Veja a cara do novo Senado que poderá sair das urnas neste domingo

Clipping
Site Congresso em Foco - 2/10/2010

Levantamento feito pelo Congresso em Foco com base nas pesquisas eleitorais divulgadas até a manhã de hoje mostra que a taxa de renovação no Senado ficará entre 45,7% e 54,3%. Ou seja, no mínimo 37 e no máximo 44 das 81 vagas de senadores mudarão de dono. Qualquer número dentro desse intervalo é bastante alto, comparado com os percentuais encontrados nas democracias mais avançadas do mundo. Mesmo assim, o Senado deverá ter, desta vez, mais parlamentares reeleitos do que nas últimas eleições em que renovou dois terços de suas cadeiras.


. Nove entre dez analistas têm dado como favas contadas que o PMDB fará a maior bancada de senadores. Não é bem assim. Tanto ele quanto o PT poderão chegar até a 19 senadores, considerando os que ficam, os que serão eleitos e os suplentes que assumirão o mandato no lugar dos parlamentares que se elegerem governadores.O PMDB terá uma bancada de no mínimo 15 senadores. O PT, de pelo menos 12.


. A oposição, quanto a isso ninguém tem dúvidas já há algum tempo, diminuirá de tamanho. Juntos, PSDB, DEM, PV e Psol têm hoje 30 senadores. A partir de fevereiro de 2011, quando os novos senadores tomarão posse, terão de 18 a 28. A bancada do DEM amargará a maior perda, caindo dos atuais 13 parlamentares para algo entre seis e dez.


. Caras novas? Sim, segundo as pesquisas. Entre outras, da jornalista Ana Amélia Lemos (PP-RS) e da advogada Gleisi Hoffmann (PT-PR), que cumprirão seu primeiro mandato eletivo. Também estrearão como senadores políticos tarimbados, como os ex-governadores Aécio Neves (PSDB-MG), Jorge Viana (PT-AC), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Eduardo Braga (PMDB-AM) e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP). O número de mulheres senadoras deverá permanecer próximo ao atual (de nove a dez; hoje, são nove).

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/