Até repórter que cobria o evento foi "laçado", na hora, para ser fiscal do Enem

São Paulo - Apesar de o Ministério da Educação afirmar que o Enem tem uma equipe de fiscais cadastrados e previamente treinados, a realização do primeiro dia do exame contou com "voluntários" escolhidos sem critério, na porta do local do exame.Pelo menos foi assim na manhã de ontem na Unip da Água Branca, zona oeste de São Paulo, onde cerca de 30 pessoas foram selecionadas em uma repescagem em que o único critério foi apresentar o documento original de identificação. O repórter Paulo Saldaña, do jornal O Estado de S. Paulo, foi um dos que, com RG na mão, entrou na fila e garantiu uma vaga para a fiscalização. No local, havia 8 mil candidatos inscritos.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Sobre todo este movimento que diz respeito ao Enem, inclusive as discussões sobre o assunto, o editor recomenda as análises da ex-secretária da Educação de Yeda, a educadora tucana Mariza Abreu. 


CLIQUE AQUI para buscar os artigos da educadora e tratar de ler e estudar

5 comentários:

Anônimo disse...

e ainda acha que pode governar SP...

mal consegue organizar um ENEM...

Anônimo disse...

e ainda acha que pode governar SP...

mal consegue organizar um ENEM...

Mariza disse...

Prezado Polibio:
Esqueci de tratar dessa questão da logística e segurança da aplicação das provas do ENEM nos comentários postados no nosso blog. Essas questões são também complicadas no Saeb e Prova Brasil, do Inep/MEC, e nas avaliações estaduais, como o nosso Saers, aplicado anualmente de 2007 a 2010, e supenso pelo governo Tarso. Mas tornam-se muito mais sérias quando resultam em notas individuais para os alunos e consequências importantes, como acesso a vagas em cursos de graduação em universidades públicas. Sem pretender sem fiscal das obras prontas, os então secretários da educação, que fizemos parte do comitê de governança do ENEM em 2009, dissemos ao Ministro Haddad que seria muito difícil garantir a logística e a segurança de um vestibular unificado em todo o país. Desde lá até agora, o ENEM vem apresentando problemas reincidentes.
Mariza Abreu

Anônimo disse...

Nóis semu CorruPTu mais semu tudu profissionar da mais arta calificação, vamu ganhá até premiu nober de inguinorância superior! Viva Haddad o escolhidu pelo nossu lider mais maió u Novi Dedu!

Anônimo disse...

Pô, inveja até do ENEM, aí é demais ... Cruuuusius....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/