PSDB nacional apóia reeleição de Yeda. Feijó vai renunciar.

A revista Veja deste final de semana, na coluna Panorama, página 46, abrkiu o seguinte título: "Yeda parte para o ataque". A nota abre com um comentário do jornalista Felipe Patury, segundo o qual Yeda deveria renunciar para apoiar o PMDB, mas informa que ela não fará isto. Diz a nota:

- Ela (Yeda) exigiu ao presidente do PSDB, Sérgio Guerra, uma pesquisa feita no Estado (Methodus) que lhe dá 12% das intenções de voto, contra os 5% registrados pela DataFolha. Na conversa, cobrou veto imediato à sua candidatura ou apoio irrestrito. Levou o segundo.

. A governadora, que esteve neste sábado em Curitiba participando das cerimônias fúnebres de sepultamento da dra. Arns, reafirmou durante a semana, em Caxias, na Randon, que é candidata à reeleição. O editor falou com Yeda na sexta-feira de manhã e constatou que é isto mesmo, mas anotou que outros cenários estão abertos para ela, o que é uma novidade.

- Caso o vice-governador Paulo Feijó realmente se candidate a deputado estadual, como tem reafirmado o DEM, ele só poderá fazer isto se renunciar. Isto seria o melhor dos mundos para Yeda, porque a libertaria do jugo imposto pela presença do vice ao seu lado. Pelo menos duas consequências ocorreriam: 1) Yeda poderia se deslocar mais facilmente, inclusive para Washington, onde tentaria receber a parcela faltante do empréstimo do Banco Mundial. 2) Yeda poderia também renunciar e disputar uma cadeira na Câmara e no Senado. Neste caso, assumiria o governo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, já que depois de Feijó, na linha de sucessão, está o deputado Giovani Cherini, do PDT, que está impedido de assumir o Piratini porque também ele é candidato (deputado estadual).

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Políbio. Acho que não procede a informação da becessidade de desincompatibilização. É entendimento do TSE que em consulta disse Vice-presidente da República, vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e vice-prefeitos municipais podem candidatar-se a outros cargos estando no pleno exercício de seus mandatos, desde que não venham a substituir ou suceder os titulares nos seis meses anteriores ao pleito (§ 2o do art. 1o da LC no 64/90). (...)" NE: O vice-prefeito que substitui ou sucede o prefeito nos seis meses anteriores à eleição pode se candidatar a prefeito, conforme Ac. no 17.568, de 3.10.2000.
Assinado: Julio Cesar Mahfus

JVS9999 disse...

O Editor confirmou o que eu havia dito a alguns dias atrás.
A governadora era candidata e ponto.
Agora só falta mais um movimento, Yeda cresce e apoio a Fogaça diminui, assim a aliança, será caminho natural, PMDB e PT no RS é agua e oleo, não se misturam.

Ao confirmar a candidatura a governadora vai mostrar a que veio e o RS serio e silêncioso irá responder nas urnas, reeleição é fato, primeiro turno é bônus.

E sem o peso morto do Feijo e suas sombras, vai ficar mais simples de fazer o trabalho certo e justo.

Anônimo disse...

O Feijó renunciando? Estou pagando pra ver... como sempre. E Governadora não tem que tirar o time de campo, e se refugiar na camara ou senado, tem mais é que ir pra rua e chutar o balde, escancarando as PTfarias que aconteceram no Estado, para que o povo tenha a exata noção (ainda desconhecida) de quão danoso o PT é, de quão lesivo aos interesses reais do RS. É hora de virarmos a nossa sina nessa história do Brasil. Precisamos manter quem tem competencia nos cargos onde realmente produzem bons feitos e bons serviços a nossa sociedade. Afinal, isso não é coerência e bom senso?

Olga disse...

UFA!!! Até que enfim o bom senso prevalece.Sei que será um calvário para essa senhora enfrentar essa campanha quando poderia ser deputada tranquilamente,mas espero que ela nos dê a honra de tê-la novamente como governadora para que prevaleça o bem do Rio Grande.

N67 disse...

Esse feijó quinta coluna plantada pelos petralhas na campanha da Yeda. Nunca na história desteestado um vice-governador foi tão inimigo do governador qto esse despreparado feijó(não merece maiúscula). Pior do que elle é esse sinistro da injustiça e sua KGB(PF) atacando os adversários do PT. Mas "elles não passarão". Meus parabéns anônimo das 12,57 disseste tudo sobre essa quadrilha do pt.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/