Dica do Editor - Ciclone extratropical deve intensificar chuva e temporais no Brasil

A formação de um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil deve impulsionar uma frente fria, aumentando o risco de chuva forte e temporais em diferentes regiões do país. O alerta é da MetSul Meteorologia, que acompanha a evolução do sistema sobre o Oceano Atlântico. A instabilidade exige atenção, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos, rajadas de vento e outros transtornos provocados pelas condições meteorológicas. 

O processo começa com a passagem de uma área de baixa pressão atmosférica, conhecida como cavado, pelo Sul do país. Na sexta-feira (16), esse sistema deve dar origem a um centro de baixa pressão próximo à costa. Entre o fim da sexta e o início do sábado (17), a tendência é de intensificação rápida, com a formação do ciclone extratropical sobre o Atlântico. 

A evolução do ciclone e o avanço da frente fria no sábado poderão favorecer episódios de chuva intensa e temporais.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/