Empresários sofrem "ameaças veladas" do PT

Artigo - O tom do recado
29 de setembro de 2010
Jornal O Globo, por Míriam Leitão


A pergunta feita a um empresário, numa conversa com várias pessoas, foi: "É verdade que emissários do PT telefonam para empresas avisando que sabem quem não está fazendo doações para a campanha?" O empresário respondeu: "Para mim, telefonaram e foram pessoalmente dizer que notaram que eu não tinha feito doação na última eleição nem tinha feito ainda nesta."

Eu ouvi essa conversa estarrecedora. Esse tipo de encaminhamento do pedido de doação, se estiver generalizado, é uma forma de ameaça. A frase: "Notamos que você não fez doação na última eleição e ainda não fez nesta" pode ser entendida pelo que está embutido: estamos de olho em você.
O Estado, hoje, é quem concede a maioria do crédito; o BNDES aumentou de forma extravagante suas concessões de empréstimo subsidiado e a arbitrariedade de suas escolhas dos "campeões", que o faz negar créditos a alguns e conceder em excesso a outros que, na visão do banco, estão mais aptos a vencer a competição global. A mistura é explosiva: de um lado, um Estado com poder de vida e morte sobre as empresas; de outro, emissários do partido do governo com uma ameaça embutida na formulação do pedido.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

6 comentários:

Anônimo disse...

E a FIERGS está apoiando esta gente? O que fazem os filiados coardes que não reagem contra as decisões do tigrão??

Anônimo disse...

E tudo isso passando pela Casa Vil.

Arno Edgar Kaplan disse...

Este tal Estado, de poder de vida e morte, sobre as empresas, nós cidadãos, precisamos eliminar...

Anônimo disse...

Qual a diferença da venda de "proteção" dos narcotraficantes, de milícias ou da máfia siciliana? Nenhuma, todos são criminosos, isto é fato tão claro como um dia de sol, menos para aquelas instituições que deveriam defender uma democracia. Aqui temos um arremedo chavo-lulista típico das piores repúblicas bananeiras.

Fernandez disse...

Impressionante, assustador, e acima de tudo, desalentador.
Será que ainda existe, neste país asfixiado pelo corrupto e gigantesco estado petista, alguém para aplicar a trindade: “fiscalização, punição e transparência?

Anônimo disse...

Quem exerce este tipo de achaque e extorsão é a MÁFIA ITALIANA. Parece uma certa organização partidária tomou este exemplo nada ortodoxo como prática trivial - em determinados momentos não sabemos se é uma organização partidária legalmente constituída ou é uma organização criminosa travestida de organização partidária - para extorquir aqueles que mediante trabalho e esforço conseguem algum sucesso na vida.
Onde estão a PF e o MPF, com suas aparições apoteóticas, para dizer algo a respeito deste assunto?????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/