Artigo - Tarso Genro enfiou a maconha na agenda e depois fugiu da discussão

O governador e seus companheiros de governo e do PT calaram-se de modo assustador depois da apologia do uso da maconha, conforme declarações destemperadas, inaceitáveis e irresponsáveis feitas pelo governador na sessão em que proferiu a Aula Magna da Ufrgs. É possível que tenham percebido a enormidade do mal causado. Vai a seguir a opinião do leitor e um artigo irrepreensível de um médico, eleitor do PT, sobre as barbaridades pronunciadas e externadas pela expressão fisionômica travessa do governador. Não dá para entender o silêncio do Ministério Público, o mesmo MP que processou o editor por defender brigadianos que balearam bandidos que os confrontaram com armas na mão, mas silencia diante do que ocorreu na Ufrgs. Na Assembléia, o silêncio foi do gênero crepuscular, bem no clima das sessões atuais na Praça da Matriz.

Pergunta: O que eu e os outros pais dizemos agora aos nossos filhos após a apologia ao uso de maconha pelo gov Tarso ?cientificamente sabemos que" embota " o cérebro entre outros efeitos nefastos transformando irreversivelmente e uperemptoriamente o comportamento do usuário   Jorge Fregapani
Médico
Assunto: Reinaldo Azevedo - 8 abril 2011 ::> Tarso pode ler na imprensa gaúcha os efeitos nefastos da maconha - aquela, que "dizem ser saborosa".
Responder A: "Rommel" <rommel.simoes@gmail.com>
Reinaldo Azevedo - 8 abril 2011
Tarso pode ler na imprensa gaúcha os efeitos nefastos da maconha — aquela, que “dizem ser saborosa”…
Vocês conhecem Taro Genro.
É o governador do Rio Grande do Sul. Do PT. Anteontem, ele deu uma aula inaugural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, ao falar sobre a maconha, minimizou seus efeitos negativos e ainda emendou, com a responsabilidade do cargo que ocupa: “Deve ser saboroso”.
Tarso também diz que agora só lê a imprensa gaúcha. A do resto do país, em especial a de São Paulo, ele considera desprezível, desnecessária. Compreendo o maragato… Eu não padeço de tara isolacionista ou separatista. Leio a imprensa gaúcha também.
Hoje o jornal Zero Hora publica um artigo sobre a maconha escrito por Sérgio Paula Ramos. Ele é psiquiatra e psicanalista e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas. Para Tarso, o homem talvez tenha o defeito de ter nascido em São Paulo. Mas tem a qualidade, governador, de ter escolhido o Rio Grande do Sul para morar: gaúcho por opção! Embora eu não saiba em quem ele votou, minhas fontes no Estado me dizem que é eleitor do PT. Tarso sempre pode aprender alguma coisa sem se deixar contaminar pelos “reacionários”.
Entre outras coisas, o artigo intitulado “Cuidado, companheiro”, informa:
“(…) também está bem demonstrado, em nossa cultura, que, na história natural de um dependente químico, a primeira droga de experimentação é o álcool. A segunda, a maconha, que, no Brasil, é a droga ilícita mais consumida e, infelizmente, Porto Alegre, a campeã no seu consumo por jovens que, ensinam-nos os últimos achados das neurociências, apenas aos 22, 23 anos completam seu amadurecimento cerebral. Antes disso, apresentam importantes dificuldades no processo de tomada de decisões razoáveis, posto que sua região cortical responsável por fazer isso, o córtex pré-frontal, encontra-se imatura.
Devido a esta grande imaturidade do cérebro juvenil, é que se impõe que tanto os pais quanto os educadores tomem conta de seus filhos/alunos adolescentes. De fato, pais que sabem onde seu filho está, com quem e fazendo o que, têm 12 vezes menos filhos envolvidos com drogas do que os que não sabem. Igualmente, um Estado que protege seus adolescentes impedindo-os de consumir bebidas alcoólicas e reduzindo a oferta das drogas ilícitas está cumprindo o seu papel.”
Segue a íntegra. Volto com um breve comentário o fim de tudo:
