Neste artigo para o Estadão desta sexta-feira, Joseph Nye, ex-secretário Adjunto da defesa dos EUA e professor de Harvard, adianta o tema que enfocará no seu novo livro, "O Futuro do Poder", ao destacar a extraordinária importância que a atual era da informação exerce sobre os destinos nacionais, como ocorre agora no Egito. Só agora começam a entrar em ação em rede e passam a ser percebidos os efeitos daquilo que Alvin Tofler chama de Terceira Revolução Industrial. Começam a ser percebidos, sobretudo porque ampliaram o maior poder de fogo dos computadores e da telefonia, mas sobretudo da Internet, todos muito mais baratos e mais lpoderosos.
. É o que Nye chama de difusão do Poder. Ele escreve: "A difusão da informação significa que o Poder será distribuído de modo amplo e as redes informais reduzirão o monopólio da burocracia tradicional". As maiores ameaças, avisa o escritor americano, nem sairão mais de exércitos e Países enriquecidos, mas de atores não estatais. Quem tiver o melhor argumento, vencerá.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
5 comentários:
Um contraponto:
"Uma das maiores mistificações destes dias é a história de que a Internet fez a revolução no Egito - e, pois, agitaria todo o mundo árabe, muito especialmente os países que têm governos apoiados pelos EUA.
Como todo mundo, vi uma foto impressionante: milhares de pessoas que protestam na praça param e se ajoelham, cabeça posta ao chão.
Não! Não era para o Facebook, que boa parte nem sabe o que é. Era para Alá. A rede social que os une, vai ficando cada vez mais claro, se chama “Irmandade Muçulmana”. Talvez as redes sociais facilitem a comunicação um tantinho, só isso. Mas não estamos diante de um evento-relâmpago. Uma idéia mantém a praça ocupada, caramba!
Por Reinaldo Azevedo"
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/nao-estavam-rezando-para-o-facebook/
Grato,caro Políbio!
Almirante Kirk
As informações hoje chegam a vários destinos mais rápidos, mas não é a troca destas informações que fazem a mudança. Seguindo o que Alvin está afirmando não teria ocorrido Maio 68, a Revolução Francesa, a Bolchevique,etc.O povo faz a sua revolução rápida, e seus levantes, quando não se aceita mais a opressão.O sentimento de liberdade,a diginidade humana é maior que a velocidade de qualquer meio de informação.
ARMAS DE DOIS GUMES
ESTAS NOVAS FERRAMENTAS (armas de dois gumes),TAMBÉM PODEM SER USADAS PARA PRATICAR POR EXEMPLO, AQUILO QUE DEFINIU PAULO BROSSARD, A RESPEITO DO (DES)GOVERNO LULA:
O MAIOR ESTELIONATO PUBLICITÁRIO
é um conjunto de ações que levou o povo do Egito as ruas, mas nas entre linhas o Reinaldo esta certo.....
Dagui não saio, dagui ningem me tira. Só morto.
Postar um comentário