Azuizinhos multam traiçoeiramente em Porto Alegre

Na foto ao lado é possível perceber claramente que os fiscais da EPTC, dois azuizinhos, e seus equipamentos, inclusive carro, estavam escondidos atrás do muro do depósito de carros guinchados da empresa Atento, na avenida Ipiranga 8450, Porto Alegre, multando oito de cada dez carros que passaram pelo local as 10h30m desta sexta-feira.

. Os azuizinhos localizaram-se em quatro pontos diferentes.

. Porto Alegre pareceu uma cidade vazia nesta sexta-feira.

. A atividade dos azuizinhos foi traiçoeira e ilegal.

. É verdade qu vias urbanas e rodovias não são mais obrigadas a ter placas de alerta para a existência de radares fixos e móveis, de acordo com ma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já em vigor desde quinta-feira (22). Ela derrubou a exigência existente desde 2006. No entanto, os equipamentos de fiscalização não podem ficar escondidos.

- Muitos municípios, como São Paulo, continuarão usando avisos. Nada impede que o prefeito José Fortunati faça o mesmo em Porto Alegre.
* As fotos e as informações são do leitor Reinaldo Leonides, Porto Alegre.

38 comentários:

Anônimo disse...

Quando é que eles vão agir assim com carroceiros?

Anônimo disse...

Não é nenhuma novidade. Pergunto: Eles não tem uma cota de multas para cumprir??????

Anônimo disse...

Políbio... o azulzinho só multa quem está descumprindo a lei. SE A VELOCIDADE É 60KM/H, é isso, tem que ser cumprido e pronto.

SEM CHORADEIRA. É lei, cumpra-se.

Anônimo disse...

São calhordas e covardes, depois quando apanham da população querem ser vítimas.

Anônimo disse...

dessa vez discordo do editor...

eh notório que quando uma fiscalização eh feita com todos os avisos possíveis, o motorista delinquente diminui a velocidade quando passa pelo ponto de fiscalização e alguns metros depois continua delinquindo nas estradas...

a melhor coisa que poderia ter acontecido para tentar domar esse selvagem transito brasileiro aconteceu, a não obrigatoriedade de placas informando fiscalização...

falemos serio, esse negocio de campanha educativa eh dinheiro publico jogado fora, só serve mesmo pra agencia de publicidade encher o cofrinho...

a melhor campanha educativa para o brasileiro eh mexer no bolso...

aprende rapidinho...

ou vocês acham que a Europa eh mais civilizada em termos de transito porque são todos muito educados?

também, mas principalmente porque la o sujeito pego em infração leva multa mesmo...

não tem choradinha, molhadinha de mão, nada dessa brasileirices...

um exemplo recente, não se refere a transito, mas sim a seriedade com que a coisa eh tratada...

o sujeito que semana retrasada invadiu o campo na Holanda para agredir um goleiro do time adversário foi banido dos estádios pelo resto da vida e já pegou cana de 6 meses...

no Bananão, um safado cortou com uma faca o pescoço de um filhotinho de cachorro e saiu pela porta da frente da delegacia...

padrão europeu em 20 anos?

nem no transito, nem no código penal, nem no salario minimo, nem na habitação, no transporte, etc, etc, etc, etc...

Anônimo disse...

Sou motorista há 30 anos e acho que absurdo é avisar ou pedir licença para multar infratores. Se o motorista não é civilizado o suficiente para respeitar a sinalização, tem que ser punido. Viver em sociedade significa saber respeitar as regras, incluindo as do trânsito. Os policiais de trânsito e azuizinhos deveriam ter aulas de técnicas de camuflagem. As autoridades deveriam colocar nas ruas carros comuns, equipados com filmadoras, para punir os infratores, os que tem o péssima hábito de costurar nas ruas e rodovias. Por causa desses desequilibrados os bons moristas são punidos com quebra-molas, pardais e maiores custos nos seguros. Parabéns aos azuizinhos.

Anônimo disse...

Cumpra-se a Lei, vamos ser legalistas, já morre gente demais no trânsito. Já oneram em demasia a saúde pública com acidentes de trânsito, principalmente os motociclistas.

Quem reclama é infrator, eu ando a 60km/h eu cumpro a lei. E quero mais que multem quem ultrapasse o limite de velocidade.

