Mourão diz que não prega insurreição militar, mas defende ação contra atos ilegais do STF

O senador e general Hamilton Mourão, tirou nota, esta tarde, para explicar melhor o conteúdo da fala que fez ontem no Senado, saudada com entusiasmo pelos oposicionistas e com revolta pelo lulopetismo. Segundo estes, Mourão teria feito proseletismo em favor de um levante militar contra o STF, o MPF e a PF, tudo no caso das operações que resultaram em prisões e mandados de busca e apreensão contra políticos e militares ligados a Bolsonaro. 

Na nota, o senador confirmou suas declarações de que a situação institucional brasileira é anormal, mas que mesmo assim não é o caso de ruptura, o que não quer dizer que não seja necessário repudiar os acontecimentos de ontem. 

Sobre o apelo aos militares para que reajam, eis o que diz a nota da assessoria do senador:

- Quando afirmou que “os comandantes não podem se omitir perante a condução arbitrária de processos ilegais”, não incitou, e nem se referiu, a nenhum tipo de ruptura institucional ou golpe. A referência feita é relacionada a processos ilegais conduzidos em casos envolvendo militares da ativa e à necessidade de ação das Forças Armadas e da Justiça Militar, na instauração de inquéritos policiais militares (IPM) para a condução de investigações, em caso de militares da ativa supostamente envolvidos em irregularidades, no exercício de cargos e funções de natureza militar.

Ou seja, Mourão considera ilegais os atos autorizados por Moraes contra os generais e oficiais do Exército e da Marinha e quer reação dos militares.

CLIQUE AQUI para ler a nota.

49 comentários:

Anônimo disse...

https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/02/09/video-de-bolsonaro-veja-a-integra-da-reuniao-investigada-pela-pf-em-que-foram-discutidos-ataques-a-democracia.ghtml

Anônimo disse...

Falastrão vai cuidar dos problemas do teu estado o RS que te paga altos salários para legislar.

Anônimo disse...

Eu sei que não Senador. Mas apenas o fato de tu ter quer vir a público dar explicações sobre uma declaração tão cristalina já é prova do tempo de terror em que vivemos. Senador também teme a ditadura e teme ser preso sem motivo. Fazer o que ?

Anônimo disse...

Insurreiçao militar já foi tentada e devidamente abortada graças aos militares.

Anônimo disse...

O merda ficou com medinho de ser cassado?

Anônimo disse...


E diz o iG que...

"DENGUE 
Brasil deve ter 4,2 milhões de casos no ano, prevê Ministério"

- A culpa é do Bolsonaro que fez conchavo com El Niño, botou fogo na Amazônia e inundou o Rio Grande do Sul. Fascista! Homofóbico! Genocida!

- Mas o nosso Amado e Idolatrado Líder Janjo vai conversar com o Centrão e oferecer algum ministério ao Aedes Aegypti pra amenizar a crise. É por atitudes como essa que o Grande Timoneiro do Ocidente deveria merecer um Prêmio Nobel da Paz. 



Anônimo disse...

E ainda é burro. Justiça Militar julga militar que comete crime militar em serviço eminentemente militar. Crime de Militar da "ativa" que trabalha em função civil (CC) é julgado pela Justiça Comum.

Anônimo disse...

Onde esse sujeito reside oficialmente, RS ou RJ?

Anônimo disse...

Como todo brochonarista, fala idiotices e depois nega.

Anônimo disse...

Mudou o discurso ?Acovardou-se como todo bolsominion?

Anônimo disse...

Olha, eu não sabia que o Bolsonaro e Cia foram tão BURROS ao ponto de filmarem e gravarem uma reunião planejando um Golpe Militar. Essa notícia me impressionou, não acreditaria se não visse com meus próprios olhos, esperava mais astúcia deles. Pensam que são impunes?

Anônimo disse...

O q quer é a impunidade do corporativismo.

Anônimo disse...

Vai tomar no cu desse senador de merda.

Anônimo disse...

O senador não gostou quando o chamaram de paquita da ditadura...

