TRE do RS e de mais três estados rejeitam Lei da Ficha Limpa

Pelo menos quatro TREs (Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Tocantins) deixaram de aplicar a Lei da Ficha Limpa no julgamento das candidaturas de políticos que pleiteiam cargos nesta eleição. Os tribunais eleitorais vêm considerando alguns trechos da lei inconstitucionais. Para advogados, a falta de consenso quanto à lei coloca em risco as eleições, devido à insegurança jurídica vigente.

. A maior controvérsia é quanto à inelegibilidade de candidatos que tenham sido condenados antes da promulgação da lei. Para muitos juízes eleitorais, a lei não pode retroagir para prejudicar alguém - diferentemente do entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que disse que a Ficha Limpa valeria para condenações anteriores.







3 comentários:

tcheqmate disse...

A ficha limpa NÃO ESTÁ RETROAGINDO. Ela não vai valer para as eleições anteriores. Ninguém vai ter que devolver o dinheiro que ganhou com os mandatos de eleições passadas.

A FICHA LIMPA SÓ VALE PARA ESTA ELEIÇÃO EM DIANTE.

O arqumento nefasto destes perigosos candidatos, é que além de serem ficha suja ainda por cima criam esta instabilidade jurídica, justamente por terem voz.

O que está sendo considerado é o currículum do candidato, para avaliar, mas não se está retroagindo os efeitos da lei.

Daqui a pouco estes bebuns eleitos vão estar argumentando em barreiras policiais que a cerveja que o vinho que beberam foi comprado antes da vigência da lei, e a lei não pode retroagir.

.
.
.
.

.. mas ai a policia pode baixar o cassetete dizendo que aquele tacape é pré-histórico ???

CAMBADA DE PICARETA, FICHA SUJA E GERADOR DE INSTABILIDADE JURÍDICA !!!

Lei tem que cumprir.

José Gomes disse...

O STF não tem coisa alguma adizer? Só se for questionado e deixar para responder daqui a cinco ou seis anos? Mas são muito rápidos para pedir aumento de salário. Estão querendo mais de 14% de aumento já agora e passar para R$ 30.000,oo de salário, cujo efeito cascata vai nos impor mais 445 milhões de impostos para pagar a essas MARIAS ANTONIETAS. Belíssimo! Isto os PELEGÕES do PT, da CUT, da UNE e dos sindicatos PELEGOS não consideram uma afronta ao cidadão brasileiro. Se fosse em um governo do PSDB ou do DEM já estariam queimando livros em praça pública contra os neo-liberais.

Anônimo disse...

Interessante o discurso adotado pela Maria Baldeação do Rosário. Conforme a imprensa oficial PTralha (RB$/ZH e Correio do Povo) a "coitadinha" foi defenestrada por que "ficou com dívidas de campanha o que não é crime algum". Omitem e escamoteiam que o cerne da questão tem a ver com a prestação de contas. Um exemplo: uma nota ou um recibo de criação de uma página para o site da candidata no valor de R$ 60.000,00. Dá prá se fazer isto por sessenta vezes menos!
Os PTralhas sempre tropeçam nestes detalhes de recursos não contabilizados e que tem a ver com notas fiscais e recibos super ou subvalorizados de acordo com a ocasião e circunstâncias. O DNA contábil dos PTralhas deveria ser objeto de um profundo estudo acadêmico.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/