Congresso americano aprovou plano anticrise de US$ 700 bilhões

As agências internacionais acabam de informar que os legisladores americanos já alcançaram um acordo sobre os detalhes do plano anticrise de US$ 700 bilhões, e que deve ser votado nesta segunda-feira no Congresso dos EUA.

. Os mercados abrirão mais confiantes nesgta segunda-feira e a crise global parece debelada diante das medidas tomadas nos Estados Unidos.

. Sandra Pallosi, a presidente da Câmara dos Representantes, avisou: "Concedemos ao secretário [do Tesouro, Henry Paulson] a autoridade, os recursos e a flexibilidade necessários --que ele sente ser necessários- e dessa forma, é ele quem tem a última palavra para poder progredir e estabilizar os mercados de crédito".


. Poucas horas antes, os líderes do Congresso americano e membros do governo do presidente George W. Bush haviam anunciado que já havia um acordo sobre os principais elementos do plano de resgate financeiro.

. O texto final do acordo, no entanto, precisava ser revisto pela liderança republicana no Congresso, cuja oposição firme ao acordo quase acabou com os esforços bipartidários dos últimos dias para solucionar a crise.

. O acordo deste domingo abre caminho para a aprovação, nesta segunda-feira (29), da maior intervenção governamental no mercado financeiro desde a Grande Depressão de 1930.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/