Opinião do editor - Sem proteção de fonte, o jornalismo vira vilão de si mesmo

 "O senhor não conhece o artigo 5o, Inciso XIV da Constituição Federal, que garante o siglo de fonte e sem limitação de qualquer natureza ?", é a pergunta que tenho feito a delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil do RS, sempre que sou chamado para explicar o conteúdo de publicações que faço neste blog. Invariavelmente, todos respondem a mesma coisa, ou. seja, "sabamos, sim, mas ainda assim vale perguntar". Não vale, porque a própria pergunta feita por uma autoridade pública revela ilegalidade sem paralelo. É claro que nunca quebrei sigilo de fonte, nem mesmo quando entrevistados ou leitores incomodadois me procuraram para saber a origem do material que os incomodaram. O jornalista que revela a sua fonte, não apenas dispensa uma proteção permanente para sua atividade profissional e até pessoal, como perde totalmente sua credibilidade.

É simples assim.

Isto significa que a ordem de Moraes ao violar o artigo 5o, Inciso XIX, desconstroi o pilar mais importante que ampara as atividades da imprensa livre, lançando o povo brasileiro nos braços da ignorância e da barbárie. Sem proteção de fonte, o jornalismo vira vilão de si mesmo.

5 comentários:

Anônimo disse...

É um ataque ao Estado Democrático de Direito.

Anônimo disse...

Sigilo da fonte não existe quando a notícia desagradar ao regime. Simples assim.

Anônimo disse...

Nas DITADURAS COMUNISTAS a coisa funciona assim. Nem os militares de 64 fizeram isso. Portanto muito L pra TODES.

Anônimo disse...

Regime Comunista.

Anônimo disse...

Ilusão é acreditar que adeptos do comunismo respeitem as leis dos outros.
Conforme um filósofo desse lado, o respeito as leis só valem enquanto forem a favor da sua causa. Foi até publicado neste blog.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/