Histórias de Plínio Zalewski na trágica campanha de Porto Alegre. Conheça o episódio da Lei Maria da Penha.

Além de saber que Plínio Zalewski era o mais importante formulador e coordenador do plano de governo do candidato Sebastião Melo, o PSDB acompanhava a movimentação do dirigente no núcleo da campanha, inclusive a decisiva participação que teve nas discussões pela mudança de curso no segundo turno, que buscou um discurso mais à esquerda para abiscoitar os 28% dos votos concedidos a Raul Pont e Luciana Genro, mais de um quarto do eleitorado. Estes eleitores parecem mais próximos de Melo do que de Marchezan, devido aso perfil ideológico de cada um. Plínio Zalewswki também perfilou-se com a corrente interna que defendeu tom mais crítico ao adversário. Intelectual sofisticado, culto, bem articulado, ele transitava com facilidade pelas redes sociais, incomodando Marchezan Júnior,tratando-o insistentemente como Júnior, o que irrita o tucano. Nos debates dos quais Melo participou, Zalewski costumava transitar pelo estúdio com pastas aparentemente destinadas a fornecer informações para seu candidato, mas numa delas ele escreveu em letras garrafais: "Lei Maria da Penha". Era a "pasta rosa" da campanha, que ninguém, nem a mídia, ousou examinar nesta campanha, ao contrário de casos parecidos levantados na campanha eleitoral do Rio. Júnior acusou o golpe. Ao final do debate, reclamou com um dos assessores de Melo: "Não quiseram usar a pasta ?". Não foi por acaso que o PSDB uniu-se ao MBL para desconstruir a imagem dele, moveu-lhe três processos seguidos e pediu averiguação no prédio que o PMDB possui no centro histórico, tudo em 15 dias. Plínio Zalewski queixava-se de "ataques próprios de Estado Policial", que não se resumiam a ações formais. No sábado, o próprio Zalewski recebeu ali a oficial de justiça, a advogada e um fotógrafo de Marchezan Jr.

36 comentários:

Anônimo disse...

Oh gauchada vamos trabalhar hein, ninguem no resto do Brasil que produz (leia-se SP) esta falando desse barbudo ex petista e "intelectual sofisticado" que se matou.

Precisamos produzir, gerar riquezas. Deixem os parasitas se matarem, menos bocas pros impostos alimentarem!

JOSEPH D. A. NETO disse...



POLIBIO BRAGA,

POR QUE Ñ DESCE O MURO, E DIGA DE FORMA RETA E Ñ TRANSVERSA, OBLIQUO, PRÓPRIA DE PATIFES COMUNISTAS, QUE ALIÁS, SÃO COMUNS NAS MIDIA DO BRASIL TODO, EM PARTICULAR DO RIO GRANDE DO SUL, BERÇO DOS IDIOTAS DO SÉCULO XVIII, QUE SE DIZEM AINDA HOJE MARXISTA EMBORA SEQUER TENHA LIDO OU SE O FIZERAM, JAMAIS ENTENDERAM UM PARÁGRAFO DO "MANIFESTO COMUNISTA".

PARECE QUE VOCÊ SUGERE, "OBLIQUOAMENTE, QUE O ATENTADO À SEDE DO PSDB FOI OBRA DO PRÓPRIO MARCHEZAN?

O QUE DIZER SOBRE SUA AFIRMAÇÃO "POSIÇÃO IDEOLÓGICA PRÓXIMA DAS ESQUERDA DE SEBASTIÃO DE MELO"? É MESMO? VOCÊ PODERIA TER DITO: "CADÊ A COERÊNCIA DA ESQUERDA EMPEDERNIDA QUE APOIA UM CANDIDATO, DITO GOLPISTA, SEM QQ PUDOR, CONTRARIANDO SEU DISCURSO?"

DEFINITIVAMENTE, VOCÊ SENHOR POLIBIO, TEM LADO NESTA ELEIÇÃO, SERIA MAIS HONESTO DE TORNASSE PÚBLICA DE FORMA RETA, E NÃO DE FORMA OBLIQUOA, ENVERGONHADA, COM0O TEM FEITO, UTILIZANDO, DADOS E ARGUMENTO DA ESQUERDA PARA TROPEDEAR A OUTRA CANDIDATURA..

