Artigo, Gustavo Ioschpe - O rombo da educação é o cabide de empregos de R$ 46 bilhões

Neste magistral artigo sobre a relação professor x servidores das área da educação pública brasileira e seus efeitos sobre as finanças estatais, a remuneração dos professores e a gestão dos governos,finalmente sobre a qualidade do ensino, o economista Gustavo Ioschpe toca em questões muito simples e que jamais são atacadas pelos administradores municipais, estaduais e federal.

. O que descreve o autor para demonstrar a irracionalidade da gestão pública do setor educacional, vale como uma luva para o RS, onde governos via de regra medrosos e incompentes, teimam em tangenciar as soluções.

. O que diz Gustavo Ioschpe (leia o texto integral de duas páginas, a seguir, no link):

1) As estatisticas oficiais raramente informam o número de funcionários da educação.

2) O Inep tem este número espantoso: 2,4 milhões de funcionários para 2 milhões de professores.

3) No Brasdil, portanto, existe 1,48 funcionário para cada professor, relação que é de 0,43 funcionário para cada professor na área da OCDE.

4) Como seriam necessários apenas 756 mil funcionários (mantida a proporção da OCDE), isto significa que 1,7 milhão sobram, um desperdício de R$ 46 bilhões por ano, ou 1,3% do PIB.

. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, foram os piores em 2007, pelo menos desde 1997.

-  A análise de Gustavo Ioschpe sobre a péssima qualidade local do ensino é reveladoramente brutal: "O dinheiro público financia gigantescos cabides de emprego. O aumento dos investimentos não trouxeram resultqados na melhoria do aprendizado dos alunos. o que realmente melhora o ensino: reformular os cursos universitários de formação de professores, profissionalizar a gestão das escolas, adotar um currículo nacional, permitir a criação de novas modalidades no ensino médio, melhorar o material didático e cobrar a utilização de práticas de sala de aula comprovadamente eficazes.

CLIQUE AQUI para ler toda a análise.

12 comentários:

Anônimo disse...

O MILAGRE DOS 80 % POPULARIDADE

É POR AÍ: 40% MAMADOR DO SERVIÇO PÚBLICO E 40% QUER SER ,COM VAGA "PROMETIDA"

O MILAGRE DOS 80%

Anônimo disse...

Ô cara! É Gutavo ou Gustavo. Te orienta...

Anônimo disse...

Isto é o resultado hoje da Constituição de 1988.

Gustavo disse...

Perfeito, anônimo das 19:41. Exatamente isto, a verdade da popularidade do PT e do descerebrado é por aí !!!

Anônimo disse...

O mal deste país é o funcionalismo público. Temos que estirpar este cancer. Acabar com a estabilidade e aposentadoria integral, arrochar ao máximo os salários desta facção criminosa, para que eles forcem a abandonar o barco das mordomias. PAGAMOS PELA ADMINISTRAÇÃO LULA. Votaram neste sapo suado e agora todos pagam.

Anônimo disse...

Acabe-se com esta tal de estabilidade e o câncer da sociedade morre de inanição.

Anônimo disse...

Li toda a análise e a considero interessante porém, precária. Faltou tropicalizá-la.
O autor poderia começar corrigindo o texto: onde se lê "at a glande" deveria ser "at a glance", correto? Ou esta é uma análise "do caralho"!

Anônimo disse...

O rombo no Brasil é por causa da corrupção que está inserido o cabide de emprego, que acontece em todos os órgãos da federação.

Anônimo disse...

Para acabar com a maior parte dos problemas sociais do país, bastaria acabar com a estabilidade, a aposentadoria integral, os privilégios, os monopólios e pagar a esses parasítas públicos salários no mesmo padrão da iniciativa privada.

Anônimo disse...

Esse quadro não é exclusividade da era Lulla. Minha esposa é professora municipal em Eldorado do Sul, e o quadro lá na escola onde ela trabalha é o pior possível. Imagino que nas outras o panorama seja o mesmo.

Em tempo, esclareço que minha esposa não faz parte desse rol de folgados, tanto que com extrema frequência trás para casa o trabalho que não conseguiu terminar durante o expediente.

Ela dá aulas e faz serviço administrativo, enquanto na secretaria fica uma meia dúzia ou pouco mais, só fazendo de conta.

A coisa chega a tal ponto que eu mesmo, que nada tenho com isso, tive que imprimir aqui os boletins da escola, porque lá, ninguém quer fazer isso.

Paulo Rocha - Eldorado do Sul - RS

LUIZ AFONSO disse...

O que voce ACHA que gustavo ioschp faria se fosse o gerenciador desses BILHÕES em Educação? E, sabendo que a dez anos atrás, de cada 100 crianças que DEVERIA ir a escola, somente "1" chegaria a completar o seguno grau? Hoje, em parte, devido "as Bolsas" crianças vão a escola... E agora? Vamos investir maciçamente nos PROFESSORES. sOU POLICIAL MILITAR RS. LUIZ AFONSO

Anônimo disse...

Fala para ele ir as escolas e ver se sobra tanto funcionário assim. Essas estatísticas são balalas, são poucos funcionarios para cuidar e organizar escolas de terceiro mundo, onde o problema é o povo sem consciência, que destroem o patrimônio, enquanto no japão crianças limpam salas e lavam suas louças, no Brasil isso seria crime, constrangimento.
Se oriente Gustavo e você que adorou tanto seu texto, veja a realidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/