A recessão econômica em todo o globo terrestre e também no território brasileiro tem tudo a ver com o mau desempenho da indústria.
. Não foi no setor industrial que começou a crise econômica global, porque ela tem origem no desarranjo do mercado financeiro americano.
. Mas é na indústria que a crise econômica global se refletiu de modo mais agudo, permanente e sustentado.
. O exame do desempenho dos três setores que alimentam o PIB demonstra isto no Brasil.
. A indústria conduziu a economia para a recessão no último trimestre do ano passado e a conjuntura prossegue sendo a mesma.
. Alguns economistas e o próprio governo apostam em rápida saída do poço, confiados em reações espasmódicasa de ramos industriais incentivados e também no desempenho de outros ramos que não recuaram em lugar algum do mundo, como os vinculados à energia, petróleo e alimentos.
. O mês de junho mal terminou, mas mesmo assim dá para perceber que realmente começou a reação. Ela foi muito pequena, mas aconteceu. É o que demonstra o Índice Gerentes de Copmpras, PMI, do Banco Santander, que foi examinado ontem pelo editor, demonstrou que melhorou ligeramentre o desempenho industrial brasileiro em junho. A pontuação do PMI chegou a 48,1, o mais alto índice em nove meses. Foi um pequeníssimo aumento de 0,3 sobre maio. Foi mais uma estabilização em junho, depois de nove mseses de quedas continuadas.
- O PMI do Santander indicou números nem tão bons, pela ordem: 1) o total de novos negócios caiu pelo décimo mês consecutivo em junho. 2) as exportações prosseguem deprimidas pelo décimo sétimo mês.
CLIQUE AQUI para ler o editorial do Estadão, intitulado “O pacote contra a recessão”.
Um comentário:
Desculpe o off topic mas é importante:
A Agência Senado quer saber a opinião dos seus leitores.
"Você é a favor ou contra a adesão da Venezuela ao Mercosul?"
Acesse o endereço abaixo e vote no lado direito da página em ENQUETE.
http://www.senado.gov.br/agencia
Vamos lá!!!!
Postar um comentário