São cada vez mais persistentes os rumores de que pelo menos outras dez indústrias calçadistas gaúchas planejam transferir suas fábricas para o exterior.
. A Abicalçados confessou que trabalha com números idênticos.
. A desindustrialização tomou envergadura com as decisões da Paquetá e da Schmidt Irmãos, que levaram suas fábricas para a República Dominicana (2011) e Nicaraguá (2011).
. Por trás de tudo estão menores custos de mão-de-obra, encargos fiscais e trabalhistas reduzidos e logística mais competitiva.
- Este ano, as exportações brasileiras de calçados caíram 25%, enquanto que as importações cresceram 18%.
9 comentários:
A grana está de São Paulo para cima. Graças às eleições de 1998 no RS e as brigas causadas pelo PT contra tudo e contra todos (causou um racha no RS que até hoje não foi reparado) os investimentos estão indo para locais onde há vida mais inteligente. Por aqui tudo é difícil. Basta ver a lenda Cais da Mauá.
POR FAVOR, ATÉ POR QUESTÕES E ECONOMIA, O ÚLTIMO A SAIR APAGUE AS LUZES.
NO CALÇADO SÃO 10.000 (DEZ MIL) EMPREGOS DIRETOS, QUE IRÃO "SUMIR" ATÉ MARÇO DE 2012.
Esta gauchada miserável que quer tudo do mais barato tem que se ferrar.
Isso e' positivo para a economia, sai industria de calcados entra uma de maior valor agregado e maiores salarios aos trabalhadores. Chega a um ponto aonde os salarios sao acima do que a producao do bem pode pagar. Peter Thiel disse muito bem " NAO BRIGUEM PARA MANTER INDUSTRIAS DE SALARIOS BAIXOS, BRIGUEM PARA MANTER E ATRAIR AS DE SALRIOS ALTOS" E' impossivel concorrer com lugares como nordeste, india e china, e na verdade nem muito aconselhavel. Mas e' verdade que o PT estragou em muito a imagen do estado, mas isso se arruma com o tempo. Moro nos EUA e aqui esta acontecendo a mesma coisa.
Eu só tinha visto isso nos ultimos anos da ditadura, lembro que o estado quebrou com zivi hercules, massas coroas, estaleiro só, geral industria, etc, e não havia emprego nem para guarda noturno, pareçe uma volta ao passado, eta governo incompetente, bem feito prá quem votou neles. edus
enquanto isto o aviso previo vai para 90 dias e o empresariado que nao é PTista sofre cada vez mais. No mundo do PT Uns sao mais iguais do que os outros
Toda e qualquer perda de empregos, independentemente do setor, é de se lamentar.
Lembrando sempre que o "Produto" + procurado em todo mundo é EMPREGO.
Vc deveria procurar os nobres integrantes do MP-RS e perguntar o que eles farao para que a sociedade receba, de volta, os bilhoes de reais, que estes honrados empreendedores, receberam atraves de renuncias e subsidios. Ou seja: dinheiro que o otario cidadao botou no bolso destes lacaios.
Postar um comentário