Artigo, Ismael Almeida - O petróleo é deles. A conta é nossa.

Desde a criação da Petrobrás em 1953, inaugurada sob o mote “O petróleo é nosso”, que o Brasil sonha com a autossuficiência na produção de combustíveis. 

(...)

Poucas empresas toparam enfrentar essa concorrência direta com uma empresa onde a União é a acionista majoritária com 50,3% das ações ordinárias com direito a voto.

 No entanto, essa maioria controlada pelo Governo não impede que a atuação da Petrobrás continue sendo pautada pelos interesses dos acionistas privados, que visam apenas o lucro, ignorando o fato de que a estatal também tem um objeto social.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

A Petrobrás é uma grande arrecadadora de tributos. O que ninguém fala, é que graças ao aumento estratosférico do petróleo, o ICMs dos estados permitiu que estes colocassem suas folhas de pagamento em dia. Na real, nenhum funcionário público pagou pela pandemia, e todos eles tiveram suas folhas garantidas pelo aumento de arrecadação. Quem se fode sempre é o privado neste país. Que não se ignore também, que a fatia maior dos dividendos vais para o maior acionista. E viva a churumela.

João Alves disse...

Ou o Brasil se livra desse câncer que é a Petrobras ou essa empresa de ladrões e sem-vergonhas vai terminar deixando o país na merda ! A única questão que ainda deixa dúvidas para responder é uma só, qual seja, a de quem é pior, a Petrobras ou o STF ? A pergunta perde o sentido apenas quando se analisa que o STF, neste ponto, é deveras 1000 vezes pior, embora com muitos menos moleques e sem-vergonhas que a Petrobras, dado os milhares da empresa ! O Petróleo é justamente desses canalhas e, o povo, assim como paga para a boa vida dos moleques preguiçosos do STF, também paga e sustenta todos os ladrões e corruptos da Petrobras, aposentados ou não ! Até os rombos deixados pelo PT em razão dos seus roubos nos Fundos de Pensões de todas as empresas estatais, quem vai terminar por pagar mesmo será o povo, ou seja, é só aguardar que os safados do STF assim decidam ! Aguardem !

Anônimo disse...

O petróleo é do PT.A conta é nossa.Estes bandidos roubaram tudo o que deu da Petrobras e a conta ficou para o zé povo,o mesmo povinho que quer botar o ladrão de novo no mesmo lugar dos crimes. Absurdo

Anônimo disse...

Os petroleiros petralhas sequestraram a empresa pra eles. O PETRÓLEO É DELES. Câncer do Brasil. A conta é nossa. Quem leu Raymundo Faoro - os donos do poder - sabe TUDO.

Mauro Moreira disse...

Não só dos acionistas. Para sermos coerentes, também dos marajás da FUP e CUT que dominam os quadros de funcionários da empresa. Salários astronômicos.

Anônimo disse...

16:48, não sei de qual estado você é, mas no estado de São Paulo o Agripino Doria, na pandemia, voltou a descontar previdência dos aposentados, a fundo perdido, e tem gente pagando até 700 reais por mês.
Mas felizmente ele voltou para a privada, de onde nunca deveria ter saído, diga-se.

Anônimo disse...

No referido artigo, no meu ver, deveria explicar o que é uma sociedade de economia mista. Que realmente o principal acionista da Petrobras é a União, de modo que um bom desempenho da companhia é revertido em recursos para o próprio governo. Sim meus queridos, essa parte da história que é pouco divulgada. Mas quem tem dinheiro na bolsa sabe muito bem, a União recebe dividendos da sua parte na divisão de lucros. A Petrobras também paga ao governo impostos federais como o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). O grande problema de fato é o grande aumento da inflação gerada pelo aumentos dos combustíveis que come os rendimentos da União e aumenta a divida pública. O Governo desde que assumiu falava em privatizar e não fez. Estamos no ultimo ano de governo e a conta chegou com inflação de mais de 10%a.a embutida.

Anônimo disse...

O MEC também é um dos ministérios mais aparelhados pelos petistas. Desde que o Lula assumiu em 2003 o MEC vem sendo aparelhado e destruindo sistematicamente a educação no Brasil. O primeiro ministro de educação da era lulista foi aquele que abria a boca só para falar de educação, o Cristovam Buarque. Ele destruiu o provão que deixou de existir em 2004. Seguiram-se Tarso, Gemro, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, Paim, Cid Gomes. A educação no Brasil foi ladeira abaixo.
O Bolsonaro e seus ministros não tem nada a ver com corrupção e o desastre da educação no Brasil. Tem que fechar o MEC e recomeçar do zero.

Anônimo disse...

E o Conselho Fiscal daquela naba… fazia mesmo o quê ????

Anônimo disse...

Um sem virtude acaba por ser escravo ,não importa a cor da pele!!!

Anônimo disse...

Leia o jornal 149 do sindimetro rs !!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/