Prefeito de Uruguaiana repele ameaça do presidente do TCE

Esta carta do dia 27 de maio foi considerada “impertinente” e “abusiva” pelo prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, porque ela faz ameaça explícita de retaliação no caso do prefeito levar adiante o processo de privatização dos serviços de tratamento de água e esgoto (saneamento), expurgando a Corsan do município de Uruguaiana.

. O ofício assinado pelo presidente João Osório está no link anexo.

. O prefeito já fez a licitação e deu como vitoriosa a empresa Foz do Brasil do Grupo Odebrecht, que criou a Foz de Uruguaiana para assumir todos os ativos e os serviços da Corsan. A estatal estadual de saneamento investiu valores ridiculamente baixos no município, cujo tratamento de esgoto mal passa de 8% das necessidades da população. A Foz de Uruguaiana, que já se instalou, comprometeu-se a investir R$ 160 milhões ao longo de 5 anos, zerando o déficit da área de tratamento de esgoto em apenas 5 anos.

. Esta é a primeira privatização de serviços de saneamento no RS. Outros municípios também tiraram da Corsan as concessões, como Porto Alegre e Livramento, mas nestes casos os serviços continuaram públicos.
 
CLIQUE ACIMA para ler o papel assinado pelo presidente do TCE, João Osório.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceste o caso de NH, em que a companhia - COMUSA - é uma empresa do munícípio. Grato.

Anônimo disse...

As corporações estatais são unidíssimas e defendem com unhas e dentes os monopólios estatais para achacar os contribuintes com péssimos serviços e preços extorsivos.
Em Bagé, há cerca de onze anos, o então prefeito abriu licitação para fazer concessão do abastecimento de água a uma empresa privada. A empresa ganhadora deveria construir uma barragem nova, uma estação de tratamento de esgotos para atender toda a cidade, limitaria suas tarifas a no máximo 90% dos valores cobrados pela CORSAN, calçaria 50 km de ruas e ainda pagaria um adiantamento para saldar salários que a prefeitura devia ao funcionalismo. A concessão seria por vinte anos e após esse prazo o município seria beneficiado por outra concorrência para nova concessão.
A vanguarda do atraso se enraiveceu e fez o jogo sujo do corporativismo estatal. A oposição tinha maioria, vetou o projeto na câmara municipal, entrou com ação judicial e um juiz, com afinidade ideológica, deu ganho de causa ao parasitismo corporativo municipal.
O resultado está aí!
Passados mais de dez anos Bagé continua vivendo recionamentos de água vexatórios, não tem tratamento de esgotos decente, não recebeu os 50 km de ruas calçadas, paga tarifas abusivas, os serviços prestados pela empresa municipal de água e esgotos são ruins, e a vanguarda do atraso, conseguiu até uma dívida externa para o município, junto ao Banco Mundial.
Bagé vai completar 200 anos com população menor que há uma década e sem água 15 horas por dia.
E continuam com a mesma cara, governando o município há mais de uma década e se apresentando ao país como vítimas da seca.
A população aceitou tudo passivamente, julgando-se muito politizada.
Parabéns ao prefeito de Uruguaina pela atitude corajosa de enfrentar o lobby corporativista que além de poderosíssimo é furioso na defesa de seus interesses parasitários.
Se a população de Uruguaiana não se manifestar, correrá o risco de terminar como a de Bagé.
Ricardo Saravia

Anônimo disse...

O seu O$ório tem telhado de vidro. É só o prefeito de Uruguaiana dar umas pedradas bem dadas que ele terá que explicar muitas coi$as, entre elas uma man$$$ão no litoral e a agressão a um jornalista no saguão do TCE.
LV

Anônimo disse...

e esse camino também recebeu denuncia de toda a corrupção do DAER, e não tomou providência isto é um Tribunal de segunda classe.Que o Prefeito é o Guardião da cidade vai dar bola para um tribunal corrupto.

Dra.Carmem Zenir Fagundes disse...

Engraçado, esse tribunal que padece de juízes togados..que, à rigor, nem poderia ser chamado de Tribunal, é de uma arrogância vazia babilônica, pois não tem poder para julgar quem deve prestar serviços de saneamento em Uruguaiana.
Só quem tem poder de julgar são os integrantes do Judiciário. Bem por isso, no exercício desse encargo, é que a MM. Juíza Karina Leoneti Padilha concedeu (acertadíssima, diga-se de passagem) liminar para que em 20 dias a Corsan desocupasse o lugar, sob pena de reitegração compulsória, de modo que a Foz de Uruguaiana possa dar início às suas atividades.

Anônimo disse...

tribunal político se sem fudamentos.Corporativismos de palhaços......

Anônimo disse...

TCE, O QUE É ISSO?
PRA QUE SERVE?
HÁ, É UM CABIDE DE POLÍTICO DESEMPREGADO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/