Artigo, The Economist - Legado da Lava Jato: corrupção aumenta no Brasil pelas mãos do STF

Título original: "Corruption is surging across Latin America".

On january 31st José Dias Toffoli, a judge on Brazil’s Supreme Court, suspended the payment of a $2.6bn fine by Novonor, a construction firm better known by its former name, Odebrecht. The previous month he had suspended another fine imposed on j&f, which owns the world’s biggest meatpacking company, jbs. The companies had agreed to the fines as part of leniency agreements in which their executives admitted to bribing Brazilian officials. Mr Toffoli ruled that there was reasonable doubt about whether the agreements were signed voluntarily, and argued that the judge who administered the fines may have colluded with prosecutors.

The fines came after a series of Brazilian corruption investigations, the most famous of which, known as Lava Jato (Car Wash), started ten years ago this month. It was part of a wave of anti-corruption activity which swept Latin America in the 2010s. But Mr Toffoli’s decisions correspond with a new worsening of perceptions of corruption across the region. 

CLIQUE AQUI para ler no original.
CLIQUE AQUI para ler resumo da reportagem (material da Revista Oeste).

6 comentários:

xandao1533 disse...

Um judiciário corruPTo é o pior mal a uma democracia.
A ditadura do judiciário favorece corruPTos, assassinos e traficantes.
Quem gosta de democracia quer votar para juiz.
Diretas Já, para o judiciário!

Anônimo disse...

Mas que cosa, tchê.

A atual composição do STF é a mais maravilhosa, competente, idônea, e onesta e excrupulosa do paiz.

E o nosso Amado e Idolatrado Líder Janjo, o marido da Janja, u ómi mai onéstio e inocêntiu du praneta.

Além disso, ele é o maior estadista vivo do ocidente ocidental do mundo mundial. O mais cério candidato a um Prêmio Nobel da Pás.

Anônimo disse...



Enquanto isso, ontem dizia o R7, blog do multiempresário das lendas, ficções e fantasias do bispo Pedir MaisCedo:

"Alexandre de Moraes proíbe investigados por golpismo de participar de eventos militares.

A decisão atinge o ex-presidente Jair Bolsonaro e alguns de seus aliados".

- Nada em favor do Bozo e seu bando de idiotas. Mas o Xandão está com overdose de exagero de excesso de abuso de poder.

- E os cagões do Senado não tomam providências? Que merda !!!

Anônimo disse...

o ali baba' estar de volta acena do crime e vai te roba denovo

Anônimo disse...

Não tem nada disso não. Tem mais é que soltar mesmo o André do Rap, nosso irmãozinho. E devolver o helicóptero dele. E a turma do petrolão então ? Foram obrigados de forma truculenta e devolver 10% dos bilhões que roubaram. Ainda bem que justiça foi feita e todos já estão soltos. Mas falta devolver a grana e anular os acordos de confissão do roubo feitos "sob tortura". Cabe até um pedido de indenização bilionária, o que não seria nada mal. Serão gratos e generosos com certeza. Por ver a justiça ser feita. Ainda bem que a democracia voltou.

Anônimo disse...

A verdade é que Lula nunca foi "inocentado" pela Justiça. Para isso é necessária uma sentença de um Juiz ou Tribunal absolvendo, ou " inocentando " o réu. Dizendo com todas as letras que ele não cometeu os crimes de que foi acusado. Isso nunca aconteceu. Pelo contrário, ele foi condenado em 3 instâncias. Justiça Feral de Curitiba, Tribunal Regional Federal da Quarta Região e finalmente o Superior Tribunal de Justiça afirmaram que ele cometeu os crimes. Tempos depois o STF anulou o processo. Motivo ? O processo não deveria ter tramitado, ou "corrido" na origem na Vara de Curitiba. Deveria ter iniciado em uma Vara Federal de Brasília. Então isso não "inocenta" o réu, apenas determina que o processo volte ao começo. O processo até recomeçou mas logo foi arquivado. Por que ? Porque foi declarada a prescrição. O que é isso ? A prescrição da pretensão punitiva do Estado. Estou falando Grego ? Eu explico. No Brasil processos tem um prazo máximo de duração, se não chegar ao fim nesse tempo, seja para "inocentar" ou para condenar o réu, ele é arquivado. Foi o que aconteceu com Lula. Nunca foi inocentado. Nos EUA por exemplo, um crime não prescreve nunca. Se o alguém cometeu um estupro por exemplo, na década de 70, e hoje em 2024 for comprovado quem foi o estuprador, ele vai para a cadeia. Existe um filme excelente sobre isso, chamasse ZODIACO, de 2007, com o ator Mark Rufallo. Assassinatos cometidos nos anos 60 continuavam a ser investigados 30 anos depois. Bom, é isso,. Ele nunca foi inocentado. Aqueles crimes que a Justiça em 3 instâncias apontou, na linguagem popular " CADUCARAM ". É sempre bom estar bem informado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/