Anônimo disse...

Esse Morão é melancia...ficou claro quando era vice-presidente da República...

Anônimo disse...

As Forças Armadas não irão se comprometer e/ou defender esses militares bolsominions nessa sujeira.

Anônimo disse...

O STF é aparelho petralha e faz parte do consórcio. Conversinha não adianta com esses espécimes. São escolados em GRAMCISMO .

Anônimo disse...

Quer dizer que o Mourão lançou nota para dizer que vai ficar piano.
Afinal todos sabemos o que o general de c na mão fez no verão passado.

Anônimo disse...

este massom de araque poderia ter cortado o mau pela raiz matando o golpe na casca

Anônimo disse...

que bolsonarto sofreu um golpe branco em 2022 nao resta nehuma duvida

Anônimo disse...

Apontado como “guru ideológico” do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e muitas vezes comparado ao brasileiro Olavo de Carvalho, com quem já se encontrou, Aleksandr Dugin tem ligações conhecidas com o Brasil. Mas um novo relatório da ONG britânica Centre for Information Resilience, a qual VEJA teve acesso com exclusividade, revela a extensão da rede de influência russa no meio acadêmico brasileiro.

Dugin também está ligado a vários acadêmicos da ESG, uma das principais universidades ligadas ao Ministério da Defesa e responsável pela formação de oficiais das Forças Armadas brasileiras. O ideólogo apareceu em eventos e em pelo menos uma publicação patrocinada pela instituição.

DEFESANET

https://www.defesanet.com.br/ghl/alexander-dugin-relatorio-revela-influencia-do-ideologo-de-putin-no-brasil/

Anônimo disse...

Afinou, né, tia ofélia!
Aproveite para ainda fazer ceninha porque o tempo da bravata acabou e as costas estão esfriando.

Anônimo disse...

SEM CHANCES Mourão, ex vice presidente, atual Senador pelo RJ (me enganei?). COMETERAM ERROS NO ÂMBITO CIVIL, não deveriam misturar CIVIL/MILITAR. Agora arquem com as consequências.

Anônimo disse...

'Quem define crime militar é o Supremo', diz novo presidente do STM:

Arthur Gandini

17 de março de 2023 - Consultor Jurídico

O Superior Tribunal Militar deve respeitar o entendimento do Supremo sobre a existência ou não de crime militar nos atos terroristas levados a cabo em Brasília em 8 de janeiro.

A opinião é do novo presidente do STM, tenente brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, que assume a liderança da Corte ainda em meio à repercussão dos atos antidemocráticos
"Cada caso é um caso. Em última instância, quem define se é crime militar ou não, havendo a dúvida, é o Supremo Tribunal Federal", afirmou Camelo em entrevista ao Anuário da Justiça Brasil 2023, publicação da ConJur que será lançada em maio.

O novo chefe do Corte Militar acredita que quem tiver cometido ato de vandalismo deve ser punido. "Se o militar esteve participando dessa baderna, desse vandalismo que aconteceu nos tribunais, no STF, no Congresso e no Palácio do Planalto, naturalmente esses militares estão cometendo um crime comum. É um crime contra o Poder Público. Pela Justiça Comum, certamente deverão ser condenados", defendeu.

Também deve caber ao STF decidir se é Justiça Militar ou a Justiça comum que possui competência para julgar crimes cometidos por militares em ações que não estão relacionadas de forma direta com a suas funções típicas (...)

Anônimo disse...

Esse General sem guerra, é o maior capacho dessa gente. Era humilhado diariamente por Bozo e seus amigos Generais de pijama e agora vem novamente lamber as bolas deles. As Forças Armadas hoje, é o maior gasto desnecessário da República!!!!

Anônimo disse...


Diz o Diário do Poder

"Valdemar continua preso após audiência de custódia.
O ministro Alexandre de Moraes não converteu a prisão em flagrante de Valdemar Costa Neto em preventiva"

- Valdemar Costa Neto é um político que trabalha. Desde o tempo do Mensalão, ele está em todas as maracutaias. Ele honra e dignifica a classe política.

