Sebástian Piñera derrota candidato governista e é o novo presidente do Chile

O candidato governista de centro-esquerda Eduardo Frei reconheceu sua derrota para o direitista Sebastian Piñera no segundo turno das eleições chilenas deste domingo.

. "Quero felicitar Sebastián Piñera. A maioria dos chilenos lhe deram sua confiança para que conduza os destinos do país pelos próximos quatro anos, e desejo êxito em sua gestão", disse o candidato derrotado.

. De acordo com a segunda parcial das eleições, Piñera tem 51,6% dos votos e Frei tem 48,38%, com 99% das urnas apuradas.


. Aos 60 anos, Piñera é economista e fez mestrado e doutorado na mesma área. Ele trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), atuou como professor universitário. e já foi senador e presidente do seu partido. Piñera é um dos homens mais ricos do Chile, proprietário de uma rede de televisão, detentor de partes da companhia aérea LAN e com investimentos variados nos setores de minerador, imobiliário e de saúde.

11 comentários:

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ESSA VITÓRIA DAS FORÇAS DEMOCRÁTICAS DO CHILE, PERMITE DIVISAR O QUE VAI OCORRER NO BRASIL, NAS NOSSAS ELEIÇÕES DE 2010. ASSIM COMO FOI POSSÍVEL A VITORIA DE PIÑEDA, NUM PAÍS ONDE A IDEOLOGIA COMUNISTA É MUITO ATUANTE, SERÁ POSSÍVEL, TAMBÉM, LEVARMOS SERRA À PRESIDENCIA DA REPÚBLICA E DERROTARMOS OS PARTIDOS COMUNISTAS, COM MAIOR VANTAGEM QUE A OCORRIDA NO CHILE. VIMOS BATENDO NA TECLA DE QUE A VITORIA DE NOSSAS FORÇAS, CONTRA O EIXO DO MAL, LEVARÁ À DERROCADA O FAMIGRADO PROGRAMA DO "FORO DE SÃO PAULO", LIVRANDO A AMERICA LATINA E CARIBE, DE SE TRANFORMAREM NUMA NOVA UNIÃO SOVIÉTICA, CONFORME OS DITAMES DE LULA, FIDEL CASTRO, H.CHAVEZ, KIRCHNER, MORALES, LUGO, CORREA E OUTROS CAVALEIROS DO APOCALIPSE COMUNISTA. NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE OS COMUNAS FORAM RESPONSÃVEIS PELA MORTE DE MILHÕES DE SERES HUMANOS, POR ONDE FORAM E SÃO PODER (URSS, POLONIA, ALEMANHA, CHECOLOVAQUIA, CUBA, COREIA DO NORTE, MOÇAMBIQUE E TANTOS OUTROS PAÍSES. A VITÓRIA DE PIÑEDA FAZ PARTE DA NOSSA VITÓRIA. VIVA AS FORÇAS DEMOCRÁTICAS DO CHILE.

Arno Edgar Kaplan disse...

Empresário, o homem. Melhor assim, do que fora, um doidivanas qualquer...

Anônimo disse...

gente cilizada e país harmônico é outra coisa.

Anônimo disse...

Como é bom ser de direita!!
A esquerda raivosa no Brasil deve estar espumando (principalmente os petralhas e os psolistas).
O Chile é o melhor país da América Latina. É uma verdadeira Nação. Muito diferente da república bananeira, sindicalista, parasita e corrupta em que o PT transformou o Brasil e pretende continuar afundando o país através de mais corrupção. O PT não aceita a alternância no Poder. Eles pretendem um país de partido único, ou de partidos corruptos que o partido possa comprar.
O candidato Eduardo Frei, de centro-esquerda, foi elegante em reconhecer a vitória de seu adversário e cumprimentá-lo por isto. Infelizmente deu a entender, como os petralhas aqui no Brasil, que o Chile começou em 1990. É óbvio que o Chile melhorou nos últimos anos, graças as bases implantadas por Pinochet na economia chilena. O Brasil também melhorou nos últimos anos na sua economia, mas as bases foram plantadas pelo governo anterior. O Brasil não começou em 2003.
Pinochet fez 3 coisas fundamentais: privatizou tudo (ou quase tudo), inclusive a previdência social (aposentadorias), abriu a economia - antes de promover a abertura política (diferente do que fizeram os militares no Brasil, para azar nosso) e , principalmente, acabou com todos os comunistas.
Já no Brasil, os terroristas, sequestradores, assaltantes de bancos e assassinos chegaram ao poder pelo voto e ainda continuam com o objetivo de implantar a sua ditadura, transformando o povo brasileiro refém de um partido único. Usaram a democracia para chegar ao poder, mas pretendem destruí-la. Está se vendo no 3º PNDH quais são os verdadeiros objetivos. Acabar com a liberdade de imprensa; inverter os papéis na questão da propriedade (daqui para frente é o executivo que vai dizer se a invasão de propriedade é legal ou não - jogando no lixo o Estado de Direito) acabar com a exposição pública de imagens (certamente vão pretender demolir o Cristo Redentor) e mais outros absurdos que só psicopatas terroristas tem coragem de pretender.
Que sirva o exemplo do Chile para o Brasil. Pelo menos aqui, vamos eleger alguém de esquerda mais parecido com os chilenos (já que não há candidato de direita) , que tem competência comprovada e que certamente vai acabar com a roubalheira desenfreada que tomou conta do governo federal.
É hora de tirar o PT do governo. Eles não tem autoridade moral e intelectual para governar o Brasil por mais quatro anos. O PT não chega aos pés da esquerda chilena. Basta comparar o nível daqueles políticos com Lula, Dilma, José Dirceu, Franklin Martins, Paulo Vannuchi, Tarso Genro, Luiz Dulci, Luiz Gushiken e seus ilustríssimos aliados: Sarney, Collor, Jucá, Renan Calheiros, Jáder Barbalho.
O PT é sócio das FARC, é aliado de Chávez (que está destruindo a Venezuela), do índio cocalero Morales, do corrupto Rafael Correa e amigo de ditadores assassinos como Ahmadinejad do Irã e Omar Hassan al-Bashir, ditador assassino do Sudão , que matou 300.000 compatriotas na região de Darfur.

