Moacyr Scliar morreu neste domingo, 1h da madrugada, de AVC.

O escritor gaúcho Moacyr Scliar, morto à 1h deste domingo por falência múltipla de órgãos devido às consequências de um acidente vascular cerebral (AVC), tinha 73 anos, desapareceu o mais importante representante da literatura atual do RS. Ele escrevewu mais de um livro publicado para cada ano de vida, em uma ampla gama de gêneros: contos, romances, literatura infanto-juvenil, ensaios.

. Moacyr Scliar morreu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado desde 11 de janeiro. O escritor havia sido admitido no hospital para a retirada de pólipos (formações benignas) no intestino. A cirurgia, simples, havia transcorrido sem complicações. Scliar já se recuperava quando sofreu um AVC – obstrução de uma artéria que irriga o cérebro – de extrema gravidade.

. O escritor nasceu em 1937, no bairro judaico do Bom Fim, em Porto Alegre, filho de José e Sara Scliar – a mãe, professora primária, seria a grande responsável pela paixão do escritor pelas letras: foi ela quem o alfabetizou. Formado médico sanitarista pela UFRGS, ingressou na profissão em 1962. Casado com Judith, professora, e pai do fotógrafo Roberto.

- O editor trabalhou com Moacyr Scliar na década de 70, quando o editor criou a revista-guia Programa. O escritor colaborava com pequenos artigos de 20 linhas, da mesma forma que outros escritores gaúchos que se projetaram nacionalmente, como Luiz Fernando Veríssimo e Josue Guimarães. Todos acabaram frequentando as páginas dos melhores jornais e revistas do Brasil.

9 comentários:

Anônimo disse...

Uma irreparavel perda para a cultura e o intelecto do Rio Grande do Sul!!!

Anônimo disse...

Aos familiares do grande escritor e homem de bem,meus pêsames!


Almirante Kirk

CARLA disse...

JA FOI TARDE SOU MAIS E PARA TODA VIDA MARIO QUINTANA ONDE NUNCA DERAM VALOR MERECIDO...

Anônimo disse...

O Prof Scliar, COMO ESCRITOR, sempre foi sobrevalorizado. A preferência ideológica dele ajudava nisso..bastante. Como professor, foi competente.

Ricardo

Anônimo disse...

UM HOMEM DE BEM.
MEUS PESAMES A SUA FAMÍLIA.

Leo disse...

tudo bem que todo mundo é livre pra dizer o que quiser, mas imagino que a Carla não ia gostar de ouvir um "já foi tarde" direcionado a algum ente querido seu. a preferência por Mario Quintana, ou por quem quer que seja, não nos dá o direito de sermos insensíveis e grosseiros (pra dizer o mínimo) com outras pessoas. Moacyr Scliar pode não ser seu autor favorito, mas era um homem de bem e, acredito, nunca fez nada para prejudicar a nossa amiga Carla. um mínimo de respeito se faz necessário, se não para com o próprio Scliar, para com a família que sofre com a perda.

Anônimo disse...

Subscrevo,caro "Leo",às 07:50!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Correção:

Em vez de "Caro Leo",o correto é Cara Leo!

Perdão,cara "Leo"!


Grato,caro Políbio!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Entrevista com Moacyr Scliar:

"PRESS: Falaste em algumas desilusões. Quais as desilusões na Medicina e na política?

SCLIAR: A grande desilusão da minha geração foi o stalinismo. A revelação daqueles crimes, mais exatamente em 1956 no congresso do Partido Comunista da ex-União Soviética. As pessoas que eram de esquerda ficaram abaladíssimas, não queriam acreditar. Enfim, os erros e crimes descobertos... Já a saúde pública é uma área de atividade em que as pessoas podem ser de partidos diferentes, mas há uma notável unanimidade. De maneira geral, elas coincidem nas opiniões."

Íntegra aqui:
http://www.revistapress.com.br/root/materia_detalhe.asp?mat=44


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/