A tragédia das águas aumentará geometricamente a diáspora de pessoas e de empresas. A migração poderá duplicar e até triplicar em menos de 10 anos.
Pelo menos 1,8 milhões, quase 2 milhões, de gaúchos e seus descendentes, vivem fora do RS, segundo dados do IBGE. O RS tem 11,3 milhões de habitantes,15% estão em Santa Catarina (280 mil).
Nos últimos 8 anos, 700 mil foram embora do Estado, a maioria dos quais foram para Santa Catarina, de acordo com o Departamento de Economia e Estatística do governo do RS (CLIQUE AQUI para saber mais).
O RS é o Estado que registra menor crescimento populacional do País, segundo artigo do ex-secretário da Fazenda, Aod Cunha, que este blog publica mais abaixo. Entre 2000 e 2022, o crescimento foi o menor do Brasil, 0,3%, com saldo negativo de 700 mil, segundo Aod Cunha.
A migração de gaúchos nem é recente, de acordo com este livro escrito pelo ex-senador Pedro Simon, "A Diáspora Gaúcha", que pode ser lido pela internet e na íntegra (CLIQUE AQUI para ler e saber).
Na década de 60, o escritor e jornalista Franklin de Oliveira celebrizou-se a publicar o livro "RS: um Novo Nordeste", registrando o início da diáspora e o que viria a seguir.
18 comentários:
Seria maravilhoso se esse blog seguisse a (suposta) tendência e desse fora do estado.
A razão para a "diáspora" do povo do RS sempre foi a mesma:o desgoverno-lixo do brazil (seja quem estiver na presidência no momento, não importa).
O governo federal desde há muito se ocupa de obrigar os empreendedores do RS a buscar as "várzeas" do país (faz isso atochando o RS de impostos e colocando o peso de outros estados no lombo dos gaúchos) - aumentando a carga sobre o RS e diminuindo (e até dando incentivo) pra quem vai pra onde não tem nada, os estados-várzea (o governo federal usa o dinheiro que é roubado dos próprios gaúchos pra dar o "incentivo", é claro).Se não fosse o governo federal, haveria muito mais dinheiro circulando no RS, as famílias do RS teriam mais dinheiro e poderiam ter mais filhos.
Isso explica muita coisa. Muito diferente do que acontece no Nordeste, no Rio Grande do Sul os competentes e trabalhadores vão embora e na maioria da vezes são muito bem sucedidos em outros estados, ajudando esses locais a prosperar. Já os incompetentes ficam por lá mesmo. O Rio Grande é como rabo de cavalo, só cresce para baixo. Exporta seus melhores valores. Lamento muito, mas só por aqueles qualificados que ainda insistem em ficar por lá.
Hoje ouvi o Alexandre Garcia. Comentou sobre o histórico das enchentes do RS. Falou da enchente de 1941, quando choveu mais do que agora. Falou das tentativas da esquerdalha de derrubar o muro de contenção da cidade de Porto Alegre, do impedimento do desasoreamento do fundo do Gauiba ou limpar a calha do rio.
Ou seja, quando ocorre algum desastre sempre tem a esquerda fazendo algum tipo de boicote na construção ou de alguma ação preventiva. O meio ambiente é sempre a nobre causa preferida.
Essa gentalha está se lixando com o meio ambiente, com as plantinhas e as formiguinhas, muito menos se importa com vidas humanas, causando milhões de mortos assim que se apresenta uma oportunidade.
Durante o Covid perseguiram pessoas e instituições para impedir o tratamento precoce matando milhares de pessoas.
Essa é a marca da esquerda: a Morte!
PESTE SOCIAL PETISTA DESTROI O RIO GRANDE DO SUL=======================
==============================================
16 ANOS DE HERANÇA MALDITA DETROI AINDA HOJE O RS, NESMO O EGITO QUE AGUENTOU 7 PRAGAS SOBREVIVERIA.
NUNCA UNS LIVROS FORAM TAO UTEIS PARA MOSTRAR AO POVO QUE O QUE SOFREMOS HOJE SE DEVE AO PETISMO UMA SEITA DO MAL TRAVESTIDA DE PARTIDO POLITICO
POLIBIO SERA CONSIDERADO UM NOSTRADAMUS , POIS PROFETIZOU O MAL QUE A QUADRILHA PETISTA ESTARIA CAUSANDO, AGORA FATO E DESGRAÇÃ COMPROVADA
O PT SO POE A CULPA NOS OUTROS DE SEUS ERROS E CULPAS,NEM UMA MASSA DE CALAFETAR BOTOU EM ALGUMA COMPORTA CONTRA ENCHENTE.
PETISMO MANDOU EMBORA INDUSTRIAS GIGANTES QUE GERARIAM EMPREGOS E IMPOSTOS, E RECEBEU E ABRIGOU COM NOSSO NOME ASSASSINO CONDENADO INTERNACIONALMENTE.