Anônimo disse...

Tem que ser cassado, pois é um inimigo da democracia.

Anônimo disse...

FOI SÓ DEPUTADOS DE ESQUERDA PEDIREM A CASSAÇÃO DO MANDATO DELE, E PRISÃO, QUE O PAQUITA DA DITADURA JÁ ARREGOU.

Anônimo disse...

Vai desmaiar também?
A valentia não durou nem 1 dia!

Anônimo disse...

A covardia é a característica indelével dessa criatura

Anônimo disse...

Vou repetir o que disse aqui antes das eleições: "Bota na conta do Guedes quando perder"

Se não tivesse esfolado o povo nas reformas Trabalhista e da Previdencia o Bolsonaro estava ai. Não teria sido necessário apelar e cair na ilegalidade.

Desejo a todos naquela mesa que foi mostrada a gravação, no planejamento do golpe, uma boa e longa prisão pelas ilegalidades que fizeram e tentaram no desespero de ver que perderiam as eleições.

E para o pessoal com cegueira e politicos oportunistas... mimimi não vai apagar as provas e nem mudar os julgamentos no STF.

A cadeia é certa para quem se desvia das leis.

Anônimo disse...

O manchão tirou o dele da reta . E aquele que joga a pedra e esconde a mào .

Anônimo disse...

Isso não é um recuo. São as tais aproximações sucessivas, já mencionadas pela paquita da ditadura.

Anônimo disse...

Você é a vergonha da sua família mantenha-se na sua enorme insignificância

Anônimo disse...

Se o Mourão não for explicitamente claro quanto a solução sugerida, estimulará a criatividade e as fantasias do povo brasileiro, dando margem a inúmeros sonhos e inúmeras interpretações, inclusive de insurreições...

Percebam que os discursos sem foco nítido do Bolsonaro após a derrota nas eleições, acabou por estimular a criatividade do mesmo povo que foi preso com as manifestações em Brasília.

Anônimo disse...

Mais 10 real na conta do MAV das 19:29.

Anônimo disse...

O petralha as 19:32. Mais 10 real pela postagem

Anônimo disse...

19:42 é o MAV dos 10 reais. A reunião mostra exatamente o contrário. Mas ele está preocupado só com os 10 real. Kkkkkkkkk

Anônimo disse...

21:07. Mais 10 real da conta do petralha. Pago com dinheiro roubado.

Anônimo disse...

21:08 é o mav 10 real. Meu Deus ! 20 real em dois minutos !

Anônimo disse...

Caraca ! 21:09 ele de novo ! Mais 10 real. Agora é um por minuto. Kkkkkkk

Anônimo disse...

21:10 é o 10 real de novo !

Anônimo disse...

Bom, o petralha (21:12) agora pulou um minuto. Vai ver foi mijar. Mesmo assim mais 10 real.

Anônimo disse...

Economicamente falando, o brasil já desceu ladeira abaixo. Muita loja fechando

Anônimo disse...

Agora é tarde.....Inês é morta.......

Jorge santos disse...

Pois eu não tenho medo de lula ladrão cachaceiro..seboso e da sua turma de mequetrefe e nem desse babaca desse alexandre bosta..revolução imediata para conter esse bando de filhos da puta ligados a esse velho nojento chamado lula...morreu 750 mil pessoas de covid e essa bosta continua vivo.

Lu Piçol disse...

Fora, Mourão cagão !!!

Anônimo disse...

A situação do Brasil é complicadíssima por causa dos traidores que agem contra o Brasil, contra os brasileiros, tudo por causa da Empresa-Governo maçônico da gangue criminosa de personagens bandidos com sua organização terrorista das falsas bandeiras do Israel britânico.


https://canaldanielsimoes.blogspot.com/2019/11/a-republica-federativa-do-brasil-e-uma.html


https://bibliotecapleyades.net/sociopolitica2/esp_sociopol_committee300_15.htm


https://stateofthenation.co/?p=191525

Anônimo disse...

Recuou… cagão

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/