente.

21 comentários:

Anônimo disse...

e a mesma coragem para demitir o ministro fanfarrão, aonde fica?

pra quem enfrentou torturas e um tribunal militar, demitir um ministro trapalhão e boquirroto esperava-se que fosse como tirar doce da boca de criança...

no entanto, a democracia ainda parece ser estranha aos petistas...

costumam se atrapalhar no exercício da mesma...

Anônimo disse...

De fato, olhando prá foto, ella foi torturada barbaramente. Só um plástica do Pitanguy prá resolver os problemas. Olhem como ella tá toda machucada, nota-se que parece que até perdeu um olho(os de hoje devem ser de vidro)...conta outra criatura comunista, terrorista(aliás, ex-terrorista).

Anônimo disse...

Não tenho qualquer "peninha" por torturas sofridas por Dilma. Somos responsáveis por nossos atos. Ela fez o que achou que tinha de fazer: guerrilha e assaltos a bancos. Os militares cumpriram com o dever de defender o País. Os comunistas não agiriam diferente da forma como agiram os militares. Se os comunistas tivessem vencido, os presos políticos não estariam vivos e gozando de polpudas indenizações.

Anônimo disse...

Políbio,
Na verdade, chegou aonde ela queria chegar. De cabide em cabide., é hoje Presidente. Quer cabide maior que esse?
Vera Lucia

Anônimo disse...

Sinceramente, não se vê nenhum sinal aparente de tortura, principalmente após 22 dias ! Tá mal contada essa história !

Anônimo disse...

Seria interessante verificar se esta foto não é uma montagem, pois pelo consta daquele tempo, os militares interrogadores(nem sempre os mesmos torturadores) não precisavam cobrir os rostos, inclusive uma atitude totalmente alheia ao que se passa ao seu redor, parecendo que os militares estão dormindo. Outra coise estranha é que naquele periodo não era permitido tirar fotos, principalmente dentro de tribunais militares. Acho muito estranho o surgimento desta foto.

Anônimo disse...

TORTURA? SÓ PODE SER PIADA!

Bem alimentada, bem vestida,maquiada,bem penteada, sem vestigios de um arranhão,sem osso aparecendo,bem sentada, sem ninguém segurando,a cena pode ser
uma encenação.

Golberi foi um mestre,esta história poderá no futuro ser contada diferente.

Se Bolsonaro quiser pode contar.

Anônimo disse...

a búlgara se livrou da ditadura dos milicos mas não consegue se livrar da ditadura do filho do Brasil...

ele manda e desmanda nesse desgoverno...

Anônimo disse...

Eles puseram a mao no rosto para nao se espantar com a bruxa na frente deles kkkk!!
Outra coisa tem que abrir os arquivos da guerilheira sim pois para mim nem "Brasiliera Nata" ela e e tudo mentira e documentos falsificados!

Aquiles disse...

Parece ter saido do instituto de beleza, isto sim.

Não que no caso dela fosse resolver, pois beleza no caso dela seria só as custas de um milagre.

Anônimo disse...

Agora sim, se tivesse que escolher para namorar entre a Dilma e a Manuela...Dilma toda vida....rsrsrsrsrsrs
Dilma larga o Lupi, eu tmb te Amo.

Anônimo disse...

e como sempre diz o Reinaldo Azevedo, essa foto esta com uma cara de propaganda da Benetton...

ta tudo muito ajeitadinho pra se tratar de uma foto tirada espontaneamente...

tudo muito ajeitadinho...

Anônimo disse...

DILMA ! Pelo amor de Deus, fique com o anonimo das 12:58!

Nélio disse...

Torturada selvagemente por 22 dias e retirada de lá para depor em um processo na Auditoria Militar. E os militares nem pensaram que essa seria a oportunidade de o país ver as consequências físicas da sevícias que os terroristas sofriam nos cárceres… Só para complementar seu post: foram 21 anos de regime discricionário e ninguém fazendo “consultoria” durante ou após ocupar função pública de relevo, ninguém ficando rico após sua passagem pelo governo, nenhuma denúncia de enriquecimento ilícito ou palofiano (inexplicável), investimentos visíveis em infraestrutura (que, de fato, tornam perene o desenvolvimento de uma Nação), nenhum mentiroso ministerial e nenhuma declaração pública cafajeste de sentimentos .

Totonho disse...

os HERÓIS lá atrás tapam o rosto por MODÉSTIA! fizeram seu trabalho sem esperar nada em troca, nem reconhecimento público! é uma pena, agora com a comissão da verdade saberíamos quem são os inquisitores, e eles poderiam ser homenageados publicamente!

Anônimo disse...

A direita virou recalcada agora? Até achar feia uma gatinha dessas,acha,por puro recalque. Uma tal flor lilás conseguiu achá-la até "obesa"... Aliás,as mulheres são as que mais recalque tem demostrado contra acharem a Dilma bonita nesta foto. A concorrência de beleza entre as mulheres é ridículo,mesmo e principalmente,na política. Pô! Em política o que menos interessa é beleza. Mas,pra mulher,parece que não.

Anônimo disse...

Mais uma vez, a direita mostra toda a desumanidade, cinismo e desfaçatez de sua posição. Enquanto Dilma estava sendo torturada, o sr. Políbio Braga estava defendendo o regime torturador, cinicamente instalado nos bons órgãos do governo. A direita, eu repeito, precisa ser humanista e respeitosa. Essa raiva, essa estupidez, esse cinismo, essa tosquice nunca foram nem nunca serão coisa da verdadeira direita. Políbio, poucas vezes conheci uma pessoa tão estúpida quanto você.

Anônimo disse...

Bah, tão "selvagemente torturada" que está sentada ereta, em pose de confronto, sem algemas. Coitaaaaada... Devem ter escondido sua história para ela também não ter de admitir que mentiu por tantos anos. Por isso não demitia o Lupi, ela decerto não acha nada de mal em seu camarada de seu ex-partido mentir.
Quanto à beleza, ou não, como mulher, não reparo nem rivalizo. Me interessa a aparência dos homens, ora. Mas, ela até que não era feia...

Anônimo disse...

Nelio vc esqueceu de dizer que o presidente Figueredo morreu na miséria, diferente de muitos ministrinhos que entram ricos e saem milionarios nos dias de hoje. edus

Anônimo disse...

Claro...e Paulo Maluf ficou pobre no regime militar...risos.

Hermes Vargas dos Santos disse...

Claro, é natural que os marginais do regime de 64 apresentassem suas vítimas logo após as sessões de tortura, com sinais evidentes das sevícias. É dose, os caras são marginais mas não são burros! Por que escondem os rostos, diante de uma jovem indefesa? Já na época, os "valentes patriotas" mijavam nas calças diante de uma mulher indefesa ... Cadeia para eles! Temos que seguir os exemplos da Argentina e do Uruguai. Lamento que adeptos desses marginais tenham espaço aqui no teu blog, Políbio.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/