Já havia sido bem demonstrado que o uso de maconha por jovens está associado à queda no desempenho escolar, à evasão escolar, à formação acadêmica inferior e ao aumento do desemprego medido aos 25 anos. Igualmente, está bem demonstrado o aumento da prevalência dos quadros depressivos em usuários de maconha. Agora, a prestigiosa revista British Medical Journal acaba de publicar um estudo bem controlado de seguimento de 10 anos e conduzido em diferentes centros de pesquisa, entre os quais o King’s College of London e o Max Planck Institute de Munique, com jovens usuários de maconha, concluindo o que outros autores tinham suspeitado: que o uso de maconha duplica a chance de alguém ter um quadro psicótico.
Por outro lado, também está bem demonstrado, em nossa cultura, que, na história natural de um dependente químico, a primeira droga de experimentação é o álcool. A segunda, a maconha, que, no Brasil, é a droga ilícita mais consumida e, infelizmente, Porto Alegre, a campeã no seu consumo por jovens que, ensinam-nos os últimos achados das neurociências, apenas aos 22, 23 anos completam seu amadurecimento cerebral. Antes disso, apresentam importantes dificuldades no processo de tomada de decisões razoáveis, posto que sua região cortical responsável por fazer isso, o córtex pré-frontal, encontra-se imatura.
Devido a esta grande imaturidade do cérebro juvenil, é que se impõe que tanto os pais quanto os educadores tomem conta de seus filhos/alunos adolescentes. De fato, pais que sabem onde seu filho está, com quem e fazendo o que, têm 12 vezes menos filhos envolvidos com drogas do que os que não sabem. Igualmente, um Estado que protege seus adolescentes impedindo-os de consumir bebidas alcoólicas e reduzindo a oferta das drogas ilícitas está cumprindo o seu papel.
Portanto, um dos vértices importantes de um programa de prevenção dos problemas decorrentes do consumo de drogas é diminuir o aporte global destas em nossa sociedade. Mecanismos eficazes de controle estão bem delineados. Entre eles a lei seca no trânsito, a proibição de propaganda de álcool e tabaco, bem como o desestímulo geral de consumo de drogas ilícitas.
Quando os jovens que já experimentaram maconha são perguntados por que o fizeram, a resposta universal é por curiosidade e pressão do grupo. Quando os não experimentadores, a maioria, são inquiridos sobre os motivos da não experimentação, a resposta é porque faz mal para a saúde e porque é proibido. Logo, qualquer grau de liberação de seu consumo haverá de elevá-lo, com consequente aumento de todos os problemas acima mencionados.
Conclusão: dependência química é uma doença evitável, sua prevenção se faz através de programas públicos bem orquestrados em que, segundo a Organização Mundial de Saúde, não há qualquer espaço para a liberação do consumo de maconha.
Como os profissionais de saúde que lidam com a questão encontram-se bem preparados para colaborar na elaboração destes programas, colocamo-nos à disposição. A primeira colaboração deverá ir no sentido de proteger as autoridades de expressarem opiniões que colidam com o que a ciência tem nos demonstrado e que, em boa hora, a Organização Mundial de Saúde acaba de defender.
Encerro com as palavras do governador do RS
“Dizem que é muito saboroso!”
                                                                   

44 comentários:

Anônimo disse...

A Apologia da Maconha vai ser Disciplina Obrigatória na Escola Pública do RS? E será tema de conferência do governador Tarso no MP?

Anônimo disse...

HIPÓCRITAS falem do álcool que é liberado em qq esquina desse país e propagandeado até em blogs de terceira linha, e que, sabidamente, é a porta de entrada para todas outras drogas lícitas ou ilícitas. Pois é, coisas desse tipo vc não publica, pensa que todos são otários iguais aos direitistas tipo aquele decrépito católico (será tb pedófilo? Ou gay?) "almirante".

SERGIO OLIVEIRA disse...

