Aod Cunha recomenda cuidado com os investimentos publicos

Em setembro, quando concluir seu pós-doutorado em economia na Universidade de Columbia, Nova Iorque, o ex-secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, poderá anunciar sua ida para um grupo privado do RS. O editor conversou na manhã desta segunda-feira com Aod Cunha num café da manhã em Manhattan. O ex-secretário chegou aos EUA no dia 24 de bril. Ele acumula seu pós-doutrado em macroeconomia, o melhor do mundo, com aulas que ministra em seminários promovidos pela Columbia. Sua vinda para os Estados Unidos deu-se a convite de Paulo Vieira da Cunha, ex-diretor do Banco Central, e Thomas Trebant, diretor Executivo do Instituto para a América Latina da Universidade de Nova Iorque. Aod Cunha nao quis falar muito sobre sua passagem pelo governo, mas avisou que a governadora Yeda Crusius conquistou para o governo o déficit zero. "Ele é sustentado", avisou o ex-secretário. Mesmo com a crise ? Mesmo com a crise, disse Aod Cunha, que apenas chama a atenção para a necessidade de calibrar os investimentos previstos para este ano, única conta sobre a qual ainda e preciso cuidados.

. Aliás, o ex-secretário gaúcho da Fazenda também vê com cautela a disparada de gastos públicos no governo Lula, mesmo admitindo que nesta fase recessiva os governos precisam disponibilizar mais recursos para obras e serviços, como forma de reativar ou manter a economia andando. Sua cautela diz respeito ao descontrole das contas públicas, o que acabara por acelerar a inflação.


* O editor veio a Nova Iorque pela Japan Airlines.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/