Brigada emite nota e avisa que tiro mortal não partiu da tropa
A Brigada Militar emitiu a nota a seguir, contando a sua versão sobre os incidentes de São Gabriel. O comandante esclarece na nota que o ativista atingido foi morto com bala proveniente de arma de calibre 12, as mesmas usadas por parte da tropa, mas avisou solenemente que nem um só brigadiano usava munição letal, o que remete à hipótese de que o tiro mortal partiu de agente ainda não identificado
Nota oficial do Comando-Geral da Brigada Militar
O Comandante-Geral da Brigada Militar, diante dos fatos ocorridos durante a execução da operação policial que atendia o cumprimento de determinação judicial de reintegrar a posse da Fazenda Southal, em São Gabriel, vem a público esclarecer o que segue:
1 - A Brigada Militar lamenta a morte ocorrida.
2 - Apesar da negociação tentada durante dias para desocupação pacífica, na data de 21.08.09, houve o cumprimento da missão com resistência e confronto.
3 - Na avaliação que se seguiu, após a realização da operação, constatou-se erro na execução da operação, na medida em que o planejamento do Comandante-Geral não foi seguido na íntegra.
4 - Houve instrução preparatória do Comando da tropa executora da operação, para os efetivos envolvidos, onde foi reforçada a determinação de uso exclusivo de munição não letal, atos estes acompanhados por representantes do Ministério Público e Conselho Tutelar.
5 - Todas as etapas técnicas e doutrinárias que precedem a ação propriamente dita (a reintegração) para este tipo de evento, foram executadas na íntegra, tais como: constituição da tropa, progressão no terreno, cerco, demonstração de força e pedido de atendimento da ordem judicial.
6 - Consumado o ato formal do oficial de justiça (leitura do mandado judicial), foi concedido prazo para o cumprimento da ordem de forma espontânea pelos invasores.
7 - Não havendo cumprimento, passou-se à execução da reintegração através do rompimento da barricada que bloqueava o acesso ao interior da fazenda, a qual era constituída por pedras, paus, lanças e armadilhas típicas de guerrilha.
8 - A tropa ingressou no local conflagrado, onde encontrou forte resistência por parte dos invasores, ocorrendo o confronto, com feridos e infelizmente uma pessoa morta.
9 - Diante do ocorrido, foi instaurado o competente Inquérito Policial Militar, sob a presidência do Corregedor-Geral da Brigada Militar, o qual apurará as circunstâncias desse confronto.
10 - Já foram identificados os Policiais Militares que manusearam armamento de mesma característica e calibre, que preliminarmente foi apontado como o causador do óbito (calibre 12), cabendo ao encarregado do inquérito a identificação da autoria. No entanto, foi sumariamente sindicado junto aos Policiais Militares que usaram este tipo de armamento e todos foram unânimes em afirmar o uso de munição não letal, bem como confirmam o recebimento da ordem para tal procedimento.
11 - Foi solicitado e atendido pelo Ministério Público Estadual o acompanhamento da investigação, junto ao encarregado do inquérito, de promotor público, sendo indicada a Dra Ivana, da comarca de São Gabriel.
12 - Armamentos, munição e imagens relacionadas ao fato, foram apreendidas, lacradas e entregues ao encarregado do IPM.
13 - O Governo do Estado determina que se dê o apoio e lamentando a perda, dará o suporte necessário à família da vítima.
Cel. JOÃO CARLOS TRINDADE LOPES
Comandante-Geral da Brigada Militar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Quem enfrenta a polícia, ainda mais num caso como esse, em cumprimento de ordem judicial, com ampla divulgação, à luz do dia, dado tempo para se retirar, etc. TEM MAIS É QUE LEVAR CHUMBO. Seja lá quem foi que deu o tiro, meus parabéns.
Eu que lamento ter sido só um.
Só falta a Zero Hora fazer uma reportagem especial contando a vida do "anjinho"...quem sabe, com um pôster encartado.