Segundo o comentário do Reinaldo, o Tarso só jornais do RS; de São Paulo nem pensar; mas nem a Folha de São Paulo, onde, seguidamente, os companheiros escrevem artigos na página 3 ?

Anônimo disse...

Não sou fumante, mas devo admitir que o Tarso está certo. E demonstrou muita coragem. Chega de ver gente matar e morrer por causa de um mato. Parabéns aos gaúchos.

Grande abraço
Ricardo Crovador - Ctba/PR

Anônimo disse...

Ensina o menino no caminho que ele deva andar que ele nunca se desviara dele. Tal Pai tal FILHA....

Anônimo disse...

A Capital Mundial da Maconha deveria ter dedicado um DIA MUNDIAL DA MACONHA, com um monumento na universidade federal dos inúteis.

Anônimo disse...

Só quem "perdeu" amigos e parentes na década de 80 (quando chegou ao Brasil a maconha turbinada) sabe o quanto este senhor foi irresponsável. Se você comparar tomografias PET de esquizofrênicos e de usuários de maconha verá que no lóbulo frontal aparecem vazios semelhantes referentes às mortes de neurônios naquela região. Isto já era mencionado naquela década. Onde estão o MP, Assembléia, Ajuris e toda a turma que está calada, pois como barganha terá aumento de salário?

CARLA disse...

NOS POVO NADA FAZEMOS PARA TIRAR ESTE SR. DO GOVERNO, FAZENDO UMA BESTEIRA DESTA, COM ESTA JUVENTUDE ONDE ESTA PERDIDA..DA NOJO SABER QUE O POLVO VOTOU EM UMA PESSOA QUE E A FAVOR DAS DROGAS....PRA MIM ELE AINDA FUMA PARA CHAMAR DE SABOROSA. MEU REPUDIO E INDIGNAÇÃO...

Anônimo disse...

E quem produziu e patrocionou recentemente no RS uma edificante e exemplar campanha contra as drogas, o que diz e o que manifesta sobre este comentário "nada edificante" sobre o uso da maconha ?

Mordaz disse...

Entre outras barbaridades que este senhor diz e faz! Entre as barbaridades que disse destaco a confissão da vida pela derrubada da democracia antes do golpe militar, e seu testemunho de que nunca viu um assassino precisar fumar maconha para matar. Felizmente não voto no PT que tem líder desta falta total de quilate e vocação democrática!

Anônimo disse...

A ESQUERDA BRASILEIRA CONFUNDE LIBERDADE COM LIBERTINAGEM, USO INDISCRIMINADO DE DROGAS, PROMISCUIDADE, TERRORISMO, ESCULHAMBAÇÃO E TODO O TIPO DE POSTURA CONTRÁRIO A CIVILIDADE.
MAS, O POVO BRASILEIRO ESTÁ VENDO ESTE DESCASO DA ESQUERDA PARA COM O POVO BRASILEIRO.
O POVO BRASILEIRO É CIVILIZADO E NÃO VAI MAIS DAR GUARIDA A ESQUERDA NOCIVA AO SER HUMANO.
QUANTO AO TARSO, EX-MINISTRO DA JUSTIÇA, NÃO FAZ JUS A AO CARGO QUE OCUPA E NEM A CIDADANIA QUE TEM.
É UM HOMEM CONTRA OS PRINCÍPIOS DE HUMANIDADE.

ÁGUIA disse...

OS GAÚCHOS QUE SE COCEM!

RELAXEM E GOZEM COMO MARTA RECOMENDA.

É O GOVERNADOR QUE OS GAÚCHOS QUISERAM.

AGORA QUE SE COCEM. NÃO VEIO DE MARTE,NEM DE VENUS,FOI CONTRATADO PELOS GAUCHOS,FOI EMPREGADO PELOS GAÚCHOS,FALA EM NOME DOS GAÚCHOS.