É ruim com a EPTC? Seria o caos sem ela.

Anônimo disse...

como??

apanham da população????

agentes de transito instituídos de direitos legais para fiscalizar o transito são agredidos pela população?

dessa eu não sabia...

a barbárie que eu pensei que estava a caminho, já chegou...

Anônimo disse...

Esses agentes deviam estar em cada esquina da cidade e multar sem dó nem piedade quem infringisse as leis do trânsito. Ora, "...atividade traiçoeira..."

Anônimo disse...

Eu levava uma multa por ano, até que me eduquei, já estou fazendo aniversário de dois anos que não levo multa e concordo com a lei não tem que avisar, ferro néles. edus

Anônimo disse...

Só é multado quem não cumpre a lei. Parabéns a EPTC. Esse tipo de atitude deveria ser empregado pela policia, algo do tipo tolerancia zero com o crime.

Anônimo disse...

Vamos ser legalistas e punir os infratores. Mas o cidadão também quer uma fiscalização que não se transforme numa "indústria da multa". Mais transparência por parte da EPTC seria um bom começo. Cadê os vereadores desta cidade?

Anônimo disse...

Eu acho que tem que ter mesmo indústria da multa. Assim o dinheiro vai direto do bolso do infrator para o caixa do município.

Anônimo disse...

O anônimo das 21:14 só pode ser um azulzinho, defendendo o assalto ao cidadão em benefício próprio. Pensamento típico de funcionário público que está a serviço de si próprio ou da categoria e que vira de costas ao cidadão que é quem paga os tributos.

Anônimo disse...

Olha, se for multar mesmo o que fazem os motoristas em Porto Alegre, ia faltar caneta e papel no mundo. Vai ver até que é por isso que estão plantando tanto eucalipto. O editor está nervoso por que? Gosta de andar acima da velocidade permitida e não quer ser multado?

Anônimo disse...

Dos 13 comentários, pelo menos 9 são da mesma pessoa. Que ao defender tanto a multa, no mínimo é CC's. Se analisarmos o compartamento do indivíduo é no mínimo um pscicopata.

Anônimo disse...

Os que defendem o ato traiçoeiro dos azuizinhos são um bando de pés-de-chinelo, que não tem grana nem para comprar um Fusca Fafa 66, um Chevette ou um DKW Vemaguette; dai despejam sua mágoa e recalque contra os que possuem um carro decente através do Estado traiçoeiro e ladrão.

Eta gauchada burra e ignorante !!!!

Tem mais é que pastar de 4 no potreiro mesmo !!!

E puxar carroça de 4 também !!!

Luiz Vargas disse...

Há uma mina de ouro que a EPTC e seus azuizinhos não exploram, e com a qual a prefeitura do cumpanhero Fortunati poderia ganhar muito dinheiro, que é multar os motoristas de cidade que teimam em utilizar faróis auxiliares em zona urbana (faróis de milha e de neblina). Este tipo de equipamento é para ser utilizado em estradas, e mesmo assim, quando não houver ninguém vindo em sentido contrário. Este equipamento, muitas vezes desregulado, oferece perigo real para quem conduz seu veículo em sentido contrário, pois ofusca e dificulta a visão. O que estes péssimos motoristas fazem agindo assim é um ato criminoso e merecem tomar uma multa no lombo.

Anônimo disse...

O anônimo das 10:25 é o tipo do cidadão que deveria ter a carteira de habilitação suspensa em definitivo. É o tipo que não tolera o convívio com seus semelhantes, dada a sua incapacidade de cumprir regras. Vai agir assim até que outro desequilibrado acerte alguém da sua família ou lhe cause prejuízos e, aí, vai dizer que o governo não faz nada, etc, etc. Integra o Brasil que não evoluiu, que não pensa. Aliás essa parafernália de radares, fiscalizações e outros entraves existem em homenagem aos infratores e infernizam a vida de todos os motoristas.

Anônimo disse...

Ô anônimo das 10:25 de 31/12. Eu sou a favor do "ato traiçoeiro" e tenho uma Infiniti 2010. Sua teoria é completamente furada. Na verdade trata-se de um povo sem educação. Talvez a geração dos meus filhos seja melhor que a minha...

