Revisitando a UNE 40 anos depois

O editor desta página morou durante um ano no penúltimo andar do prédio da UNE, na Praia do Flamengo 132, onde também funcionavam a UBES e a Uneti (União Nacional dos Estudantes Técnicos Industriais). A visita que Lula fez ontem ao local, foi apenas ao terreno. Nele será erguida a UNE.

. Além de garantir o apoio federal à reconstrução do prédio, o governo Lula lançou o que a UNE chama de Caravana da Saúde, Educação e Cultura, que visitará todos os Estados.

. Da mesma forma que os cineastas que mostram seus filmes em Gramado, os estudantes da UNE farão seu périplo com dinheiro público.

. Isto não é novidade.

. Em l962, uma caravana parecida com esta de agora, também visitou todos os Estados. Na época, a UNE era presidida pelo atual governador José Serra. À frente da mobilização política, comandava o espetáculo o chamado CPC, o Centro Popular de Cultura, animado por gente como o estudante Oduvaldo Viana Filho, o homem que mais tarde imortalizou na Rede Globo “A Grande Família”, cartaz certo até hoje em qualquer telinha.

. O CPC fazia a delícia das platéias que clamavam por reformas de base, puxando sempre o refrão que espinafrava todos os ricos (burgueses, como eram chamados) da época:

Sabãosinho, sabãosinho
de burguês gordinho,
toda vil, a reação
vai virar sabão.

. Ao final e ao cabo, quando a UNE foi para o confronto armado com o burguês gordinho, acabou virando sabão.

. Não se sabe se a UNE aprendeu a lição, mas a imaginar pelo que fala e como age o ministro Tarso Genro, ícone de toda essa gente, nenhum deles aprendeu nada e nem esqueceu nada
.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/