Chefe de gabinete de Lula vira réu em ação sobre propina

Clipping
Estado de S. Paulo - 23 de outubro de 2010
Uma decisão da Justiça traz de volta um fantasma que acompanha o PT e transforma em réu o partido e o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. O assessor e o PT viraram réus num processo em que são acusados de participar de uma quadrilha que cobrava propina de empresas de transporte na Prefeitura de Santo André para desviar R$ 5,3 milhões dos cofres públicos. O esquema seria o precursor do mensalão petista no governo federal.

Na segunda-feira, a Justiça tomou uma decisão que abre de vez o processo contra os envolvidos. A juíza Ana Lúcia Xavier Goldman negou recursos protelatórios e confirmou despacho em que aceita denúncia contra Carvalho, o próprio partido, outras cinco pessoas e uma empresa. A juíza entendeu, no primeiro despacho, em 23 de julho deste ano, que há elementos suficientes para processá-los por terem, segundo a denúncia, montado um esquema de corrupção para abastecer o PT. "Há indícios bastantes que autorizam a apuração da verdade dos fatos por meio da ação de improbidade administrativa", disse.

Segundo a ação, o hoje assessor de Lula transportava a propina para o comando do PT quando ocupava a Secretaria de Governo do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, que era um dos principais coordenadores da campanha presidencial de Lula e foi assassinado em janeiro de 2002 - supostamente porque não aceitou que parte da propina enriquecesse os envolvidos. O dinheiro, aponta a investigação, serviu para financiar campanhas municipais, regionais e nacionais do PT. Por isso, o partido também responderá ao processo. O Ministério Público quer que o petista e os demais acusados devolvam os recursos desviados e sejam condenados à perda dos direitos políticos por até dez anos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Polibio

depois dessa notícia e a reportagem da Veja, o Streck tem que bater firme na mesa do Fernando Henrique - chegou a hora dele entrar em cena no programa eleitoral.

Para mostrar as diferenças - entre as virtudes republicanas, sobretudo a ética, do seu governo, e o patrimonialismo imundo do lulo-petismo...

Mordaz disse...

A matéria equivoca-se ao atribuir este o primeiro propinoduto do PT. Na verdade o primeiro foi descoberto no Governo Olívio Dutra, pelo Clube de Seguros da Cidadania, que lavava o dinheiro do jogo do Bicho. Era operado pelo DIÓGENES JOSÉ CARVALHO DE OLIVEIRA ("LEANDRO", "LEONARDO", "LUIZ" e "PEDRO") , o assassino do Cap Charles Rodney Chandler na frente da família. Ele foi denunciado e gravado usando o nome de Olívio pressionando os delegados para deixarem os bicheiros trabalharem livres pois contribuíam para o partido. (lembre o mesmo com Waldomiro Diniz com Carlinhos Cachoeira) A sede do PT do Rio Grande do Sul foi alvo de CPI na Assembléia Legislativa do Estado, em 2001. Como o processo envolvia o Governador, foi enviado para o STF, onde se diz que Nelson Jobim, presidente da corte na época, arquivou o processo contra o esquema. Hoje Nelson Jobim ocupa o Ministério da Defesa num absurdo troca troca de poderes sem independência! Aqui se faz, aqui se é recompensado!
.
Ao contrário do que diz Dilma, o PT não investiga, o PT não pune, o PT corrompe e protege! O PT fez, o PT fará!

CONSTANTINO disse...

No 1º turno em comício em Curitiba realizada pelo Lula e Dilma para o candidato Osmar Dias, Lula levou e distribui 50 milhões para o PDT. Hoje é voz corrente no Paraná que houve essa distribuição, porque até alguns prefeitos eram a favor de Serra. Como perderam a eleição começou a surgir a verdade. Esse é partido dos petralhas!!!

Em tempo: Lulinha comprou numa fazenda no sul do estado de São Paulo, uns dias atrás, 10.000 cabeças de gado e pagou a vista (deve ser para a festa da Dilma no palácio alvorada)!!

Anônimo disse...

NÃO DÁ NADA.
NÃO TEMOS JUDICIÁRIO.
A TURMA ESTÁ EM BAHAMAS, CURTINDO.

Anônimo disse...

Garanto que o MST jamais invadirá a fazenda do Lulinha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/