Anônimo disse...

Pô o azulzinho psicopata volta a atacar, agora além de tudo é megalomaniaco... kkkk
Feliz 2012, doidão.

A propósito, andar nas ruas de Porto Alegre é sempre um perigo, pois o que não falta são buracos. O correto, não seria punir o cidadão e sim, arrumar a cidade que está um lixo. Colocar um "fiscal" penalizador é mais uma falácia para não resolver o problema. E tem mais uma coisa, se todos andarem na velocidade estipulada, a cidade para. É preciso urgente rever o conceitos e não ficar brincando de fiscal.

E por derradeiro, sugiro que se faça urgentemente um exame psciquiátrico nos tais "fiscalizadores", muitos não vão passar, ajavisto pelo comportamento do indivíduo aí dos outros comentários.

Anônimo disse...

Pois é. Típico de brasileiro: lei tem que ser cumprida, mas não quando eu descumpro. Há corrupção, mas não quando sou corrupto. Há racismo, mas não quando sou racista. E assim vai.

Aquiles disse...

A julgar pelo teor de alguns comentários acima, a tropa de choque petralha que vai "fiscalizar" a internet e os blogs já esta em plena ação. Defendem a insdústria de multas, mas não exigem do Estado estradas e ruas decentemente iluminadas e sinalizadas, com asfalto que preste e sem buracos.

Mordaz disse...

Ora, quem não deve, não teme. Só pode ser pego quem só obedece as leis e as maneiras civilizadas quando visados da presença de uma autoridade, porque na ausência delas é uma ser incivilizado e infrator dando pouca importância aos demais. Só é multado infrator, quando pego escondido, porque avisado, pisa no freio e se passa pelo que não é. Cumpridor das regras, estas e em geral.

Anônimo disse...

Não consigo entender o ser humano, neste blog tem pessoas que ano inteiro defendem a honestidade eos principios morais, mas quando se trata de transito enlouquecem defendendo atitudes erradas, mesmo que haja industria da multa se todos andarem dentro da lei a eptc quebra, quanto as estradas só foram lindas na decada de 70, vinha eu toda semana para a capital de uma unidade do exercito a qual fazia parte em São Gabriel e era um tapete. edus

Anônimo disse...

Não viram nada ainda ! Por enquanto são apenas azuizinhos, mas quando chegarem os vermelhinhos, aí meu, tu tá ferrado e na brasa bem quente.

Anônimo disse...

Já era sem tempo, a multar se faz necessária quando o motorista ultrapassa o limite da velocidade estabelecida. Afinal.... o motorista só é adulto e normal(?)para tirar a carteira de habilitação? Depois vira coitadinho e retartado a ponto de não conseguir observar a lei. Certíssimo multar.

Glauber dos Santos disse...

O Secretário CAPELARI deveria explicar porque logo após a decisão do Contran sobre retirar as placas de sinalização de radar Porto Alegre foi tão ÁGIL como é ao aplicar multas as ESCONDIDAS, alías se juntarmos imagens ou fotos destes ILIBADOS servidores veremos que estão em contradição com a própria legislação que proibe estarem camuflados para usar o RADAR SALÁRIO COTISTA, pois vocês já viram estes agentes protestarem por salário, é só aumentar a cota de multas e tudo tranquilo.

Depois vem as comunidades a favor da educação do trânsito apoiar essa gente, educação não começa no TRÂNSITO ele é só um meio, então eduquemos nossos filhos e a nós mesmos para tudo ser melhor.

Anônimo disse...

Tem muitos que querem andar a 90 em uma via de máxima de 60 Km/h. Quando leva multa, os covardes são aqueles da EPTC. Pois sejam valentes, aguentem a multa, afinal foram tão valentes em andar acima da velocidade permitida para a via.

Fendel disse...

Multa a 60 e 40 km/h em rodovia? Em estrada principal?
Daqui a pouco a velocidade para estes petralhas arrecadadores será de 20 km/h.

Emerson Silva disse...

Pelo comentário do Aquiles, se eu prefiro a fiscalização como está sendo feita, eu sou "petralha" (palavra dele). Não posso discordar, apenas, e achar melhor que todos que ultrapassem o limite sejam multados, sem aviso? Bom, não quero ser "petralha". Então agora, mudei minha opinião. O democrata Aquiles ficará feliz, por certo. Agora penso igual a ele.