Anônimo disse...

Países desenvolvidos estão dando as costas para os bufões de esquerda. Mas só países desenvolvidos...

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ESSE ANÔNIMO, DAS 09:12, FAZ UMA CRÔNICA EXCEDLENTE. DEVERIA MERECER A POSIÇÃO DE RELEVO, EM NOSSO BLOG, ISTO É, COMO OPINIÃO DO LEITOR.
FICA AÍ, A MINHA SUGESTÃO AO MEU EDITOR, POLÍBIO BRAGA. E VIVAS AO POVO CHILENO.
ALMIR DUARTE DE OLIVEIRA
COMENTARISTA DE SÃO PAULO

Anônimo disse...

Vocês acreditam que José Serra é de direita? ou mais "direita" que Lulla?
São farinha do mesmo saco, com a diferença que Serra não quer se expor agora para não perder os votos que farão a diferença.
O Chile prova ser o único país (verdadeiramente) democrático da América do Sul.
Falta-nos um candidato que realmente goste da democracia e não tenha planos de transformar o Brasil numa ditadura de esquerda.

Anônimo disse...

Cruzes! Teu público é doente! O Chile não tem tanto idiota assim, como aqui, do naipe dessa tua gentalha. Nossos parentes, no Chile, votaram meio a meio: e eu votaria no Piñera. Mas o Frei é igualmente um ótimo Presidente. Sua gestão foi magnifica. E em 2014 teremos um belo confronto de ideas, quando bachelet vai disputar com Piñera. Fico com este, mas até lá ele tem que mostrar trabalho, más que Bachelet, que foi ótima. Isso é o Chile!

Anônimo disse...

Muito bom o comentário do "Anônimo",às 09:12!!!

A população brasileira é,esmagadoramente,de Direita,católica(cristã),Conservadora;logo,cadê os partidos de Direita,com seus respectivos políticos direitistas,para representá-la???!!!ATÉ QUANDO???!!!

CADÊ A DIREITA DESTE PAÍS,P****???!!!



KIRK

Anônimo disse...

Muito bom o comentário do "Anônimo",às 09:12!!!

A população brasileira é,esmagadoramente,de Direita,católica(cristã),Conservadora;logo,cadê os partidos de Direita,com seus respectivos políticos direitistas,para representá-la???!!!ATÉ QUANDO???!!!

CADÊ A DIREITA DESTE PAÍS,P****???!!!



KIRK

Anônimo disse...

"Vocês acreditam que José Serra é de direita? ou mais "direita" que Lulla?
São farinha do mesmo saco, com a diferença que Serra não quer se expor agora para não perder os votos que farão a diferença.
O Chile prova ser o único país (verdadeiramente) democrático da América do Sul.
Falta-nos um candidato que realmente goste da democracia e não tenha planos de transformar o Brasil numa ditadura de esquerda.

18 de janeiro de 2010 11:20
"


SUBSCREVO!!!

Falta-nos um PARTIDO POLÍTICO de DIREITA,com POLÍTICOS comprometidos com o ideário de Direita,Católico,Conservador,Reacionário etc!!!

Como já firmou o filósofo Olavo de Carvalho,com muita propriedade,diga-se,quando houver,DE FATO,um VERDADEIRO PARTIDO de DIREITA,com VERDADEIROS políticos de DIREITA<aí sim,a população brasileira,em peso,dar-lhe-á a mais estrondosa vitória,fazendo os comunistas bananieros enfiarem o rabo entre as pernas,rumando para casa:o Inferno!!!

Até lá,ainda teremos que padecer o inferno,escolhendo dentre os atuais esquerdopatas o menos deletério dos esquerdistas bananeiros...



KIRK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/