OS GAÚCHOS NÃO SABEM QUE ATÉ UM GOVERNADOR É SEU EMPREGADO, O GOVERNADOR É FUNCIONÁRIO DO POVO, COM CARTEIRA ASSINADA PELOS ELEITORES, QUE SE QUISEREM PODEM TIRAR-LHE ESTA MESMA CARTEIRA.

QUERERÃO?

NÃO SE FAZEM MAIS GAÚCHOS COMO ANTIGAMENTE, OU ESTE "PEREMPTÓRIO" JÁ ESTARIA NO ÔLHO DA RUA.

ELEMENTOS DESTE TIPO FAZEM O QUE FAZEM, PORQUE A MASSA NÃO ABRE A BOCA, E NEM QUER TOMAR CONHECIMENTO;EM COMPENSAÇÃO E POR CAUSA DISSO,DA COMODIDADE E DA ALIENAÇÃO TOMA DE TUDO QUE É JEITO E SE CALA.

ENTÃO GAUCHADA DESCANSADA, RELAXEM E GOZEM!

Bruno Ratnieks disse...

Totalmente contra. O dinheiro que o governo gasta com drogados é uma fortuna e poderia ser aplicado em investimentos mais úteis para a população. Concordo plenamente com a proibição desta marcha,temos marchas muito mais importantes a serem realizadas no país.

Bruno Ratnieks

Paulo A Gazzana disse...

Agora entendi! A aplologia da maconha é pela evasão escolar e pelo baixo desempenho na escola. Isso interessa para governos comunistas e assemelhados. Quem pensa, quem acompanha os acontecimentos diários, quem lê jornais, revistas do Brasil e do mundo, não admite esse tipo de posicionamento. Battisti, Evo Morales, Hugo Chavez, Lenin, Che Guevara, Fidel Castro, isso é companhia para gente decente e honesta? Louvados sejam os capitalistas que trabalham, investem, geram riqueza, empregos e tributos, apesar desse povão imbecil e dos nossos governantes.

Anônimo disse...

O tarso só faltou cantar aquele sambinha : "vou apertar, mas, não vou acender agora..."
Foi a legítima Aula Magda, que vergonha!

Anônimo disse...

Também é espantoso o silêncio sobre a prisão do vice representante do Governo Gaucho em Brasilia-DF o Chico do PT preso pela PF por indícios de envolvimento em corrupção, quando era dirigente do Pronasci e subordinado do Governador, o qual o nomeou para a representação em Brasilia, portanto pessoa de sua confiança.
No governo passado bastava o cara morrer que dava CPI.
E agora? nada?
Assim caminha a humanidade.

Anônimo disse...

nem sei mais o que dizer...

a minha desilusão com o eleitor brasileiro eh total e absoluta...

estamos cada vez mais nas mãos dessa maioria de alienados que elegem coisas desse tipo ai...

francamente, depois de todo o histórico desse senhor como ministro da justiça - defendendo o condenado italiano com unhas e dentes e despachando os pugilistas cubanos para as masmorras de Havana - o eleitor ainda me da um mandato de governador de estado para esse individuo?

eh de sentar e chorar...

Oswald disse...

Pobre RS!

Anônimo disse...

E esta avaliacao do Governo Tarso Genro. Mèdia 6,90
Mas o que fez esta criatura ate agora ??
So ajeitou "boquinhas" pra companheirada, empreguismo direto sustentado com dinheiro dos nossos impostos.

Anônimo disse...

Discursou para os maconheiros, agora falta ir para o presidio, fazer outro igual. Correto o Tarso, quer se reeleger, está em plena campanha.

Estes, são seus eleitores.

Anônimo disse...

Tarso 80%. O resto é choradeira de derrotado...Prá variar...

Anônimo disse...

veja bem a primeira droga de experimentação é o álcool.
Por que não proibem a produçÃO, comercialização, propaganda na TV, ETC.?

Anônimo disse...

Próximo passo será mandar para a assembleia projeto prevendo a criação de um departamento na secretaria da agricultura para fomentar a cultura da maconha; neste projeto serão criados vários CCs e os deputados do PDT, PTB, PSB evidentemente aprovarão o projeto, de olho nos cargos que serão criados.