SAEJA HONESTO, POR FAVOR!!!!!

Anônimo disse...

Que barbaridade, Políbio!
Perdeste um leitor assíduo, que sempre te admirou.
Defender comunista (MR8) e petista, quanta incoerência, não imaginava que chegarias a esse ponto. Tu sabe que Melo se uniu ao Raul Pont em 2004 contra o Fogaça.
Que pena!

Anônimo disse...

Uma vez PTISTA sempre PTISTA!

A pessoa carrega para o resto da vida "modus operanti" de quadrilha travestido de partido.

Magno disse...

Olha, é estupidamente inacreditável que o comunista tenha se incomodado apenas porque estavam de olho no que ele fazia.
Ele sabia mais do que se noticia. Tem algo escondido contra o Melo que ele queria esconder, mas não aguentou a pressão. Arrisco a dizer que existia algo de muito grave contra o Zalewski que ele temia que viesse a público.
Ninguém se mata só porque existia um que outro fazendo perguntas e vigiando. A menos que estivesse fazendo algo grave...

Anônimo disse...

Nada justifica uma morte. No entanto, Plinio Zalewski se matou - dizem - estressado e sentindo-se ameaçado e até atemorizado pelas interpelações judiciais de Marchezan Jr. Mas quem começou com as agressões a Marchezan, como dizes, chamando-o de Júnior? Quem andava com a pasta rosa dando a entender que ali havia uma denúncia contra o candidato tucano? O intelectual com DNA petista já estaria pronto para moer mais uma reputação? Se é como escreves, Plinio queria botar fogo nos debates cobrando mais críticas a Marchezan por parte de Mello? Marchezan não se intimidou com as prováveis denúncias e partiu para o ataque mais civilizado que existe: foi buscar na Justiça os seus direitos de cidadão ofendido com as postagens de Plinio nas redes sociais. Quem parte para agressões talvez conheça o início de tudo, mas o final será sempre surpreendente. Só lamento que uma vida tenha sido o custo disso tudo. Sua família não merecia isso.

Anônimo disse...

Se Marchezan não ganhar em Porto Alegre o RS continuará na mesma situação de um Estado paralizado no atraso.Coseguiram derrubar e detonar a Yeda e hoje estão amargando tal feito, parece que o exemplo ainda não serviu?Será necessario mais sofrimento?Meu pai sempre dizia esta frase aos filhos:"Nesta vida, uns aprendem observando, outros aprendem apanhando, procurem teu rumo".

Anônimo disse...

LEI QUE NUNCA FUNCIONA DA PENHA.NO BRASIL AS LEIS SÃO
MERA FANTASIAS,NÃO SERVEM PARA NADA.

Anônimo disse...

Intelectual sofisticado e alinhamento a esquerda, polibio está fazendo o diabo para tentar reverter votos no marquezan!!!

Anônimo disse...

Prezado Políbio !!
Estás na iminência de perder mais uma leitora !
E todo aquele teu discurso durante o impeachment ?? Onde foram parar tuas convicções ??


Anônimo disse...

Fiquei decepcionado Políbio por saber que vens fazendo campanha pró-Melo.
Ainda que não goste de Marchezan, Melo representa o pior para o futuro de Porto Alegre, porque vai continuar fazendo NADA, porque é isso que sabe fazer.
Marchezan tem defeitos como todos nós, mas cresceu, aprendeu, e está disposto a encarar este grave problema que é administrar um município cheio de esquerdopatas, quebrado, sem saúde, sem educação e sem segurança.
esse carinha que morreu, morreu com o próprio veneno, com o próprio ódio que se alimentou. Acorda Políbio!!!!

Anônimo disse...

Nada desses motivos parecem fortes o suficiente para alguém se matar, mas não estamos dentro da cabeça das pessoas. Mas não parece razoável a forma de suicídio violenta, mais condizente com assassinato, por motivos tão fracos. E o que é a campanha do Melo, usando o defunto contra o outro candidato? A campanha do Melo é vergonhosa, eivada de mentiras, a cidade maravilhosa que ninguém vê e as queixas contra os ataques violentos do PSDB, que também não são tão visíveis assim. A campanha do PT foi bem mais agressiva e desrespeitosa e no entanto não gerou lamentos.