Caro Polibio,meu nome é Leonardo Leal de Lima e tenho 20 anos.Venho acompanhando o seu blog há um bom tempo e reparo que o sr. É O ÚNICO que mete chumbo grosso nessa quadrilha esquerdista recalcada viúva do muro de Berlim e que fala toda hora em''democracia isso''ou ''democracia aqulo''e depois ficam BABANDO OVO DO FIDEL E DO KIM IL-SUNG(vide Raul Pont,arrrrrgghhhhhh... e o Raul Carrion,arrrrgghhhhh...).O seu colega Rogério Mendelski também mete o pau neles de vez em quando,mas quando aquele boçal do Juremir Machado da Silva começa a encher o saco no programa dele e ele(Mendelski)não da resposta nenhuma,já largo de mão.Quanto a esse episódio da morte do cara do MST(onde são seres descartáveis,pois são marginais)o que voce faria se tu estiver armado e vem um marginal destes com foice,pecheira,pau em cima de ti?Iria se defender,não?Pois os pulhas da esquerda e da ZH não sabem disso...
Qual pessoa de bem anda armada??????
O Estado tem que fazer valer sua força.
Ou prevalece o Estado ou as forças que atentam contra ele, contra instituições democráticas.
CARLOS, PASSO D'AREIA.
O MST é a coisa mais inútil do mundo, nada produzem e ainda são contra o agronegócio.
Os esquerdistas são partidários até a morte daquele pensamento de que "os fins justificam os meios" ,o que eles querem é o poder. Nada nos garante de que o tiro tenha vindo de fora das tricheiras dos invasores, é perfeitamente plausível que, tendo em vista o modus operandi deste grupo terrorista, que o tiro tenha sido dado por um deles mesmo para tentar criar um "mártir". Acredito mais que um cachorro faminto não coma um bife do que um esquerdista não seja intencionalmente feito de vítima pelos próprios "companheiros".
vOCÊS VÃO TER UMA SURPRESA NA HORA QUE SOUBEREM (OU SERÁ QUE JÁ SABEM?) QUEM PUXOU O GATILHO...
Por falar em Zero Hora, eles são profissionais em públicar tudo que não seja verdade, até a previsão do tempo. Ainda bem que não acredito neles, aonde está a neve e o zero grau????
AGORA SÓ FALTA A ZERO HORA PUBLICAR QUEM DEU TIRO FOI A GOVERNADORA....OU ALGUÉM DO MISTÉRIO PÚBLICO FAZER UMA OUTRA COLETIVA JUNTO COM A RBS...
MAS O ALVO DELLES "rbs" E A GOVERNADORA... Por falar em Zero Hora, eles são profissionais em públicar tudo que não seja verdade, até a previsão do tempo. Ainda bem que não acredito neles, aonde está a neve e o zero grau????mintiram pra vóvó...
Em país do primeiro mundo esta ação policial estaria perfeitamente justificada, a policia militar estava realizando uma operação legal de reintegraçao e houve resistencia. Aqui "neshte páizh" a policia é condenada por agir!
E depois reclamam dos indices de criminalidade.
http://www.desarmamento.com/
Fatos da História para quem esqueceu, ou nunca soube:
Em 1929, a União Soviética desarmou a população ordeira. De 1929 a 1953, cerca de 20 milhões de dissidentes, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Em 1911, a Turquia desarmou a população ordeira. De 1915 a 1917, um milhão e meio de armênios, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Em 1938, a Alemanha desarmou a população ordeira. De 1939 a 1945, 13 milhões de judeus e outros “não arianos”, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Em 1935, a China desarmou a população ordeira. De 1948 a 1952, 20 milhões de dissidentes políticos, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Em 1964, a Guatemala desarmou a população ordeira. De 1964 a 1981, 100.000 índios maias, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Em 1970, Uganda desarmou a população ordeira. De 1971 a 1979, 300.000 cristãos, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Em 1956, o Camboja desarmou a população ordeira. De 1975 a 1977, um milhão de pessoas “instruídas”, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados."
Fonte:Aragão - seção comentários,em:
http://www.averdadesufocada.com/
Grato,caro Políbio!
Ítalo-Germânico
Leitor/comentarista do blog do caro REINALDO AZEVEDO
Postar um comentário