Anônimo disse...

Com a palavra o caro e saudoso mestre Alborghetti,que detona com a corja esquerdopata sociopata (pleonasmo)apologista das drogas:


"Alborghetti - Marcha da Maconha no RJ"

http://www.youtube.com/watch?v=8hLJoehl3L8&feature=related


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Esclarecimento ao "Anônimo",às 17:14:

Não é só com a Esquerda brasileira que tal acontece,mas com TODA a Esquerda,pois está no DNA da mesma o crime;a ilegalidade;os democídios/genocídios;a miséria em todos os sentidos etc.!

Uma das características,qual indelével nódoa,dos esquerdistas é a indigência cultural,intelectual,moral e espiritual!!!

Precisa dizer mais?!


Almirante Kirk

Aquiles disse...

Os maconheiros e demais viciados votam massiçamente em partidos de esquerda, isto é sabido mundialmente. aTraso Genro só estava fazendo um afago em um antro de maconheiros, que é a UFRGS. Sou formado lá, por isto falo com conhecimento do local. Experimentem ir até o Campus do Vale, em especial. Em 2007, na entrada do estacionamento, existia um cartaz afixado que dizia "Festa da maconha - as melhores laricas do Vale - os melhores xechs & xongs".

Anônimo disse...

Vamo fuma maconha, que este mundo é uma vergonha !!!

Anônimo disse...

Sou consumidor de maconha há 40 anos.Não notei problema nenhum em minha saúde. muito pelo contrário. parabéns ao governador.o adolescente que nunca experimentou é porque vem de um lar onde a repressão paterna é tão forte que lhe causa um medo tão aterrorizador cujos danos psíquicos nortearão suas ações pelo resto da vida. o fascismo não quer legalizar porque entre os benefícios do chá está a virtude de nos tornar menos fascistas.

Anônimo disse...

Cada vez vejo que editor é mais podre que penso, um direitista a trabalho da direita podre do nosso pais que por muitos anos se achavam os donos de nosso pais e estado, mas tempo acabou, por isso essa raiva toda, a teta secou e cada vez seca mais e mais, um exemplo foi que só um deputado se elegeu.
Só defende a banda podre.

Anônimo disse...

O consumidor de maconha há 40 anos já pensou que para ele poder fumá-la muitas pessoas devem ter sido assassinadas? Os efeitos que os corrompidos neurônios deste sujeito sofrem há muito tempo não o permitem ter o menor senso moral e da causa e efeito. É triste ver que pessoas tão velhas ainda façam tantas besteiras, falta de QI e de vergonha na cara, deve ser um zero a esquerda e se detesta tanto que precisa de aditivos para achar que é melhor do que os outros que nunca fizeram esta besteira. Uns precisam fugir da realidade, outros se bastam por si mesmos.

Fernandez disse...

Tarso tem um discurso para cada platéia.
Se, para agradar, ele tiver que chamar maconha de saborosa ele chama.
Populista é assim mesmo.

Fernandez disse...

Tarso tem um discurso para cada platéia.
Se, para agradar, ele tiver que chamar maconha de saborosa ele chama.
Populista é assim mesmo.

Fernandez disse...

Pobres pais que estão lutando, de todas as formas, para manterem seus filhos longe das drogas, e que agora terão contra eles, e a favor da maconha, a opinião do “governador do estado”.
Pobres pais e pobre país.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO celerado esquerdopata(pleonasmo) "Anônimo",às 12:26:


Faça-nos um favor,sim!Arraste-se até a privada mais próxima e enfia a tua cabeça na mesma,dando descarga em seguida!Grato!



Almirante Kirk

Anônimo disse...