Anônimo disse...

Políbio, está defendendo o leitinho das crianças! Dele!

Anônimo disse...

Políbio,

Luiza Brunet e agora o Plínio Zalewski??

Os dois são "bastiões" da ética!!

- A Luiza abortou aos 17 anos(já casada) para não estragar o corpo de modelo Playboy(esta na autobiografia-2002);

- O Plínio era MR8.

Só gente boa!!

JulioK


Anônimo disse...

O que tu estás fazendo é LAMENTÁVEL Polibio.

Jornalismo SUJO e RASTEIRO.

Quanto o PMDB está te pagando? Mereceu ter perdido o processo para a Comunista Manuela.

Vai te abraçar a tua queridinha Yeda, prefere que Poa seja entregue para os comunistas.

Perdeste todo apoio de quem te admirava, esta sendo criticado por todos grupos que sairam as ruas, preferiste o dinheiro do que posição.

Anônimo disse...

Ele se suicidou porque NÃO AGUENTOU AS CRÍTICAS VIOLENTAS E DESRESPEITOSAS DE SEUS COMPANHEIROS DE PARTIDO!!!! E talvez, por causa de algumas outras cossitas mas, escondidas a sete chaves!!!!

Unknown disse...

Políbio, comente que o assessor do Mélo era CC da assembléia e fazia campanha para ele em horário de expediente!!

Anônimo disse...

Perdeste um leitor.

Anônimo disse...

POLIBIO TERIA O RABO PRESO?

POLIBIO ESTÁ DESTRUINDO SEU NOME DEFENDENDO UM MR8,PETRALHA,FORÇANDO A BARRA SEM NENHUM ARGUMENTO CONSISTENTE,PESSOAS BEM ARTICULADAS SE MANIFESTAM.

SÓ POLIBIO NÃO VÊ.

SE POLIBIO TIVESSE ALGO CONSISTENTE JÁ TERIA DITO,ESTÁ DESESPERADO,PASSANDO RIDICULO, PARECE FORÇADO A FAZER O QUE FAZ.OU AGUARDANDO UMA BOA BOCA SE MELO GANHAR.

ACHO QUE POLIBIO ESTA SENDO FORÇADO,"PAGANDO " POR QUE COISA NÃO SE SABE.

ATÉ CEGO VÊ A FORÇAÇÃO DE BARRA.

Wilson disse...

Políbio, estás ganhando alguma coisa com esta postura anti Marchezan? Seria uma boquinha na prefeitura, caso o Melo e a Ptralhada (PTralhada sim, ou vcs esqueceram de onde veio o Fortunati), ganhem a eleição?

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus! O Marchezan e a ex-mulher se dão bem até hoje. Essa história da Maria da Penha só não foi utilizada porque a Nadine Dubal começou a fazer campanha junto com o Marchezan, e o Melo sairia MUITO enfraquecido dessa história. Tenha dó.

Anônimo disse...

É uma barbaridade esse colunista escrever aberrações e contradições, você é mais um lixo dessa imprensa marrom.
O comuna suicida não tem nada de sofisticado, inteligente, intelectual.........foi sim um marginal, terrorista do MR8 e para mim se realmente se matou foi de medo de ser descoberto pelas maiores falcatruas dessa turma do Melo. Mas tudo indica que foi porque foi desmoralizado dentro da própria turma, pois sabe-se que foi mijado em público na tal reunião da noite de sábado, após ter reconhecido o comitê frio, aí sim, estes cafajestes se sentem inúteis e se matam....
Outra coisa, o Fortunati agora é policial !!!! Quem sabe ele investiga o incêndio criminoso do DEP.
Bando de criminosos e acham que o povo é Burro.
Vão levar uma lavada pior que a de São Paulo.

Anônimo disse...

Apenas para acrescentar ao comentário do terceiro Anônimo.
Reza a lenda que quando o Fogaça resolveu sair do PPS e voltar para o PMDB, o Sr. Sebastião Melo votou contra. Se a lenda está certa, não entendi como o respeitável Prefeito Fogaça aceitou estar ao lado dele.
Que coisa!

Anônimo disse...