SE O POVO VOTOU NO PETE PT MESMO, ENTAO MERECE COLHER O QUE COLHE HOJE, FRUTO DA IRRESPONSABILIDADE DE VOTAR EM BANDIDOS E QUADRILHAS PARA GOVERNAREM
PODE QUE O PERIODO PETISTA DESASTROSOI NAO FOI PELO VOTO E PODE SER POR CAUSA DAS URNAS TABAJARAS SEM COMPROVANTE , E ENTAO, O RS MERECE SIFU.
TARSO PETISTA ZUMBI RECEBEU EM PALACIO EM NOSSO NOME E COM NOSSO DINHEIRO BANDIDO ASSASSINO CONDENADO INTERNACIONALMENTE.
SE O RS VOTOU EM PETISTAS, E NÃO FOI ROUBO DE URNA QUE NEM AS URNAS DO BARROS, ENTÃO QUE O RS APENAS COLHE O QUE PLANTOU, MAS SE O POVO FOI ENGANADO COMO AECIO,BOLSONARO E SEM VOTO COMPROVADO A ELEIÇÃO FOI ENGEMBRAÇÃO, TEMOS QUE COBRAR DESSA GENTE, OU ENTÃO MERECEREMOS OS CASTIGOS DA OMISSÃO
FORA PT, CADEIA PARA LULA, E DESMONTE DE QUADRILHAS COMPROVADAS PELA LAVAJATO,
OBS.: ATE DEVOLVER DINHEIRO AOS LADRÕES PLANEJAM
O escritor e jornalista Franklin de Oliveira era nordestino, natural do Maranhão... morreu há mais de 20 anos.
Escreveu esse livro há mais de 60 anos atrás... o RS se tornou um "novo nordeste"?
Ainda não, mas se a exploração continuar, talvez consigam. O brazil está levando o RS à quebradeira, há muito tempo.
A solução é CAIR FORA dessa exploração... BASTA DE BRASÍLIA - www.osuleomeupais.org
A migração de gaúchos nem é recente
Exatamente, não é recente e o RS continua sendo um dos estados superavitários, com melhor qualidade de vida e que pagam as contas do brazil... por que será?
Dou uma dica: o problema é o brazil, não o RS.
O que precisamos é de um Bento Gonçalves ou de um Vargas. Pena que não existam mais líderes assim por aqui. Chegamos no fundo do poço quando o assunto é liderança política. Faz uns 40 anos que não temos um grande governador. Sempre é um fraco, ou então pior ainda, um mal intencionado.
O ERGS vai sair mais pobre e com menos gente, bem menos! 😞
Que os fracos, de fato, se retirem!
O livro do Franklin de Oliveira foi escrito em 1960 (há quase 70 anos) e o Bostil ainda não conseguiu transformar o RS num novo nordeste.
Muito da análise deste livro estava correta - já naquela época ele identificava que o modelo de industrialização do Juscelino Kubitschek (o "jênio" que construiu Brasília) beneficiava SP (e o sudeste em geral).
O que precisamos é de um Bento Gonçalves ou de um Vargas. Pena que não existam mais líderes assim por aqui. Chegamos no fundo do poço quando o assunto é liderança política. Faz uns 40 anos que não temos um grande governador. Sempre é um fraco, ou então pior ainda, um mal intencionado.
Os políticos do RS são infinitamente melhores (ou menos ruins) do que a média dos outros estados...os grandes ladrões e inúteis do congresso/senado não são (nem nunca foram do RS).
O problema é que são quase todos submissos aos interesses do esquemão de brasília... "QUAL A ALTERNATIVA AO RRF, CANDIDATO? -VAI DEPENDER DE QUEM GANHAR PRA PRESIDENTE, SABE COMO É..."
Precisamos é de um novo Bento Gonçalves... Vargas foi uma desgraça, aprofundou os velhos problemas. www.osuleomeupais.org
Um problema subjacente é que a gauchada não quer mais filhos. Se contenta com cachorros. Isso explica a baixa taxa de natalidade e a emasculação. O Leite que o diga!
O RS é o paraíso da burocracia burra. Exigências mil em todas as áreas (ambiental, prevenção de incêndio, ambiente de negócios, etc., etc., etc.). Quando comparamos com os outros estados com legislações mais flexíveis, dá uma inveja... Com certeza, isso contribui muito para o êxodo dos gaúchos mais empreendedores...
Seria ótimo se tu se mandasse daqui também seu lixo!
É simples. Os gauchos sao bem recebidos em outros estados, sao bem tratados, nao sao xingados. Mas, pessoas de outros estados sao mal recebidos no RGS, sao xingados, maltratados, agredidos, ofendidos. Gauchos que vivem em outros estados sabem claramente a diferenca. E isto reflete em tudo. A questao e comportamental.
Se toca seu arrogante , imbecil, cérebro de ervilha. Não fosse o Brasil você tava ainda embaixo da lama.
Mas tu realmente não vive sem o Políbio.. todos os dias aqui, querendo chamar a atenção dele... Vá procurar o que fazer.
Postar um comentário