Unknown disse...

80% dos comentários aqui são de pessoas que acreditam no papai noel... no coelhinho da páscoa... no duende...
Querem que o dinheiro das multas seja aplicado devidamente...HAHAHAHA
Sim, vai ser aplicado na bolsa Vitor Hugo das amantes, na BMW, no IATE... dos políticos... os brasileiros que querem ser multados querem dar $$$$$$$ pros políticos sim... Uma das frases mais certas está PICHADA NO VALAO DA IPIRANGA... O BRASIL PRECISA DE UMA REVOLUCAO...

Anônimo disse...

Tirar obrigação de avisar a fisalização é absurdo.

Também é absurdo aceitar aviso fixo para fiscalização móvel, e depois na multa chamar de "Medidor de Velocidade Estatico", só para confundir.

Na Carlos Gomes 1324 multam com um "LASER TECH LTI 20/20 TRUCAM" conforme a multa diz, que é o famoso "Secador de Cabelo" que aparece na foto deste post, mas na realidade usam uma Caixa Preta no chão atrás de Banca de Revistas. E os fiscais ficam batendo papo sentados no muro a alguns metros sem nem se quer observarem o que o equipamento tá fazendo.

Detalhe: é uma descida forte, sem acelerar qualquer carro passa de 80Km/h.

Mesmo em feriados com raros carros passando e sem pedestres. Ou seja risco zero de acidentes.

A poucos metros antes há sinaleira de acesso ao Mãe de Deus e nunca há um fiscal para multar ou educar quem passa de sinal fechado pondo em risco pesdestres.

Em mais de 20 anos de carteira só fui multado duas vezes, as duas por fiscais escondidos da EPTC. Se isso é fazer justiça...

Anônimo disse...

Concordo temos todos que respeitar a lei, mas tenho uma duvida. Estava em uma locacao do Pinheiro ouvindo a conversa de dois motorista que afirmavam entre si, que qdo tomam multa este dinheiro e pago diretamente na EPTC e que nao tomam pontos na carteira

Janaína Sostisso disse...

Gente, quem tem grana não tá nem aí prá pagar multinhas...e outra coisa, quem acumula mais de 20 pontos na carteira continua transitando livremente...conheço pessoas que dão risada das multas que tomam...e aí, adianta alguma coisa se esconder atrás de um poste??

Anônimo disse...

concordo em genero,numero e grau com multas,quando estas são justas, mas não qdo rebocam teu carro, multam e mandam chamar guincho qdo tu tá estacionado el local permitido e ainda mentem pra dizer que tu tava em local proibido COMO ALEM DE MIM, MAIS 5 PESSOAS COMO TESTEMUNHAS, PROVAR E POR ESTA CORJA NO SEU DEVIDO LUGAR? que alias, segundo ação que corre na justiça e ganha em primeira instancia, não tem capacidade legal para multar e sim somente fiscalizar .

Anônimo disse...

Levei uma multa com o radar mais portatil de todos, o laser tech trucam 20/20 à 68 km/h, num feriado, num local sem transito de pedestre algum. Detalhe, o fiscal estava escondido atrás de um poste, com um sorrisinho no rosto. Confesso que estava distraido e frustrado pois um dia antes um imbecil de viamão bateu na lateral do meu carro. O condutor estava com a documentação atrasada e implorou para não chamar a eptc. Fizemos um acordo e ele pagará o conserto. Agora me pergunto: onde raios estavam os azuizinhos quando precisei deles?? Multando gente de bem, por 1 km/h e faturando com a indústria da multa. Isso me enoja e me faz cada vez menos querer dirigir...

Anônimo disse...

fui multado de moto na decida da lomba do pinheiro é uma baita decida o azulzinho só podia ser um passaro voando porque não dá prá indentificar nunca um azulzinho ali quando se precisa] Mesmo freiando é quase inposivel passar ali a 60km pois é uma baita decida eu passo o dia inteiro andando de moto a 60km só ali que não dá devido a lomba vou dar uma dica pra estes azuizinhos que tão com muitas dividas não sairem dali se tiverem muita conta atrasadas é um bom moco cambada

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/