A ex começou fazer campanha para júnior sobre pressão.. Por favor, o Polibio fala o que ele quiser aqui o blog é dele, se é por isso o jornalista que se chama Paulo Vianna (não é esse verdadeiro nome) usa o imprensa livre seu blog em apoio ao júnior.. vamos tirar essas vendas dos olhos e ver melhor as coisas e os fatos...

Luiz Vargas disse...

Impressionante o tamanho da tropa de Júnior, o coroné interventor.
Nas postagens só se apresentaram soldados (as) da tropa do coroné interventor Júnior e pau no Jornalista Políbio Braga.
Como devem ter a mesma índole de ditatorial intransigência, não suportam pensamentos contrários ou críticos ao chefe coroné (um novo Fernando Collor de Mello desponta no horizonte).

Anônimo disse...

Plantou e colheu.

H. Romeu Pinto disse...

Que vão todos catar coquinho, pelo raciocínio desta postagem então se Marchezan tivesse fraquejado e tirado sua própria vida, o culpado seria o suicida Plinio????? Vão arrumar algo mais lógico.

Anônimo disse...

o molequinho junior bate em mulher???

Anônimo disse...

os doentes q escrevem nesse blog tem q se conformar q são doentes da direita, pessoas completamente nazistas e fascistas e desprezíveis como seres humanos, basta ver os textos raivosos e beirando a homossexualidade enrustida, dada a tanta raiva que babam eheheheheh

Anônimo disse...

Não tenho absolutamente nada a favor da campanha do Mello, mas esse Marchezan nunca me enganou. E basta ver o tom irado dos seus defensores para ver que seus correligionários são da mesma cepa.

Anônimo disse...

Políbio, me explica uma coisa: tu defendias a Ieda com unhas e dentes contra os do assim chamado eixo do mal, que a enxovalharam o tempo todo durante o seu governo. A Ieda é do PSDB e o Marchezan também. Ora, se apoiavas a Ieda e agora detestas o Marchesan, será que o mesmo raciocínio vale para a Ieda. Estás te pautando pela posição da Ieda, é isso? Interésses contrariados, como dizia o energúmeno brizolla? Me explica tchê, que não consigo te entender!!!

Anônimo disse...

O que conseguem fazer com um cadáver na politica da capital dos gaúchos não honra ninguém.Nem jornalista que lança insinuações e mais insinuações sem sentido lógico. Tem mais coisa aí que ainda não apareceu.

Anônimo disse...

Políbio és um homem velho, mas estás te comportando como uma china velha alcoviteira, te aproveitando de uma suposta desavença entre um casal - suposição feita por vocês da oposição, incluindo o falecido e sua pasta rosa. Nunca tiveste desavenças com a tua velha? Aposto que sim. Acho a maneira mais rasteira, mais mesquinha, atacar alguém por este lado - DECEPCIONANTE, ainda mais partindo de ti, que sempre admirei as posturas. Agora se é o João de Almeida Neto que canta - "sentei o braço na mulher e me mandei pro chinaredo", aí a tua turma toda acha bonito e aplaude. Por favor Políbio, sabes bem o que é, quem se junta com gentalha! Te recompõe, homem, deixa de fazer papel de cafajeste!

Anônimo disse...

Essa campanha política municipal de Porto Alegre vai passar para a história como uma das mais sujas. Já está saindo da crônica política para a policial . Lamentável !!!

Anônimo disse...

Ai tem, se o Junior (Marchezan) ficou nervoso com a pasta rosa é por que temia alguma coisa.
Qual é a vergonha de ser chamado de Junior, filho de um deputado que prestou relevantes serviços ao regime militar instalado em 1964, sendo duas vezes líder de governo.

Em 1984 o Congresso Nacional teve duas oportunidades de aprovar eleições diretas para Presidente, primeiro com a emenda Dante de Oliveira, depois com uma manobra regimental que terminou não dando certo. As duas oportunidades esbarraram nos votos da Arena (o partido de Marchezan, na época). Uma das votações, em abril, foi nominal e a outra, em setembro, feita por voto de lideranças (e o líder da Arena era justamente Nelson Marchezan). Marchezan pai é possivelmente a única pessoa na história recente do Brasil que, com seu voto pessoal, impediu duas eleições.

Anônimo disse...

Não Perdeu nada, se vc era leitor e nãn Entende nada de política como estou vendo.
Sabe nada inocente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/