Artigo, Percival Puggina - “Ensaio sobre a cegueira” ... que a vaidade causa

- Percival Puggina é editor do Blog do Puggina.

Tomo emprestado, em parte, o título do livro de Saramago para humildemente escrever estas breves reflexões sobre a vaidade e suas consequências entre nós.

Os piores produtos da vaidade, esse pecado preferido do diabo, vêm quando ausentes as virtudes que a poderiam conter. Aí a coisa fica feia, muito feia. É normal que integrar um colegiado supostamente formado por pessoas sábias afague o amor próprio e faça a vaidade se manifestar. A efetiva sabedoria, porém, coloca a pessoa diante do espelho de todo dia, olhos nos próprios olhos e deles a vaidade recebe o pedagógico corretivo. Por vezes, esse colegiado concentra poderes e a tensão moral aumenta porque a vaidade reforça e irriga suas raízes.

A umas poucas pessoas é dado tudo isso e o poder que ocupam está na posição suprema da pirâmide judicial.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

É o velho ditado "macaco, olhe o teu rabo"! No STF os rabos são tantos que se entrelaçam, e uma vez entrelaçados aproveitam para gozar e se não der certo fazem uma consulta urgente com o taradão João de Deus, guru do Barroso, que demonstra na prática o que fazer para acalmar os rabos aflitos!

Anônimo disse...

A GRANDE PERGUNTA, CARO PUGGINA: quem dá guarida ao Xandao? Ele há 3 anos era um ninguém . Foi promotor, advogado e entra na política com TEMER . Decorre sua nomeação ao STF . Em pouco tempo vira dono do tribunal, depois imperador romano do Brasil. Todos os pares ( alguns aderentes) os outros quietos por medo? De quem? Jabuti nunca subiu em árvore. Fica o questionamento, quem lhe dá sustentabilidade para tamanha arrogância?

Anônimo disse...

***************************************************
SERÁ QUE AS FFAA NÃO ESTÃO VENDO ?
POVO TOMANDO SOL/CHUVA NA FRENTE DE QUARTEL;
CAMINHONEIRO APANHANDO DA POLÍCIA NAS ESTRADAS;
SEM TERRA JÁ INVADINDO PROPRIEDADES E SEM MEDO;
JUDICIÁRIO CALANDO/CAÇANDO A VOZ DAS PESSOAS;
JUDICIÁRIO IMPEDINDO ATOS/DECRETOS DO PRESIDENTE;
ELEIÇÃO ROUBADA E POVO RIDICULARIZADO PELA ESQUERDA;
TRAFICANTES RECEBENDO TREINAMENTO DE GUERRILHA;
GENTE IDOSA INFARTANDO E ADOECENDO PELA POLÍTICA;
BRASIL JÁ SENDO $AQUEADO POR QUEM "PRETENDE" TOMAR POSSE;
PAÍS JÁ A BEIRA DA GUERRA CIVIL !!!
*****************************************************

Anônimo disse...

Por causa de um bom rabo o lagartixo perdeu a cabeça, ao correr atrás de uma rabuda lagartixa que correu passando uma faixa a qual o lagartixo ao tentar ultrapassar, teve sua cabeça decepada pelos pneus de um caminhão!
Este infeliz lagartixo lembra o charlatão João de Deus, que com a desculpinha fuleca de "SER GURU" papou muita gente tendo muitos clientes do STF, inclusive Barroso seu fiel paciente!

Anônimo disse...

BOLSONARO, SE NÃO TOMAR ATITUDE COM SUA CANETA BIC,
VAI PASSAR PARA A HISTÓRIA COMO O PRESIDENTE MAIS
BUNDÃO E COVARDE QUE JÁ EXISTIU NO PAÍS !
VAI SUPERAR, EM MÁ FAMA, ATÉ O JÂNIO QUADROS ...
SE ELE CONTINUAR PENSANDO SOMENTE NA FAMÍLIA
DELE E COM MEDO DA REPRESÁLIA DO PCC ... BABAU !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/