Está tudo pronto para o início das obras de ampliação da pista principal do aeroporto Salgado Filho.
. É que a prefeitura já desimpediu o caminho obstaculizado pelas 3.200 famílias das vilas Dique e Nazaré.
- O anúncio feito no início do ano pela TAP sobre o início dos seus vôos para Porto Alegre não passou de conversa. A TAP não tem autorização para fazer o vôo e nem terá isto tão cedo. A TAP forçou a barra, apostando no prestígio político do governador Tarso Genro (a autorização é atribuição federal).
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4 comentários:
Vai ver que o prestígio dele nem é tanto assim. Daí se ferrou e enganou os gaúchos com essa conversa.
Eu ja tinha comentado na epoca da tal vinda da TAP que tudo era balela, pois alem dos problemas de infra-estrutura do "campo de aviacao" de P.Alegre, que insistem em chamar de aeroporto, nao ha renda e nem demanda que assegure lotar avioes entre P.Alegre e qualquer parte dos EUA ou da Europa. E so voozinho rapido para Buenos Aires, Montevideo e deu. A American Airlines ja tentou no passado fazer isso e se deu mal, tirando os avioes da rota de P.Alegre ligeirinho, fechando, inclusive uma loja sua no saguao do Plaza Sao Rafael!!!
Olha melhor botar uma linha de "Onibus" ligando Porto Alegre à Lisboa.
Um detalhe sobre o Salgado Filho que parece que ninguém da imprensa se deu conta:
www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/4109-1602--infraero-fara-pregao-eletronico-para-instalar-modulo-operacional-no-aeroporto-internacional-de-porto-alegre-rs.html
O quê isso significa? Inicialmente, quando a Infraero divulgou quais seriam os investimentos nos aeroportos para a Copa, POA seria uma das poucas cidades que se veriam livre dos sofríveis MOP's (Módulos Operacionais), pois para POA estava previsto um investimento inicial de R$ 345 milhões para ampliar em 50% a capacidade do terminal do Salgado Filho para a Copa, bem como já ali também foi divulgado que até 2015, ou seja, logo após a Copa, seria entregue uma nova ampliação ao Salgado Filho, maior e mais significativa do que a ampliação da capacidade em 50% prevista para antes da Copa.
No entanto, a Infraero primeiramente resolveu aproveitar a estrutura já existente do antigo terminal, ainda que garantindo que as reformas e ampliações do terminal 1 estavam mantidas.
Só que agora, sorrateiramente, resolveu seguir em POA a tendência adotada em outros terminais da rede, abandonando as reformas e ampliações previstas e optando por construir os módulos operacionais provisórios (que no Brasil, como se sabe, devem se tornar definitivos), sob a alegação de que não há tempo hábil para a construção dos terminais convencionais.
Ninguém se deu conta e nem se noticiou nada no RS, mas com essa adoção agora de um MOP no Salgado Filho, acho que a ampliação da capaidade do terminal 1 em 50%, bem como a outra ampliação pós-copa mixaram. Vamos ter que nos contentar com um puxadinho.
Está tudo errado. A copa em si não vai aumentar significativamente o movimento no país. Ele por si só vai crescer em escala geométrica até lá. Os aeroportos deveriam estar sendo ampliados não se pensando exclusivamente na COPA, que é passageira, e sim no movimento crescente, que cada vez se tornará mais caótico. Os MOP's custam a mesma coisa que um terminal definitivo e não tem a mesma durabilidade e conforto dos mesmos. Como o próprio nome já diz, são provisórios. Esse dinheiro deveria empregado nos terminais definitivos, ainda que, por incometência do governo federal (que desde 2007 sabia que sediaríamos a copa e não fez nada até agora), os mesmos não fiquem prontos para a copa.
Pelo jeito, aeroporto decente só quem usufruirá será a categoria dos políticos corruptos, quando estiverem fazendo check-in ou desembarcando em miami ou na suiça com o nosso suado dinheiro roubados por eles em negociatas.
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