Em março a FGV encontrou um crescimento de 6,2% na produção industrial de São Paulo, conforme o seu índice Sinalizador da Produção Industrial, SPI, que antecipa números do setor. O cálculo foi feito sobre os índices do mês anterior, fevereiro. Sobre janeiro, a alta foi de 5%.
. Na comparação que é mesmo para valer, com igual mês do ano passado, o SPI registrou queda de 5,4% em março. . A FGV produz esse índice com o apoio da AES Eletropaulo.
. A queda de 5,4% na produção industrial de São Paulo, na comparação com mês igual, é muito menor do que se imaginava. O número é animador, sobretudo a partir do exame do tamanho do crescimento sobre fevereiro e sobre janeiro deste ano. . Qual a importância dos novos índices ?
1) a indústria é a locomotiva do desempenho econômico, ela tem empurrado o PIB para baixo e é dali que podem sair boas ou más novidades.
2) São Paulo é a locomotiva da economia brasileira (37% do PIB total do País) e é dali que saem os bons e maus sinalizadores.
- Nesta terça-feira, no interior do Paraná, já de posse dos novos dados, o presidente Lula avisou que há luz no fim do túnel. Usando outras palavras, o presidente do Banco Central informou que a recuperação da economia poderá acontecer ainda neste trimestre (nos dois trimestres anteriores, o PIB caiu abaixo de zero, caracterizando situação de recessão no Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário