Qual é o segredo de vender mais por metro quadrado do que todo mundo ? Um dos segredos no caso da rede americana Stew Leonards (quatro supermercados e sete lojas de vinhos em Connecticut, Nova Iorque e Neva Jersey) é verticalizar (produzir e vender).
. Não é apenas isto.
. Neste momento de crise global, a Stew Leonards também apela para soluções nem sempre bem entendidas entre os comerciantes e consumidores brasileiros, que é oferecer produtos em embalagens com menos quantidade, portanto mais baratas. No caso dos vinhos, a saída foi apostar em unidades mais baratas.
. O editor foi procurar o presidente da Stew Leonards no Hotel Deville, Stew Leonards Júnior, em Porto Alegre, com quem repartiu um café da manhã, as 7h30m. O americano veio falar no Fórum Agas Internacional. Segundo o Guiness de 1992, sua rede foi a que mais vendeu no mundo por m2.
. Sua rede de quatro supermercados vende exclusivamente alimentos, algo que não existe no Brasil. São lojas de 10mil m2, metade do tamanho de um hipermercado no Brasil, todas enxutas, alegres e top de linha no atendimento customizado ao cliente. O avô de Stew criou a primeira loja de alimentos, logo depois que decidiu parar de produzir e entregar leites nas casas. Até hoje, boa parte dos produtos que a rede vende é produzida e embalada dentro de casa. O pai de Stew expandiu o negócio para os termos atuais.
. Os quatro supermercados e as sete lojas de vinho venderam US$ 400 milhões no ano passado.
. Durante os 25 minutos da conversa, Stew Leonards Júnior repetiu várias vezes as palavras que mais gosta de usar durante as crises ou fora delas, todas repetidas na palestra aos supermercadistas gaúchos:
- Criatividade, oportunidade, diferenciação, adaptabilidade, rapidez, atenção, talento.
. Nada disto, no entanto, significa mudança da filosofia que construiu o negócio. Neste caso a conversa é bem diferente, porque se trata de valor permanente.
E-mail: stewjr@stewleonards.com
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