Lula sobre os royaltes: "Está na mão do Congresso Nacional"

O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira, na Jordânia, que não vai interferir na decisão do Senado sobre a partilha dos royalties da produção de petróleo na camada pré-sal. "O presidente da República já apresentou o projeto. Está na mão do Congresso Nacional. O Congresso que resolva o problema", afirmou, referindo-se à aprovação, pela Câmara dos Deputados, da emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que estabelece a divisão igualitária dos royalties entre Estados e municípios.

. "Eu já cumpri a minha parte. Apresentei (a proposta sobre o tema) como o resultado de um acordo. A bola agora está com o Congresso", afirmou, pouco antes de embarcar de volta ao Brasil.

Quem viver, verá.

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, desde que a Petrobrás foi criada, foi mantida com o dinheiro de todos os brasileiros, isto não é discutível, é ponto pacífico. Ela foi criada para dar combustíveis ao Brasil. Quanto aos royalties gerados por petróleo em terra, onde as pessoas vivem, comem e dormem, também é ponto pacífico. O petróleo do pré-sal ser este ainda etéreo, oculto e misterioso, verdadeiro El Dorado está a centenas de quilômetross da costa, em águas territoriais brasileiras, isto é ponto pacífico. Os custos de extração deste petróleo serão altíssimos, isto é ponto pacífico. Pergunto, é justo todos os estados brasileiros pagarem todo este custo para somente alguns se beneficiarem de seus lucros? Qual o custo que o Rio de Janeiro tem para obter estes royalties? Nenhum. O Brasil é uma federação?
Um exemplo sobre injustiças que Sérgio Cabral usufrui e nunca combateu. O RS pela sua vocação tem alta produção agrícola e que, para bem do Brasil é em boa parte exportada. Os leitores conhecem a Lei Kandir? Nós recebemos uma fração mínima de retorno em relação a toda a receita gerada pelas nossas exportações, temos que mendigar em Brasília para receber centavos, apesar de gerar bilhões por ano e bilhões gerados por trabalho de pessoas, por empresas que correm riscos, por iniciativa privada forte, por empreendedorismo extremo, isto é líquido e certo, não há favores, apenas competência e trabalho, nós somos formigas. Sérgio Cabral e seus apoiadores são cigarras, à moda da fábula de Esopo, nada faz, nada produz mas quer ter todas as vantagens. Sugiro que compre então a Petrobrás, aí ele vai faturar o que quiser, mas vão ter que trabalhar, correr riscos para gerar renda. Acabou o Brasil com mamatas de mão beijada.

Anônimo disse...

Sergio Cabral está fazendo terrorismo com o tema. Esquecendo que o estado do Rio já existia antes dos royaltes da Petrobrás. Agora, se o estado ficou inviável por conta de um dinheiro que não entrará mais, é preciso fazer uma bela auditoria nas contas públicas do RJ. Afinal isto é sintoma de que o Governador Falastrão já gastou muuuuuuiiiiito mais do que efetivamente poderia. A distribuição dos lucros do petróleo com todos os estados e municípios é mais do que justa. Afinal, para que serve uma estatal (NACIONAL)? Se ela é só do governo do Rio e do Espírito Santo, então está mais do que na hora de todos os brasileiros saberem que foram otários ao permitir que seu suado dinheiro fosse investido na Petrobrás, que era só e exclusivamente para beneficiar os estados do RJ e ES.

Anônimo disse...

Esta história dos royalties gerou uma história no mínimo curiosa, os narcotraficantes cariocas estão apoiando Tarso Genro, finalmente ele conseguiu uma aliança de "peso", terá o apoio dos eleitores....cariocas! Tô com medo de fraude, vai ter mais votantes do que eleitores registrados na próxima eleição, os apoiadores de Tarso são mestres em mamatas!

Anônimo disse...

Porque o pessoal esta brigando tanto pelo pre-sal do Aiatolula que esta a mais de 10 mil metros no fundo do mar e sem dinherio para se buscar o mesmo. O unico pre-sal do Lula51 real e o que ele usa para as picanhas la na Granja do Torto ond eele ja chega sempre "torto"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/