Entrevista - Governo tem que liberar pulverização por avião

ENTREVISTA
Governo tem que liberar pulverização por avião
Luiz Carlos Heinze, deputado Federal do PP do RS

Que lei é esta que impede a pulverização aérea das lavouras ?

Uma Portaria do Inmetro, de 2008, que nunca “pegou”. A Portaria exige que caminhõe-tanques especiais transportem a gasolina para os aviões.
Essa Portaria não era cumprida ?
O Inmetro quer porque quer que ela seja cumprida bem na hora errada, ou seja, quando mais a lavoura precisa de herbicida, fungicida, inseticida e uréia, porque com este tempo, só de avião para aplicar com precisão.
Mas não dá para esperar ?
Não tem como esperar. Nas lavouras de arroz e de soja, um dia faz uma diferença enorme e significa colher bem ou fracassar.
Muita lavoura depende da pulverização aérea ?
50% a 60% da lavoura do RS. Nos outros Estados o drama é igual.
Falta gasolina de aviação ?
Não é isto, não. A Refap, aqui no RS, tem a gasolina. O problema é que as empresas transportadoras não possuem este tipo de caminhão-tanque especial. As próprias empresas nos apóiam.
Qual é a solução ?
Flexibilizar agora e implementar na próxima safra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se alguém quiser fazer uma pulverização de esterelizantes sobre a população brasileira, sou piloto e faço o trabalho sem cobrar. Só pelo prazer de participar do fechamento de fábricas de eleitores para populistas. Se for no Haiti então, nem se fala! Vou com prazer...

Anônimo disse...

Mais um incompetente reclamando. Dois anos não foram suficientes para se adequar a portaria? Esse é mais um acostumado a mamar nas tetas do Estado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/