RESPOSTA AO parvo e ignaro sociopata esquerdopata(pleonasmo) "Anônimo",às 13:58:

O que existe de bom e decente no Brasil é graças aos direitistas,não aos comunistas!Enquanto os direitistas produzem mais e mais riquezas;empregos;renda;tecnologia;comida boa e barata na mesa etc.,os comunistas só produzem miséria,fome e atraso;democídios/genocídios;incultura;tiranias;escravidão;mortes etc.!

Leve a sua boca com soda caústica antes de criticar a Direita e os direitistas;os conservadores;os cristãos;os capitalistas;os defensores da vida,família,da propriedade privada,Deus,liberdade,progresso,cultura etc.!


Finalizando,enfia a sua cabeça na privada e dê descarga!Grato!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Anonimo das 12:26 deve ter a idade entre 50 a 60 anos e não tem filhos, por ser isto coisa de familha.
Sua familha é a Ptralhada maconheira, importadora da dita maconha para fumantes nos presidios.

Aquiles disse...

Ao maconheiro "anônimo" das 12:26:

É perfeitamente natural vc não perceber nenhum malefício de seu vício em cannabis em seu organismo. Um dos efeitos mais graves da maconha é queimar os neurônios do viciado, literalmente torrando aos poucos seu cérebro. Quem duvida, se dirija até a Av. Ipiranga, na Faculdade de Farmácia da UFRGS, ou mesmo no Instituto de Biociências, onde existem cérebros de maconheiros e de não-maconheiros em solução de formol. Veja com seus próprios olhos como o cérebro do maconheiro é menor, mais leve e escuro em comparação ao de uma pessoa que não fumava maconha. Aliás, nem mesmo o cigarro industrial tem efeito tão devastador sobre a mente humana. Mas é justamente por isto que a esquerda defende sua liberação: para ter uma manada de idiotizados dóceis e facilmente manipuláveis a sua disposição.

Fabio Rods disse...

Este tipo de apologia será muito vista ainda, pois faz parte do plano de ideologia do PT. Liberar o uso de drogas para manter o povo neutralizado, quieto diante de suas "pilantrangens" governamentais é a "grande sacada". Droga é pessoas que ainda caem nesta lorota: discurso de PT. Droga é quem vota no PT, PSOL, PC, e todas estas outras siglas que glorificam a cultura do terror da China, de Cuba, e da Coréia. Estranho que quando se pergunta: se o socialismo e o comunismo são tão bons pq não há mais governos vermelhos? Quem é o hipócrita? o que toma wisk ou o barbudinho que faz pacto com o capeta e protege a corja do Sarney e Collor para ficar no poder? quem? Cale a boca petista! Neste mundo, ninguém presta! Nem eu, nem você. Mas esculhambar com a educação que os pais dão em casa... é uma baita droga!

Anônimo disse...

Esta apologia do Tarso ás drogas é só para massagear o ego de muita gente do povão e assim conseguir mais votos para o PT. Ele que vá incentivar seus filhos e netos a fumar maconha e deixe nossos filhos longe disto! Silvia ( que não vota no PT )

Anônimo disse...

Verdade,caro "Aquiles",às 20:18:

A macanonha emascula até o tico e o teco,os dois neurônios presentes na privada esquedopata(Ops!Cérebro,digo,rsrsrs)!!!


Dizer mais o quê?!


Almirante Kirk

PAU NOS PAULISTAS RACISTAS disse...

sai pra lá paulistinha escroque e brega do chapeuzinho ridiculo

Anônimo disse...

Pior que a amconha e o vicio no PT e genericos.
Já tivemos um ministro da Cultura...
Um ministro do meio ambiente...
Um presidente...
Agora temos um governador...


Joel Robinson

Anônimo disse...

CORREÇÃO:

Verdade,caro "Aquiles",às 20:18:

A maconha emascula até o tico e o teco,os dois neurônios presentes na privada esquedopata(Ops!Cérebro,digo,rsrsrs)!!!


Dizer mais o quê?!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

a proposito : Polibio, aqui esta a foto/montagem perfeita para reportagens sobre Tarso e a maconha: http://www.obairrista.com/noticia&codigo=217

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/